Translate

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Sessão de elevação na A.'.R.'.L.'.S.'. Lótus Branco 4191



O Venerável Mestre Roberto Martello presidiu a sessão de elevação à Companheiros dos Aprendizes João Carlos Martins da Silva Braga e Ogelson Dias da Fonseca.



Sessão esta que contou com a presença do Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas da 1ª Macro Região, Antonio Carlos Rossetti (Kaká) e do Coordenador da 11ª Regional - 1ª Macro , Natanael Vicente Costa,  bem como do Venerável Mestre da ARLS Prometheus 638.


Fotos e texto oriundos do Irmão Gilvécio Arruda e revista Somos.


2016 um ano de muitas novidades no Rito Brasileiro.





quarta-feira, 18 de maio de 2016

ARLS Templários do Piratini realiza sessão Magna em homenagem ao dia das Mães

A Loja Templários do Piratini nº 4395 do oriente de Imbé, a mais novel Loja do Rito Brasileiro no litoral Gaúcho, fez sua primeira sessão magna pública em homenagem ao dia das Mães.

O Venerável Mestre Ricardo Paim, presidiu a sessão magna,

que durante a ordem do dia recebeu as nossas cunhadas e demais familiares.

Após a sessão a Loja ofertou um magnifico jantar que além do churrasco,

teve outras maravilhosas guloseimas preparadas como muito carinho pelo mestre de banquete

Este é um momento mágico, aonde todos os Irmãos podem confraternizar.

Com a presença de seus familiares e principalmente com a presença de nossas cunhadas.



Fotos de Anselmo Lanzarini, texto de Eduardo Lecey.


Em breve mais novidades no Rito Brasileiro


Aguardem!!!





Amaparo Santa Cruz recebe doação de cobertores


Com a chegada de mais um inverno rigoroso, nada melhor que o nosso Amparo Santa Cruz receber uma doação de 31 cobertores para ser usado pelos idosos que lá moram.

 O nosso Irmão Carlos Eduardo Goulart, membro da Confraria Guardiões da Arca em companhia do nosso Irmão Anselmo Lanzarini, realizaram a entrega da doação que conseguiram junto ao Hotel Expresso - Aeroporto de 31 cobertores.

Com certeza o inverno será bem mais quente aos moradores do Amparo Santa Cruz neste ano, pois com esta primeira doação realizada por esta empresa a metade dos idosos ganharam mais um cobertor.


Agora é continuar a garimpar mais doadores, para que o Padre José possa entregar pelo menos mais um cobertor a todos os moradores desta instituição.

Parabéns a todos que sempre colaboram de alguma maneira com o Amparo Santa Cruz e em breve estaremos realizando uma feijoada em prol desta instituição.


Esta e outras atividades é o que nos incentivam a trabalharmos ainda mais pela confraria filantrópica e desta feita lapidar um pouco mais a nossa pedra bruta.


Fotos de Carlos Eduardo e Anselmo Lanzarini , texto de Eduardo Lecey



 Muitas novidades pela frente para os membros do Rito Brasileiro em breve ,
Collegia Frabrorum vem aí...

terça-feira, 17 de maio de 2016

Loja Heráclito Victória Nº 3168 em Sessão Magna Pública Alusiva ao Dia das Mães

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Heráclito Victória Nº 3168, na tarde de sábado, dia 14 de Maio de 2016, sob o comando do Venerável Mestre, Irmão Sandro Da Cruz abriu seus trabalhos em Sessão Magna Pública, alusiva ao Dia da Mães.


















Estavam presentes o Venerável Mestre Luiz Paulo Cavalli, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Saint Germain Nº 3208 (Rito Adonhiramita- oriente de Caxias do Sul) e, também o renomado Frei Capuchinho Jaime Bettega, professor universitário, administrador de empresas e gestor do Projeto Mão Amiga





Após a abertura dos trabalhos, o ilustre Frei Jaime Bettega, proferiu uma emocionante palestra a todos Irmãos e convidados presentes.
Após a palestra, os trabalhos da emocionante sessão prosseguiram, onde todos os Irmãos puderam render especial homenagem às mães presentes e ausentes e, a justa homenagem à Sra. Regina Beatriz Baungarten Costamilan, a veneranda senhora homenageada.
Após a brilhante e emocionante sessão, todos os convidados e Irmãos tomaram parte de um coquetel onde congraçaram no salão de banquetes do Templo José Bonifácio de Andrada e Silva.

Fotos/Matéria:  Augusta e Respeitável Loja Simbólica Heráclito Victória Nº 3168



segunda-feira, 16 de maio de 2016

As Lojas St. Paul nº e A Coroa nº 26 são as novas Lojas de Nauta do Brasil


Ocorreu no dia 07 de maio a fundação da Loja Saint Paul nº 27 da Antiga e Honrosa Fraternidade de Nautas da Arca Real do Brasil – GOB. Neste mesmo dia também ocorreu a fundação da Loja A Coroa nº 26.



Como já é de conhecimento de uma grande parte dos Irmãos, as Ordens de Aperfeiçoamento Maçônico, compostas das seguintes Ordens estabelecidas, regulares e reconhecidas no mundo Inteiro, estão em pleno desenvolvimento no Brasil, e são elas:
  • Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil;
  • Antiga e Honrosa Fraternidade de Nautas da Arca Real do Brasil;
  • Supremo Grande Capítulo de Maçons do Arco Real do Brasil;
  • Grande Priorado do Brasil
  • Ordem dos Cavaleiros Templários,
  • Ordem dos Cavaleiros de Malta.


 

O mestre Instalado Ernesto Lecey recebendo o seu avental do Eminente Irmão Grão Mestre Adjunto Manoel Leite

O nosso Irmão Osvaldo Souza recebendo o seu avental do Grão Mestre Irmão Fernando Gomes, acompanhado do Irmão Adilson Pascoal Presidente do conselho do grau de Nauta na Grande Loja.

Assim como o nosso irmão mestre instalado em Nauta o Irmão Eduardo Lecey também recebeu do Soberano Grão Mestre da Grande Loja e do presidente do conselho do grau de Nauta.

Por este motivo, um grupo de Irmãos do Rito Brasileiro participou da fundação de duas Lojas no oriente de Porto Alegre, uma trabalhando no grau do Mestre Maçom da Marca e outra em Nauta.

Esse grau é um dos mais lindos e ricos em instruções, talvez por isso, estimulou a Grande Loja de Mestres Maçons da Marca a tomar a ação decisiva de colocar esse Grau/Ordem sob sua proteção.

A Elevação, nesse grau comemora a providência e misericórdia de Deus e relata a lenda do dilúvio. Referência tomada diretamente do volume das Sagradas Escrituras.

Se por um lado o grau da Marca é conhecido como o Grau da Amizade, Nautas da Arca Real é sem sombra de dúvida, o Grau do Amor Fraternal.

Para você ser elevado nesse Grau é necessário ter sido Avançado no Grau da Marca.

A Loja St. Paul tem como Venerável Comandante "Noé" o Irmão Eduardo Lecey, primeiro vigilante "Jafé", o Irmão Ernesto Lecey e o segundo vigilante "Sem" o Irmão Osvaldo Souza.

Quanto a Loja A Coroa a sua administração ficou com os Irmãos Marco Barcelos "Noé", Daniel Eslabão "Jafé" e Victor Herborn "Sem".

No final da sessão de fundação, o Eminente Irmão Fabrizio Bon Vecchio, recebeu a comenda Honoris Labor  pelos trabalhos realizados no Estado da Grande Loja de Mestre Maçom de Marca.

Fotos de Eduardo Lecey e Marco Barcelos,
texto de Eduardo Lecey e site universo maçônico

Irmãos do Rito Brasileiro colaboram com grande festa da ONG Despertar do Bem

A 1ª Bierfest da ONG Despertar do Bem foi um grande sucesso!

E diversos Irmãos praticantes do Rito Brasileiro trabalharam nos últimos 6 meses no planejamento desta grande festa filantrópica.

Tanto no planejamento, na preparação do salão, na confecção dos alimentos especiais para esta noite.

 

Salão que ficou pequeno para as 244 pessoas que compraram seus ingressos e colaboraram de alguma maneira para as futuras atividades do segundo semestre desta ONG.

O evento contou também com diversos outros Irmãos, como por exemplo os Irmãos da Loja Progresso da Humanidade. 

Que sempre apoiaram eventos filantrópicos que membros da Loja Guardiões da Arca estejam participando.

Assim como candidatos a nossa Loja Guardiões da Arca que lá estiveram para prestigiar as atividades da ONG Despertar do Bem.

Como nos foi ensinado, praticar a filantropia faz parte da maçonaria. Felizmente as Lojas do Rito Brasileiro assim o fazem, pois seus decanos no R.'.S.'. sempre apoiaram este tipo de atividade. 

 Foi um momento de rever Irmãos de outras Lojas do Rito Brasileiro.

Bem como de Irmãos de outras Lojas

E logicamente agradecer ao S.'.A.'.D.'.U.'. pelo belo evento e assim comemorarmos mais esta conquista.

Todos os convidados tiveram a sua disposição bebidas e alimentos a vontade, sendo que foi consumido no Bierfest mais de 500 litros de chope.

Os Irmãos e Cunhadas que lá estiveram foram colaboradores e ajudaram a servir os alimentos e bebidas.

A grande maioria trabalhando a volta churrasqueira

Assando e preparando os mais de 1.000 espetinhos servidos.

Entre salgados e de frutas que as cunhadas preparam com muito carinho.

Bem como as equipes da copa de e manutenção. 

A primeira das três atrações da noite, a banda de pagode do Alo Confraria VIII foi quem subiu ao palco alegrando a todos com o seu ritmo.

Logo a seguir tivemos a apresentação do show do cantor Will Pedra, o qual contagiou todos os jovens com a sua música e alegria

Antes de iniciar a terceira atração da noite, foi realizado diversos sorteios de brindes aos presentes nesta noite tão especial.

E após os sorteios entra a dupla de cantores tradicionais da noite de Porto Alegre o "Pelado e o Jô" o qual como sempre tocaram por mais de três horas para o deleite dos que lá estiveram para dançar e escutar uma boa música.

Até o apresentador Bibo Nunes por lá esteve para comprovar o sucesso de nossa Bierfest.


Basta ver o sorriso dos que lá estavam, pois todo evento que se apoia na fraternidade humana tem como base a alegria e o bom humor.

Sorrisos que trazem esperança a muitos outros seres humanos



Que neste momento estão precisando de nosso apoio.

Enfim podemos afirmar, parabéns a Nathaniele Engel presidente desta ONG e a todos os seus colaboradores pelo sucesso deste evento.

Que venha 2017 de uma vez, pois lá teremos a nossa 2ª Bierfest e com toda certeza contaremos com a sua ajuda.




Fotos do Facebook da ONG despertar do Bem e texto de Eduardo Lecey