VISITA DO GRÃO MESTRE ESTADUAL A LOJA GUARDIÕES DA ARCA
No último dia do mês de setembro a A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348 teve o privilégio de receber a visita do Eminente Irmão Plauto Eugênio Chagas Giulian, Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul.
O Venerável Mestre Irmão Eurico de Oliveira Santos, após os trâmites protocolares, tomou assento no Trono de Salomão, tendo ao seu lado direito o Grão Mestre Estadual e a sua esquerda o Juiz do Tribunal Justiça Maçônico o Ilustre Irmão Arthur Aveline, o qual também é membro de nossa Oficina.
Entre as diversas autoridades presentes, podemos destacar o Eminente Irmão Evandro Lecey Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul e Assessor Especial do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, o Eminente Irmão Irineu Filho, membro do Ilustre Conselho do G.'.O.'.R.'.G.'.S.'. e Diretor das entidades Paramaçônicas desta potência.
O Poderoso Irmão Renato Soares Secretário das Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul, os Poderosos Irmãos Leandro Pinto e César Albuquerque, Deputados Federais das Lojas Guardiões da Arca e Jean-Baptiste Willermoz.
O Venerável Irmão Nivaldo Brum Presidente da Fundação Maçônica Educacional e o Venerável Irmão Eduardo Lecey Deputado Estadual desta Oficina.
Alem dos Irmãos representantes de duas novas Oficinas da região do planalto central, que lá estiveram e escutaram de viva voz do Grão Mestre Estadual, que em muito breve ocorrerá a liberação das das cartas provisórias das Lojas Senador Pinheiro Machado no oriente de Cruz Alta praticante do Rito Brasileiro e Cavaleiros Templários da Luz no oriente de Passo Fundo, praticante do rito de York.
O Grão Mestre Estadual o Irmão Plauto Giulian foi agraciado com uma placa de agradecimento pela sua visita nesta data, assim como o já tradicional avental da Confraria Guardiões da Arca e o pregador de gravata com o logo da Loja.
Estiverem presentes Irmãos das Lojas Campos Elísios, Vila Setembrina e Cyro Pizatto praticantes do Rito Brasileiro, assim como as Lojas Gal.'. Antonio de Souza Netto, Acácia Porto-Alegrense, Templários do Piratini, Mário Juarez de Oliveira, Liberdade Fraternidade de São Pedro, Baden-Powell.
Uma sessão muito especial. que contou com a presença de Irmãos das três potências, sendo que o tema foi abordado pelo Grão Mestre Estadual, já que a poucos dias, foi assinado um novo tratado da M.'.U.'.R.'.G.'.S.'..
Por se tratar de uma sessão ordinária de estudos, as autoridades e os Irmãos visitantes verificaram o dia a dia de nossa Loja no tocantes a estudos.
Normalmente são apresentados peças de arquiteturas relativas ao grau, assim treinamento ritualístico e avaliação de proficiência dos Aprendizes Maçons.
A Loja Guardiões da Arca foi fundada em 2014 na zona sul de Porto Alegre, e desde o seu inicio se preocupou com três pontos importantes em sua base.
Primeiro ponto é que os Irmãos Aprendizes e Companheiros Maçons chegassem a maestria maçônica tendo recebido todos os ensinamentos possíveis e disponíveis para a sua formação, tanto litúrgico, ritualístico, filosófico e de conhecimentos gerais da maçonaria.
Segundo ponto é que a Oficina tivesse em todas as suas sessões, alem dos mais diversos ensinamentos maçônicos, um controle rígido dos horários, mantendo sempre o ágape fraternal em todas as suas sessões, para que ocorra um amalgamar entre os Irmãos e convidados.
Terceiro ponto em destaque é que os Obreiros desta Oficina, através de sua confraria, tivessem como rotina a filantropia, a qual é praticada de duas formas, através do voluntariado nas ações mensais do Dia da Solidariedade em prol do Amparo Santa Cruz e as demais atividades beneficentes que a Loja patrocina.
Foi anunciado pelo Venerável Mestre que no próximo dia 14 de outubro a Loja estará realizando uma sessão magna de iniciação de dois novos membros, aproveitando a ocasião para convidar a todos os presentes, assim como convidou a todos para um fraterno ágape após a sessão.
Imagens de Pablo Salvador, Lizandro Niquelle,
Rafael Salim, Eduardo Lecey e Onairam de Oliveira.
Texto de Eduardo Lecey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário