Nesta terça feira dia 06 de novembro, no oriente de Porto Alegre, foi descerrada a placa concedendo o nome do nosso Irmão Heron Cabral Lopes ao Templo da Rua Doma Firmina nº 979.
A proposição foi realizada pela A.'.R.'.L.'.S.'. Mario Juarez de Oliveira nº 4547, praticante do Rito Escocês Retificado e mantenedora do Templo.
A mesma foi apoiada pela novel Loja do R.'.E.'.R.'. que funciona também neste mesmo templo a A.'.R.'.L.'.S.'. Jean Baptiste Willermoz nº 4597.
O Irmão Heron Cabral Lopes, foi iniciado na A.'.R,.'.L.'.S.'. Arca da Aliança nº 2489, praticante do Rito Brasileiro e foi um dos fundadores da A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348, na qual foi o primeiro Venerável Mestre Interino no Estado do Rio Grande do Sul.
|
Os Mestres Instalados Eduardo Lecey, Fernando Kappel e Nei Silva |
Na sua caminhada maçônica, ajudou a reerguer as Colunas da então A.'.R.'.L.'.S.'. Campos dos Bugres nº 3977, a qual alterou o seu nome e oriente, passando a se chamar Campos Elísios no oriente de Porto Alegre, sendo que foi instalado nesta Oficina e permaneceu como Venerável Mestre até a sua passagem ao oriente eterno no início deste ano de 2018.
|
O Mestre Instalado Ernesto Lecey e o Venerável Interino Victor Herborn e o Venerável Irmãos Carlos Leomar do T.'.C.'.M.'. do G.'.O.'.B.'.R.'.S.'.. |
Também foi filiado a A.'.R.'.L.'.S.'. União Brasileira II, no oriente de Florianópolis, praticante do rito Brasileiro no Estado de Santa Catarina.
|
Veneráveis Mestres Márcio Silva, Cesar Albuquerque e Anselmo Lanzarini. |
Enquanto esteve na condução do 1º malhete da Loja Campos Elísios, regularizou um grupo de Irmãos oriundos da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, que a seguir fundaram a A.'.R.'.L.'.S.'. Mario Juarez de Oliveira nº 4547.
Sendo que desta leva de Irmãos regularizados, surgiram também as Lojas, A Sabedoria da Casa do Caminho nº 4596 praticante do rito Schroeder e a Jean Baptiste Willermoz nº 4597 do Rito Escocês Retificado.
Na sessão de nomeação do templo, Irmãos das Oficinas citadas acima estiveram presentes para homenagear o nosso Irmão Heron Cabral Lopes. O Poderoso Irmão Márcio Barcelos Deputado Federal desta Oficina abrilhantou os trabalhos de nomeação do templo.
|
Irmão Lisandro Niquelle entregando um mino em nome da Guardiões da Arca ao V.'.M.'. César Albuquerque. |
O nosso Irmão Heron era grau 19 nos altos graus do Supremo Conclave do Brasil e participava das Ordens Inglesas, era Mestre Maçom da Marca e Nauta em Oficinas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
|
Venerável Irmão Marco Barcellos fazendo a leitura da prancha da cunhada |
Entre as diversas homenagens realizadas, uma se destacou, o fraterno e-mail enviado pela cunhada Maria de Fátima Lopes, que foi enviado da Austrália, em nome dela e dos filhos Gabriella e Heron Junior, falando da emoção de saber que o nome do nosso Irmão Heron Cabral Lopes havia sido escolhido para o nome do templo.
|
Irmãos Fernando Kappel, César Albuquerque, Ernesto Lecey e Odir Tosin. |
O nosso Irmão Heron nos deixou como ensinamento, os quatros compromissos Toltecas, os quais ele sempre fazia questão de cumprir e propagar a todos os Irmãos.
Sempre foi um grande estudioso do esoterismo e da filosofia universal, fez todo o caminho vermelho no Xamanismo, e era conhecido pelo nome de Tonalmacequali, o homem que busca a Luz.
Durante a ordem do dia o Veraneável Mestre César Albuquerque, concedeu um espaço de tempo, para que os Irmãos Fernando Kappel e Ernesto Lecey, fizessem uma breve explanação sobre a chapa "É Tempo de Harmonizar e Renovar."
Após a sessão ocorreu o registro fotográfico da sessão com a presença dos dois candidatos ao Grão Mestrado do Grande Oriente do Brasil, os Irmãos Fernando Kappel e Ernesto Lecey, aonde foi realizada a já tradicional foto com o simbolo da campanha.
|
Foto da Oficina, após tradicional apresentação dos pré candidatos. |
Fotos de Marcio Barcelos, Anselmo Lanzarini, Márcio Silva e Eduardo Lecey, Texto de Eduardo Lecey.
|
Ensinamentos deixados pelo nosso Irmão Heron Cabral Lopes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário