Translate

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

MAÇONARIA SUL-AMERICANA EM NOITE DE INTENSA ATIVIDADE.

27.08.2020 foi marcado por uma noite de muita união e confraternizações dos maçons Sul Americanos. Foram duas lives que somente em sala de zoom integraram praticamente 1.000 Irmãos.

Tradição com evolução, já falava o saudoso irmão Alvaro Palmeira e estamos justamente neste novo período onde as fronteiras foram superadas, as distâncias acabaram e a maçonaria se fortalece cada vez mais e mais. Graças a diferença de fuso horário os irmãos também puderam participar das duas lives. 

A primeira foi  a Web meeting internacional inter-lojas, que teve como anfitrião o GOB através das lojas Estrella Rio Verdense nº 1139, Jerusalém 3807 e Fraternidade Acadêmica Liberdade de Pensar 3280. com o apoio da Secretaria Geral de Relações maçônicas exteriores do GOB, com transmissões pela TV GOB, Rede colmeia e Facebook.

Tivemos a brilhante apresentação do secretário geral de relações internacionais do GOB irmão Lucas Galdeano, como a palestra de abertura.

Em seguida a apresentação do Soberano Grão Mestre do GOB irmão Múcio Bonifácio Guimarães, onde todos recordamos através dos vídeos o trabalho que o nosso pacificador vem realizando.


A segunda live foi o 1º Encontro Internacional Maçônico de integração, organizado pela Grande Loja da Bolívia e Confederação Maçônica Interamericana, com a presença do presidente José Crespo.

Tivemos uma brilhante palestra a respeito da família.

Essa é a ordem maçônica, "ROMPENDO FRONTEIRAS, IRMANANDO LOJAS, CONSTRUINDO PONTES DE FRATERNIDADE".

O COVID 19, nos afastou do trabalho presencial e em compensação nos aproximou muito mais.

Parabéns aos organizadores e quando falamos em família lembramos da Ordem da Estrela do Oriente, local onde a família trabalha unida. 

Texto Evandro Lecey.
Imagens internet

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

NOITE ROBERT MORRIS EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA

A noite de 27.08.2020 foi motivo de muita alegria para a Ordem da Estrela do Oriente, aconteceu a vídeo reunião do Capitulo Aurora Conquistense, de Vitória da Conquista - Bahia

A digna Matriarca Karla Larissa, deu as boas vindas para todos os irmãos presentes nesta noite e para marcar as atividades do mês Robert Morris, estava programado a palestra do irmão Tarsis Valentim Pinchemel, com o tema "Conhecendo nosso fundador".

Autoridades da Estrela do Oriente Presentes:
Barbara Judith Fenner
Chairman dos Deputados Brasil, Deputada da MWGM para as regiões Centro Oeste, Sudeste 1 e Bahia. No uso da palavra, parabenizou a todos pela noite e que seguimos firmes o trabalho.

Maria Eliza Manfré
Deputada MWGM para a região Sul
Parabenizou o irmão Tarsis, falou da sua alegria em poder assistir as lives, ver os irmãos estudando a fundo a nossa ordem, comentou a respeito das trienais, foi uma noite de muitas alegrias.

Evandro Lecey
Deputado MWGP para a região Centro Oeste e Paraguay
Agradeceu a oportunidade em poder estar esta noite com vocês, parabenizou o irmão Tarsis, lembrou a  Digna Matriarca Karla, que existia um desafio vencido e um em aberto, que o momento esta chegando do nosso Pentatlo (desafio) Robert Morris, que devido a pandemia a caminhada pode ser em casa mesmo.
Foi uma noite de muitas alegrias para todos os irmãos e irmãs praticantes da Estrela do Oriente, nada como ver a família reunida nesta noite na Bahia de todos os santos. 
Texto Evandro Lecey
Imagens Eduardo Lecey

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

IRMÃO ZANINI RECEBE A MEDALHA DO PACIFICADOR




Nosso Irmão Sérgio Eduardo Mesquita Zanini, Venerável Mestre da ARLS Bento Gonçalves  2450,  do Oriente de Santigo,  que é Tenente Coronel  na 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, recebeu  no dia 25.08.2020 DIA DO SOLDADO e do PATRONO do Exercito Brasileiro Irmão Duque de Caxias, a medalha do Pacificador Caxias.



O Irmão Zanini se fez acompanhado da cunhada Eni Caetano Zanini.


PARABÉNS MEU IRMÃO .
VIVA DUQUE DE CAXIAS 
O PACIFICADOR SUL-AMERICANO!
VIVA TEN. CEL ZANINI 
O PACIFICADOR SUL-RIOGRANDENSE! 
SALVE 25 DE AGOSTO!


Texto Evandro Lecey

terça-feira, 25 de agosto de 2020

CONVITE PARA SESSÃO MAGNA NA ARLS GUARDIÕES DA ARCA Nº 4348

A Loja Guardiões da Arca nº 4348, praticante do Rito Brasileiro no Grande Oriente do Brasil no oriente de Porto Alegre, em sua última sessão do dia 24 de agosto, aprovou a colação do grau de Mestre Maçom (Exaltação) para o próximo dia 31 de agosto.

Os Irmãos Tiago Vieira Rafael Portella e Mauricio de Andrade foram aprovados e o Venerável Mestre Interino José Leonel do Canto Alves, aproveita esta oportunidade para convidar aos Irmãos Mestres Maçons de potências regulares e reconhecidas para participarem da Câmara do Meio.

Teremos o limite máximo de 40 Irmãos em Loja devido ao PPCI, decretos Nacional, Estadual, Municipal referente ao COVID e regras estabelecidas pelo Grande Oriente do Brasil, portanto confirme sua presença antecipadamente.

Imagens e Texto de Eduardo Lecey

GOB - RIO GRANDE DO NORTE 51 ANOS

Quando na noite de 25 de Agosto de 1969 os irmãos se reuniram no Templo da Gr.´. Ben.´. e  Gr.´. Benf.´. Loj.´. Simb.´. 21 de Março  no Oriente de Natal, para analisar a proposta de fundação do  Grande Oriente Estadual do Rio Grande do Norte (GOERN), não imaginariam que 51 anos depois estaríamos comemorando o aniversário do GOB-RN,  por transmissão de vídeo para o Brasil e o mundo.
Os trabalhos foram abertos pelo Grão Mestre Geral Múcio Bonifácio Guimarães, que fez a saudação as autoridades presentes e em seguida passou a palavra para o Eminente Grão Mestre Estadual do GOBRN José Heldison de Aquino, o qual apresentou o nosso palestrante da noite.
O irmão Josivan Dantas, abrilhantou nossa vídeo comemorativa com o tema "Arte Maçônica".
Destacamos a presença nesta noite das seguintes autoridades:
Múcio Bonifácio Guimarães
Soberano Grão Mestre Geral do GOB
Ademir Cândido da Silva
Sapientíssimo Grão Meste Geral Adjunto do GOB
Carlos Teixeira Filho
Sapientíssimo Presidente da SAFL
Ricardo Carvalho 
Grão Mestre de Honra do GOB
José Ozair Filho
Grão Mestre do GORN/COMAB

GRÃO MESTRE ESTADUAIS

José Heldison Aquino
GOB - Rio Grande do Norte
Celestino Junior
GOB - Mato Grosso do Sul
Fernando Pereira
GOB - Pernambuco 
Ediberto Pereira
GOB - Pará

Luis Mario Luchetta
GOB - Paraná
Gerson Magdaleno
GOB - São Paulo

Clescio Galvão
GOB - Minas Gerais
Luciano Sepulveda
GOB - Bahia

Otacilio Almeida Filho 
GOB - PB

Deusdedite Filho
Presidente da PAEL - RN
Arlindo Chapetta
Secretario Geral de Comunicação do GOB

Fernando Colaciopo
Secretario Geral Adjunto GOB

Paulo Monteverde
Secretario Adjunto de Relações Exterior

Evandro Lecey
Assessor Especial de Gabinete do Grão Mestre Geral
ArquiARIano Bites Leão
Deputado Federal

Entidades Paramaçônicas
Jussane Guimarães
Presidente Nacional da FRAFEM
Janete Maria Correia
Presidente Estadual da FRAFEM RN
Regina Luchetta
Presidente Estadual da FRAFEM PR
Giselma
Presidente Estadual da FRAFEM SE

Helena 
Presidente Estadual da FRAFEM PB
Ordem da Estrela do Oriente
Deputado do MWGP
Eduardo Lecey
Delegado Patriarcal  do SUPRAB RS
VIVA O GOB RIO GRANDE DO NORTE!


Texto Evandro Lecey
Imagens Evandro LEcey, Fernando Colacioppo, internet