Na noite de ontem dia 20 de junho, foi realizado mais uma live da Fundação Maçônica Educacional, desta feita destinada as Lojas da zona Sul do nosso Estado. O recém empossado Presidente desta fundação, o Irmão Carlos Adriano Duarte Medeiros, ressaltou a importância dos trabalhos filantrópicos da maçonaria realizados em prol da nossa sociedade.
Durante a apresentação das diversas atividades da Fundação Maçônica Educacional, realizadas através de seus colaboradores e parceiros, lembrei me que certa vez um Mestre Maçom, em um ágape fez uma pergunta e desde aquela noite, achei um norte para a filantropia de nossa Oficina.
A questão era:
"Se sua Loja fechasse amanhã, sua comunidade notaria?"
Todos os anos eu reflito sobre este tema, e faço esta mesma pergunta ao nosso Venerável Mestre, Hospitaleiro, Comissão de Benemerência e demais Irmãos da ARLS Guardiões da Arca nº 4348, pois acredito que sempre será importante lembrar desta reflexão.
Com o passar dos anos na ordem, constatamos que não é quanto tempo que a sua Loja tem de fundação que a torna importante e sim o quanto ela ajudou na formação de novos maçons, incentivou as Organizações Associadas (Paramaçônicas).
Assim como, o quanto nós maçons realizamos ações em prol de seus Irmãos e familiares quando estavam necessitados, bem como na transformação de uma sociedade melhor, mais justa e honesta.
Acredito que temos que nos preocuparmos, se uma Oficina possa ter dezenas de anos e em alguns casos mais de um século, e não fazer falta a sua comunidade, pois a caridade é uma extensão natural de nossa fraternidade.
A Confraria Guardiões da Arca, foi criada em 2014, com o objetivo de agregar não só os Irmãos de nossa Loja, mas seus familiares e colaboradores, para realizarmos trabalhos de voluntariado e filantrópicos, inclusive trabalhando em conjunto com a Fundação Maçônica Educacional.
Imagens e texto de Eduardo Lecey.
Imagens e texto de Eduardo Lecey.
Que saudades destes eventos!
ResponderExcluir