Translate

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

TEMPLO HERON CABRAL LOPES

Nesta terça feira dia 06 de novembro, no oriente de Porto Alegre, foi descerrada a placa concedendo o nome do nosso Irmão Heron Cabral Lopes ao Templo da Rua Doma Firmina nº 979.

A proposição foi realizada pela A.'.R.'.L.'.S.'. Mario Juarez de Oliveira nº 4547, praticante do Rito Escocês Retificado e mantenedora do Templo.

A mesma foi apoiada pela novel Loja do R.'.E.'.R.'. que funciona também neste mesmo templo a A.'.R.'.L.'.S.'. Jean Baptiste Willermoz nº 4597.

O Irmão Heron Cabral Lopes, foi iniciado na A.'.R,.'.L.'.S.'. Arca da Aliança nº 2489, praticante do Rito Brasileiro e foi um dos fundadores da A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348, na qual foi o primeiro Venerável Mestre Interino no Estado do Rio Grande do Sul.

Os Mestres Instalados Eduardo Lecey, Fernando Kappel e Nei Silva

Na sua caminhada maçônica, ajudou a reerguer as Colunas da então A.'.R.'.L.'.S.'. Campos dos Bugres nº 3977, a qual alterou o seu nome e oriente, passando a se chamar Campos Elísios no oriente de Porto Alegre, sendo que foi instalado nesta Oficina e permaneceu como Venerável Mestre até a sua passagem ao oriente eterno no início deste ano de 2018.

O Mestre Instalado Ernesto Lecey e o Venerável Interino Victor Herborn e o Venerável Irmãos Carlos Leomar do T.'.C.'.M.'. do G.'.O.'.B.'.R.'.S.'..

Também foi filiado a A.'.R.'.L.'.S.'. União Brasileira II, no oriente de Florianópolis, praticante do rito Brasileiro no Estado de Santa Catarina.

Veneráveis Mestres Márcio Silva, Cesar Albuquerque e Anselmo Lanzarini.

Enquanto esteve na condução do 1º malhete da Loja Campos Elísios, regularizou um grupo de Irmãos oriundos da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, que a seguir fundaram a A.'.R.'.L.'.S.'. Mario Juarez de Oliveira nº 4547.

Sendo que desta leva de Irmãos regularizados, surgiram também as Lojas, A Sabedoria da Casa do Caminho nº 4596 praticante do rito Schroeder e a Jean Baptiste Willermoz nº 4597 do Rito Escocês Retificado.

Na sessão de nomeação do templo, Irmãos das Oficinas citadas acima estiveram presentes para homenagear o nosso Irmão Heron Cabral Lopes. O Poderoso Irmão Márcio Barcelos Deputado Federal desta Oficina abrilhantou os trabalhos de nomeação do templo.

Irmão Lisandro Niquelle entregando um mino em nome da Guardiões da Arca  ao V.'.M.'. César Albuquerque.

O nosso Irmão Heron era grau 19 nos altos graus do Supremo Conclave do Brasil e participava das Ordens Inglesas, era Mestre Maçom da Marca e Nauta em Oficinas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Venerável Irmão Marco Barcellos fazendo a leitura da prancha da cunhada

Entre as diversas homenagens realizadas, uma se destacou, o fraterno e-mail enviado pela cunhada Maria de Fátima Lopes, que foi enviado da Austrália, em nome dela e dos filhos Gabriella e Heron Junior, falando da emoção de saber que o nome do nosso Irmão Heron Cabral Lopes havia sido escolhido para o nome do templo.

Irmãos Fernando Kappel, César Albuquerque, Ernesto Lecey e Odir Tosin.

O nosso Irmão Heron nos deixou como ensinamento, os quatros compromissos Toltecas, os quais ele sempre fazia questão de cumprir e propagar a todos os Irmãos.

Sempre foi um grande estudioso do esoterismo e da filosofia universal, fez todo o caminho vermelho no Xamanismo, e era conhecido pelo nome de Tonalmacequali, o homem que busca a Luz.

Durante a ordem do dia o Veraneável Mestre César Albuquerque, concedeu um espaço de tempo, para que os Irmãos Fernando Kappel e Ernesto Lecey, fizessem uma breve explanação sobre a chapa "É Tempo de Harmonizar e Renovar."

Após a sessão ocorreu o registro fotográfico da sessão com a presença dos dois candidatos ao Grão Mestrado do Grande Oriente do Brasil, os Irmãos Fernando Kappel e Ernesto Lecey, aonde foi realizada a já tradicional foto com o simbolo da campanha.

Foto da Oficina, após tradicional apresentação dos pré candidatos.


Fotos de Marcio Barcelos, Anselmo Lanzarini, Márcio Silva e Eduardo Lecey,  Texto de Eduardo Lecey.

Ensinamentos deixados pelo nosso Irmão Heron Cabral Lopes.

                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário