UM CAVALEIRO ROSA CRUZ, MIGUEL ANTÔNIO DIAS
Na terça feira dia 11 de agosto, o Presidente do Superior Conselho de Cultura o Sereníssimo Irmão César Roberto Daniel Dourado, Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade, grau 33 no Rito Brasileiro foi o palestrante da noite de estudos.
A palestra foi sobre o Irmão Miguel Antônio Dias, um Cavaleiro Rosa Cruz e a sua influência sobre os pilares doutrinários do Rito Brasileiro.
Na magnifica palestra que o nosso Sereníssimo Irmão César Dourado apresentou, ele começou contextualizando sobre o ambiente politico não só em Portugal, mas nos principais países Europeus.
O Irmão Miguel Antônio Dias, foi o autor de diversas obras maçônicas, demonstrando o enorme conhecimento sobre a Arte Real.
O Sereníssimo Irmão João Dias, membro efetivo do Supremo Conclave do Brasil e o Eminente Irmão César Santos da Monte Castelo, foram os responsáveis por todo suporte técnico e organização desta palestra via aplicativo Google Meet.
Entre os inúmeros Irmãos que participaram desta live, podemos destacar o Eminente Irmão Fernando de Faria, membro emérito do Supremo Conclave do Brasil e um profundo conhecedor do Rito Brasileiro.
Podemos ainda destacar entre os
presentes, o Eminente Irmão Alexandre Petri, Delegado Litúrgico da 2ª Delegacia
Litúrgica do Rito Brasileiro no Estado de São Paulo.
Assim como, o Eminente Irmão Ernesto Lecey, Delegado da 1ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul.
Para abrilhantar ainda mais esta
noite, contamos com a presença do Grande Regente do Supremo Conclave Autônomo
Para o Rito Brasileiro, o Irmão Gilmar Bellotti de Souza.
Voltando a esplêndida palestra, podemos ressaltar a importância da influência de Bazot sobre o nosso Irmão Miguel Antônio Dias.
Assim como, o ambiente maçônico na França na primeira metade do século XIX.
Diversos livros e rituais foram apresentados nesta palestra, pelo nosso Sereníssimo Irmão palestrante César Dourado, que comentou, que por mais que ele tenha estudado sobre a vida do Irmão Miguel Antônio Dias, já constatou que ainda existe muito a descobrir e conhecer sobre a vida, obra e caminhada dele na Ordem Maçônica.
Sobre a proposta que foi apresentada por este certo Cavaleiro Rosa Cruz, para um novo rito, propôs para os graus simbólicos ou primeira classe, os estudos sobre Deus, Trabalho e o Gênio Humano.
Para o quarto e o quinto grau, foi proposto o estudo da Igualdade e da Fraternidade, no que ele considerou como segunda classe.
Para a terceira classe, foi proposto o sexto grau a Liberdade e para o sétimo grau a União.
Foi uma noite de muito aprendizado para todos os participantes e não poderia ser menos, pois tendo como palestrante o nosso Sereníssimo Irmão César Dourado, um profundo conhecedor e pesquisador do Rito Brasileiro e um profícuo palestrante e com grande conhecimento da ritualística e liturgia do nosso Rito Brasileiro.
Imagens e texto de Eduardo Lecey.
O Rito Brasileiro, graças a ação de valorosos Irmãos, tem se mostrado pujante, vigoroso e cada vez mais importante no contexto geral dos ritos cultivados pela Sublime Ordem.
ResponderExcluirUm excelente em sua totalidade..
ResponderExcluirSou discípulo do Ir.'. NEI INOCENCIO
ResponderExcluirExcelente meu Irmão Moysés, somos dois então...
ExcluirMagnifica postagem. Palestrante com o quilate do Ir.'. Dourado só nos enche de orgulho de participar desse Exuberante Rito Brasileiro. Parabéns. Gilmar Bellotti Grande Regente do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro.
ResponderExcluirFoi uma honra ter participado deste momento tão histórico e inovador. Obrigado meu Irmão Dourado por aceitar o convite e o desafio de realizar a live sobre o Tema MAD que ficará eternamente registrado na Internet. Parabéns ao Rito Brasileiro.
ResponderExcluirCesar Santos da Monte Castelo.
Gostei de ler este blog. Muito
ResponderExcluir