Translate

sábado, 24 de setembro de 2022

GLMEES REALIZA CONFERÊNCIA DE GRÃO MESTRES DA CMSB

Na sexta-feira dia 23 de setembro 2022, aconteceu no hotel Golden Tulip Vitória, conferência de Grão Mestres da CMSB, reunião esta que estava a cargo da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, que tem como Grão Mestre o Irmão Walter Alves Noronha. 

Pela manhã muitos temas foram debatidos, e feita a prestação dos temas aprovados durante a conferência de Santa Catarina, assuntos estes que depois os Grão Mestres, estarão levando aos Irmãos da sua jurisdição. 

Ao meio dia foi ofertado almoço pelo anfitrião e às 14 horas foi dado continuação da conferência.

Ocasião em que o Grão Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai (GLSPY), concedeu entrevista a respeito da participação da sua comitiva neste importante evento, presente também representante da GLNF. 

A noite já na sede da GLMEES, o Grão Mestre Walter Noronha, juntamente com o Irmão Valdir Massucatti, recepcionou a todos os convidados para um jantar. 

Nesta ocasião revemos nosso  Colega e Amigo de longa data,  Irmão Aldo Alves Gonçalves, Grande Secretário de Relações Interiores.

Nosso Irmão Walter Noronha, concedeu a entrega de diplomas aos Grão Mestres presentes e convidados especiais.


Parabéns GLMEES.

Texto e imagens Evandro Lecey.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

CONVITE PARA SESSÃO DE ESTUDOS COM O TEMA DIA DA IDENTIDADE GAUCHESCA


Será neste sábado dia 24 de setembro às 09h30min, na sede do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul, na Rua Dezessete de junho nº 436, no oriente de Porto Alegre, a sessão de estudos da A.R.L.S. Salvador Allende nº 4657. 

A Loja é praticante do Rito Moderno ou Francês no Grande Oriente do Brasil, e sempre mantém em seus temas de estudos, assuntos que possam gerar um amplo debate filosófico, sendo que esta feita, abordará o tema da "Identidade Gauchesca", através do trabalho que será apresentada pelo nosso Irmão Mestre Maçom, André Luiz Camargo de Lima, especialista em história e cultura Afro Brasileira,  com o título "A invisibilidade do Negro nos Relatos da Guerra Farrapo".

Imagens da ARLS Salvador Allende 

e texto de Eduardo Lecey.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

CONFIRMADA A CERIMÔNIA DE EXALTAÇÃO DOS NOVOS COMPANHEIROS DO ARCO REAL

Na reunião administrativa realizada na noite de 21 de setembro, através da plataforma Zoom, o Primeiro Principal Companheiro Eduardo Lecey, confirmou que cerimônia de exaltação dos 18 novos Companheiros do Sagrado Arco Real, será realizada no próximo dia 06 de outubro às 20 horas.

Nesta data  foi comunicado pela administração do Capítulo do Sagrado Arco Real Guardiões da Arca nº 96, que as autorizações para esta cerimônia já estão aprovadas pelo Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Arco Real do Brasil, bem como os demais trâmites necessários, e logo após a cerimônia teremos o nosso tradicional ágape fraternal.

A cerimônia de exaltação irá contar com a presença do Mui Excelentíssimo Companheiro Lucas Moraes Sityá, Superintende Estadual no Rio Grande do Sul do S.G.C.M.A.R.B. e convidados, a qual será realizada no Templo Progresso e Fraternidade sede do Núcleo Guardiões da Arca.

Imagens e texto de Eduardo Lecey.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

HERÁCLITO VICTÓRIA PRESENTE NA SEMANA FARROUPILHA DA SERRA GAÚCHA

Seguindo a tradição de celebrar os eventos alusivos a Semana Farroupilha na Serra Gaúcha, a A.R.L.S. Heráclito Victória nº 3168, em parceria com a A.R.L.S. Nova Esperança nº 2946, abriram as porteiras do DTG ACÁCIA SERRANA, representante assíduo da Maçonaria Gaúcha e presente no Piquete Farroupilha de Caxias do Sul, junto ao Parque de Eventos da festa da Uva.
O tradicional evento vem sendo desenvolvido desde 2014 em parceria pelas duas Lojas do Grande Oriente do Brasil. E neste ano, após uma pequena “pausa” devido a Pandemia, o evento retornou com Força e Vigor, tendo início na Sexta-feira dia 09 de setembro e encerrando na Segunda-feira dia 19 de Setembro, com extensão e convite para participação das Lojas Fraternidade III, União e Fraternidade nº 96 & Alquimia, além da participação especial das Ordens Paramaçônicas, através dos Capítulos DeMolay.
A Loja Heráclito Vitória nº 3168 teve participação efetiva e destaque em três grandes momentos: No Domingo dia 11 de setembro, através de um almoço de confraternização entre as Lojas patrocinadoras do evento; posteriormente na quarta-feira, dia 14 de setembro, onde os trabalhos da Loja foram convertidos em momento de Confraternização dos Irmãos no Piquete e findando os trabalhos no Domingo dia 18 de setembro, com um almoço de confraternização para as Famílias da Heráclito Victória.
O evento contou com a presença maciça dos Irmãos do quadro e seus familiares, resultando em um sucesso absoluto, eternizado através dos momentos de descontração e fraternidade, exemplificando a força e a união da Maçonaria da Serra Gaúcha.
“SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE 
MODELO A TODA TERRA”!
Imagens e texto da HV 3168

terça-feira, 20 de setembro de 2022

ARMADURA NO PRECEPTÓRIO CAVALEIRO RAMSAY Nº 80 EM CAXIAS DO SUL

No dia 16 de setembro de 2022 nas dependências do Preceptório Templário Cavaleiro Ramsay N° 80, sob os auspícios do Grande Priorado Provincial do Rio Grande do Sul-RS, e Grande Priorado do Brasil, os cavaleiros Templários se reuniram para armadura de 5 novos cavaleiros para a honra e Glória de nosso Capitão Celestial.

Sob o cetro do Eminente Preceptor EKT Alexandre Pinto, e as espadas do 1° Guardião KT Cleiton Curzel e 2° Guardião KT Glademir Monteiro, os trabalhos iniciaram às 20 horas no templo da ARLS Heráclito Vitória N° 3168, patrocinadora do Preceptório. A cerimônia ainda contou com a participação dos Cavaleiros  KT Leonardo Marangon E KT Ricardo Frasson, que como oficiais provinciais, representaram o Grande Priorado Provincial do Rio Grande do Sul, sendo estes orgulhosamente instalados Preceptores, fazendo parte honrosa do nosso Preceptório e junto a Província.

Sob o olhar e cuidados do Marechal KT André Dalathea, foram recepcionados para a Armadura Templária os noviços, e agora cavaleiros:

Cleberson Portela,  Délcio Júnior, Luiz Camargo, Mozart Tonet oriundos dos Capítulos do Sagrado Arco Real de Jerusalém Arcanum Arcanorum N°107 e Bernardo Rücker, oriundo do Capítulo dos Maçons do Arco Real  Jerusalém No 73, oriente de Curitiba - PR, que enchem de júbilo nosso Preceptório.

Todos os presentes foram recepcionados para um alegre ágape, preparado com grande dedicação pelo Irmão José Valdecir da Rocha Gil e equipe.

Imagens e texto do Preceptório Cavaleiro Ramsay nº 80

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

SESSÃO MAGNA DE INTEGRAÇÃO DO RITO BRASILEIRO EM SANTA CATARINA

No dia 17/09/2022 sábado às 9h30min, reuniram-se para Sessão Magna de Integração do Rito Brasileiro, em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, no Complexo Eduardo Teixeira,  sendo 16 Lojas anfitriãs:   Arca da Aliança, Arquitetos da Paz, Arquitetos do Vale, Jacques DeMolay, Justiça e Paz, Luz do Atlântico Sul, Luz de Navegantes, Luz da porta do Vale, Paz de Hermon, Ordem e Progresso, São João Batista, Sol do Atlântico, União das Termas, Vigilantes do Mar, Verdes Mares e Verde Vale, no Oriente de Camboriú em Santa Catarina. 

Entre as autoridades presentes, o Eminente Grão Mestre do GOB/SC Irmão Altair Salésio Rodrigues, o Poderoso Grão Mestre Adjunto do GOB/SC  Irmão Nilson Manoel de Souza, os Veneráveis Coordenadores da 16ª e  2ªCircunscrição Irmão Émerson Buzzo e Irmão Ramos, os membros do Ilustre Conselheiro Irmão Pedro Canísio Rampel e Adelson Westrup e o Irmão Rubens Zampellini do Tribunal de Justiça Maçônico e Deputados Estaduais, onde juntamente com as Lojas anfitriãs se fizeram  representadas 24 Lojas.

A sessão foi Presidida pelo Poderoso Grão Mestre Adjunto, os cargos foram ocupados por Veneráveis Mestres, na Ordem do Dia foi feita uma apresentação conjunta entre todos os Veneráveis Mestres e representantes das Lojas anfitriãs, de forma inovadora e instrutiva sobre a Maçonaria e a independência do Brasil, a sessão transcorreu dentro da mais rígida ritualística praticada pelo Rito Brasileiro, resultando em uma importante e belíssima sessão, logo após os presentes e convidados foram  recepcionados no salão de festas para um maravilhoso ágape festivo com direito a bolo alusivo ao ato .

Imagens e texto enviados pelo o Irmão Émerson Buzzo, publicados por Eduardo Lecey.

domingo, 18 de setembro de 2022

MI BEMOL MAIOR E A EXCELÊNCIA MAÇÔNICA

Para quem conhece a linguagem musical, as óperas que começam com três acordes em que a tonalidade fundamental é o Mi bemol Maior, são consideradas na sua maioria  maçônicas por excelência...

Assistam o vídeo acima com uma breve explicação sobre o Mi Bemol Maior e a excelência maçônica. 


Na música clássica, compositores como Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig Van Beethoven entre outros tiveram, uma contribuição enorme para a cultura ocidental e onde suas inúmeras obras exaltaram a filosofia maçônicas cheias de simbolismo, e usando o Mi Bemol Maior.

A relação de Mozart com a Maçonaria é conhecida e notória na ópera “A Flauta Mágica”, cheia de simbologia e cujo livreto foi escrito por Emanuel Schikaneder, o qual também era Maçom.

Encontramos uma analogia clara aos rituais de iniciação no percurso de autoconhecimento e realização pessoal de Tamino e Pamina e nas provas por onde passam na Flauta Mágica.
Imagens de diversos sites pesquisados no Google, Wikipedia, https://issuu.com/ e vídeo da TV Globo. 

Texto de Eduardo Lecey.

sábado, 17 de setembro de 2022

EM PLENO FERIADÃO MAIS UMA CERIMÔNIA APEJOTISTA EM PORTO ALEGRE

O Núcleo Apejotista Guardiões da Arca nº 166, realizou neste sábado dia 17 de setembro, mais uma cerimônia pública, desta vez em pleno feriadão, pois teremos o feriado estadual de 20 de setembro. 

Clique no vídeo para assistir a Saudação ao Pavilhão Nacional

A cerimônia contou como sempre com um grande grupo de Preceptores, Pais e Mães, que aproveitaram a cerimônia para também comemorar a semana Farroupilha, sem esquecer da tradicional saudação ao Pavilhão Nacional.

O Preceptor do NAGA 166, nosso Irmão Paulo Aragão em conjunto com o nosso Sobrinho Gustavo de Oliveira Ductor deste núcleo, já convocaram a todos para a próxima cerimônia que irá ocorrer no dia 1º de outubro, no Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul na rua Dezessete de junho nº 436.

Imagens do NAGA 166 e texto de Eduardo Lecey. 

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

SEJA UM ASSOCIADO DA FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL


A Fundação Maçônica Educacional - FME, entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, que presta Assistência Social, e que possui caráter Filosófico, Cultural, sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre, RS, registrada no 1º Tabelionato de Porto Alegre, RS, foi instituída pela Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul em 05 de abril de 1983, com o objetivo de propugnar pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino de 1º e 2º graus e do Ensino Técnico Profissional, 
 
Inspirada nos princípios da Maçonaria e tendo em vista a ordem jurídica vigente, a FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL – FME atua nas seguintes áreas:
 
• Educação, Cultura e Formação;
 
• Expansão;
 
• Relações com a Sociedade;
 
• Solidariedade.
            

MISSÃO:
A FME, entidade Educacional e Cultural Laica, Filantrópica e Beneficente, busca promover a Educação e Formação do Indivíduo, do Cidadão e da Família, em todos os níveis, no intuito da conquista do Progresso, Dignidade e Valorização dos Princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
 
VISÃO:
Ser uma Instituição Educacional de Referência, reconhecida pela sociedade por seus valores éticos, morais e educacionais no desempenho da sua missão, que promove ações educativas e sociais a fim de proporcionar condições para que as pessoas resgatem seus valores, sua autoestima e sejam agentes de transformação de suas vidas.
 
VALORES
Educação Laica; Cultura; Filantropia e Solidariedade; Liberdade, Igualdade e Fraternidade; Cidadania; Excelência; Integridade; Sustentabilidade; Transformação; Diversidade; e Criatividade.



Visite a página da FME em  https://www.fme.org.br/sobre-a-fme/


Publicado por Eduardo Lecey e imagens da FME

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

REALIZADA PALESTRA ON LINE SOBRE O APOSTOLADO DA NOBRE ORDEM DOS CAVALEIROS DE SANTA CRUZ

O Arconte-Rei, cargo como é conhecido o Grão-Mestre nesta ordem, o nosso Irmão e Confrade Arlindo Batista Chapetta foi o palestrante na noite de 13 de setembro, com o tema, "O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz", e após a palestra dirimiu as dúvidas dos participantes de forma on line. 

Ordem originalmente fundada em 1822 pelo Grão-Mestre José Bonifácio de Andrada e Silva, é genuinamente de origem Brasileira, ela é uma Ordem de Aperfeiçoamento Maçônico de natureza progressista, Brasileira, cristã, com objetivo do aperfeiçoamento moral, intelectual e espiritual dos Maçons, por meio da prática e respeito às leis, do amor e fidelidade incondicional a Deus, da amizade e fraternidade entre os homens de boa fé e o perfeito entendimento dos princípios da Maçonaria, através da simbologia e ritualística maçônica.

O Sacro Império da Ordem do Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz  tem a frente de sua administração os seguintes Irmãos:


SACRO IMPÉRIO - ADMINISTRAÇÃO
Soberano e Supremo Arconte-Rei: Arlindo Batista Chapetta;
Soberano e Eminentíssimo Lugar-Tenente: Joselito Romualdo Hencotte e
Soberano e Eminente Cônsul-Chefe do Conselho Geral: Gerald Koppe Júnior.


Quanto a formação ritualística da Loja, nesta ordem chamada de Conselho, será da seguinte forma:
Sapientíssimo Condestável (Venerável de Loja);
Sereníssimo Marechal (Vigilante);
Ilustre Publicano (Tesoureiro);
Ilustre Alferes-mor (Guarda do Templo);
Ilustre Escrivão da câmara (Secretário);
Ilustre Capitão General das Ordenanças (Diretor de Cerimônia);
Ilustre Mestre de Cristo (Função de Capelão) e
Cinco Oradores Palestrantes.

A Primeira Sessão Ritualística com iniciações, Instalações de Cavaleiros de Santa Cruz, será exclusiva para Mestres Maçons de qualquer potência regular e com tratado de amizade e reconhecimento com o Grande Oriente do Brasil (GOB) e que tenham sidos exaltados no Sagrado Arco Real, vai ocorrer no dia 05 de novembro em São Paulo. Maiores informações no in box ou na imagem a seguir.

Imagens de Eduardo Lecey e GOB.

Texto de Eduardo Lecey.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

NOITE PARA REUNIR OS CONFRADES DA GUARDIÕES DA ARCA

Como é de praxe no Núcleo Guardiões da Arca, na 2ª segunda feira de cada mês, após uma breve sessão da Loja, os confrades se reúnem em um jantar fraterno.

Nesta mesma data, também ocorreu concomitantemente o encontro administrativo presidido pela Fraterna Carla Reichel das nossas cunhadas, da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Guardiões da Arca nº 920.

Na nossa sessão semanal da A.R.L.S. Guardiões da Arca nº 4348, tivemos a grata satisfação da confirmação da sessão magna de iniciação, programada para o dia 03/10 às 19h30min, dos candidatos Douglas Ribeiro e Marcelo Rodrigues, conforme convocação do Venerável Mestre Irmão Roger Racic.

Já a Confraria Filantrópica Guardiões da Arca programou o seu próximo evento de voluntariado para o dia 08 de outubro. Em mais um Dia da Solidariedade a ser realizado no Supermercado Davi, em prol do Amparo Santa Cruz, que deverá contar também com a presença do Núcleo Apejotista Guardiões da Arca nº 166 e demais confrades.
Imagens e texto de Eduardo Lecey.