Irmão Iran em visita a basílica San Lorenzo Mártir
Nosso Irmão Iran Jorge da Silva, por ocasião da sua estada na Italia, realizou visita a Basílica de San Lorenzo, na Cidade de Nápoles, que casualmente é uma das Ordens Aliadas que realizamos reunião durante o ano de 2024.
Uma Igreja Franciscana gótica, que é considerada um dos tesouros da Cidade, Localizada na Praça de San Gaetano, a Basílica de San Lorenzo Maggiore é uma das mais antigas de Nápoles. Sob as suas entranhas, é possível visitar escavações arqueológicas que narram a história da cidade. O interior da basílica é composto por uma planta com forma de cruz e 16 capelas nas laterais. Sob a igreja, é possível visitar escavações arqueológicas que revelam vestígios de um antigo mercado romano, com bakeries, wine shops e laundries. O passeio subterrâneo é feito por estruturas metálicas que proporcionam uma boa visão do local.
A data real em que este ritual foi criado não é conhecida, mas acredita-se que tenha sido praticado na Inglaterra há mais de dois séculos. Embora o grau tenha pouca conexão maçônica com a lenda Hirâmica, sua lenda refere-se ao martírio de São Lourenço, que mais tarde foi canonizado por sua fidelidade e atributos cristãos. A principal lição desta Ordem é a força moral. A cerimônia não se relaciona nem ao Primeiro nem ao Segundo Templo, nem à Cavalaria Maçônica. É interessante pela sua simplicidade e tem uma lenda pouco comentada. A própria peculiaridade do Grau o diferencia dentre todos os Graus Maçônicos.
A figura real de São Lourenço é uma figura singular da igreja romana primitiva. Diz-se que as histórias tradicionais sobre São Lourenço retratam não o homem, mas a “figura típica de um mártir”. Sabe-se que ele foi um dos sete diáconos de Roma, e que ali foi martirizado quatro dias depois do Papa Sisto II em 258 DC. Foi sepultado no cemitério da estrada para Tívoli, onde hoje se encontra a igreja de São Lourenço. A lenda tradicional afirma que seu martírio foi ser condenado à morte ao ser assado em uma grelha. Contudo, é mais provável que ele tenha sido decapitado, como aconteceu com São Sisto.
Os estudiosos não estão totalmente de acordo sobre os detalhes da morte de São Lourenço. Sua veneração data do século IV, e foi considerado um dos mais famosos mártires da cidade de Roma. Com São Sisto ele é nomeado no cânone da Igreja Romana. Sua festa é 10 de agosto. Seu emblema é uma grelha. Esta ordem também tem um grau de instalação, o de Venerável Mestre Instalado, destinado àqueles eleitos para comandar um Conselho das Ordens Aliadas.
Obrigado Irmão Iran Jorge, por compartilhar conosco estas imagens e no seu retorno teremos mais materiais para estudo da Ordem de São Lourenço, o Mártir.
Texto e adaptação Evandro Lecey
Imagens Iran Jorge da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário