O Rito Brasileiro tem como máxima o lema “Tradição com Evolução” e o nosso Ex Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, descreveu com perfeição o nosso lema com as frases citadas a seguir.
“A Tradição diz respeito à doutrina, quanto a Evolução constitui a ação da Ordem no seio da comunidade.”
“A Tradição esta contida nos Landmarques, na Iniciação, no Cerimonial, na Liturgia e nos Símbolos, o que constitui o depósito intocável. Mas a Maçonaria não pode ser hierática, estática ou paralisada.”
“A Maçonaria apenas contemplativa
seria uma superfetação ou apenas uma superfluidade; não caberia normalmente no
espírito do século. Ela há de ser também militante e dinâmica.”
(Irmão Álvaro Palmeira)
O que podemos falar sobre o Irmão Álvaro Palmeira?
Podemos afirmar que exerceu, praticamente, todos os altos cargos do Grande Oriente do Brasil; foi conselheiro, deputado à Soberana Assembleia Federal Legislativa, Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestre.
Durante 72 anos de atividades maçônicas, exerceu grande influência sobre a Maçonaria Brasileira, colecionando, graças à sua atividade, amigos incondicionais e adversários irreconciliáveis, o que é próprio dos homens com Luz própria, que incomodam os medíocres.
Ele foi iniciado maçom através da Loja "Fraternidade Espanhola", do Rio de Janeiro, a 9 de dezembro de 1920, vindo a falecer em 1992 e teve, portanto, quase 72 anos de atividade maçônica.
Nascido a 18 de julho de 1889, e falecido em 1992 com aproximadamente 103 anos, Álvaro Palmeira foi médico, professor e diretor de Faculdade de Medicina. E no seu período como Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, foi o principal responsável pelo reerguimento do Rito Brasileiro e do Supremo Conclave do Brasil.
Grão Mestre Alvaro Palmeira (24/06/1963 a 24/06/1968) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário