Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE

Meus Irmãos, recentemente recebi uma mensagem do nosso Irmão Evandro Lecey, onde declarou: "Fui iniciado na Ordem da Estrela do Oriente no Capitulo Luz do Poente 27, em Porto Alegre, RS, em 17 de Julho de 2010.  Quando recebi o convite aceitei e junto comigo foram iniciados a minha mãe hoje minha Irmã Eva Lecey  e mais um casal de amigos e Irmãos João Mascarello e Aida Mascarello".
Realmente muito se escreve sobre a "Ordem Demolay", sobre a "Ação Paramaçônica Juvenil - APJ", as "Filhas de Jó", mas muito pouco se comenta sobre a Ordem da Estrela do Oriente".
Curioso por mais informações acessei a página da "Ordem da Estrela do Oriente do Brasil, existente na internet, onde consultei um Folder de Divulgação, do qual extraí bastantes informações que eu considero de importância em aqui divulgá-las.
m_01122012(026)
De acordo com esse informativo, a Ordem da Estrela do Oriente é uma organização (fraternidade) de adultos (homens e mulheres), criada em 1850, pelo ilustre advogado, escritor, poeta e Maçom Dr Robert Morris, que também foi Grão-Mestre da grande Loja maçônica do estado de Kentucky/EUA e, que conta atualmente com mais de 1.200.000 correligionários em todo o mundo.
Ela tem como objetivos, educar, edificar caráter, ressaltar valores morais e espirituais, fazer caridade e servir o próximo, além de dar suporte as Ordens Internacionais Filhas de Jó e do Arco-Iris para meninas.
m_01122012(027)
O fundador da Ordem da Estrela do Oriente, por um inspirado pensamento, escolheu esta Iluminária como emblema da Ordem, revelando nas cinco pontas da estrela as características ou virtudes daquelas personagens bíblicas que representam os Graus da Ordem: ADAH a Filha, RUTH a Viúva, ESTHER a Esposa, MARTHA  a Irmã e ELECTA a Mãe.
A Ordem da Estrela do Oriente, não é uma religião e nem uma sociedade feminista, tão pouco, Maçonaria feminina ou mista.
O informativo também nos esclarece que as reuniões dos Capítulos são realizadas em um Templo Maçônico, transformado em uma Sala Capitular, e necessitam ser apoiados por uma Loja Maçônica, porém por se tratar de uma Ordem de adultos, mantém-se por conta própria.
No Brasil, inicialmente, a Ordem foi implantada no Rio de Janeiro, em 1997, instituída em quatro Capítulos. Hoje, também está presente nos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, entre outros, e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul se faz presente com três Capítulos, um deles, o "Luz do Poente Nº 27", onde o Irmão Evandro Lecey e sua mãe foram iniciados, e são apoiados por Lojas Maçônicas  jurisdicionadas à GLMERGS.
m_01122012(028)
Podem ser Iniciados na Ordem da Estrela do Oriente: Maçons ativos e regulares, esposas, filhas, filhas legalmente adotadas, mães, viúvas (exceto quando novamente casadas), irmãs, meias irmãs, netas, bisnetas, madrastas, enteadas, noras, avós, bisavós, sobrinhas, filhas de sobrinhas, sogras e cunhadas de Mestre Maçom que esteja ativo e regular ou, caso esse Maçom seja falecido, com documentação de sua Loja Maçônica atestando sua regularidade na época do falecimento. Ainda, os Membros de Maioridade ( ou as jovens que tenham sido ativas por pelo menos três anos) da Ordem Internacional das Filhas de Jó ou da Ordem Internacional do Arco-Iris para Meninas, desde que se cumpra o requisito da idade mínima de 18 anos (idade válida também para todas as categorias de parentesco maçônico feminino)
São ainda requisitos: acreditar em um Ser Superior (Deus, Alá, etc...), estar apto(a) ao trabalho beneficente, ter boa conduta moral e possuir sentimento de irmandade e fraternidade.
Assim meus Irmãos fica o nosso agradecimento ao Irmão Lecey ao abordar sua experiência pessoal e familiar na a Ordem da Estrela do Oriente, e aqueles interessados no seu relato vejam o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário