Translate

sábado, 17 de junho de 2017

Feliz aniversário Grande Oriente do Brasil.

Parabéns pelo 195 anos!

"O Grande Oriente do Brasil possui, hoje, aproximadamente 3.800 Lojas e cerca de 97.000 filiados.

É a maior Obediência Maçônica do mundo latino e reconhecido por toda a Maçonaria Regular.

O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica).

O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, proclamação da república e a independência do Brasil.

A maçonaria (forma reduzida e usual de francomaçonaria) foi uma sociedade secreta no passado, hoje é uma sociedade discreta, de carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.


Mesas do jantar de gala da noite de 17/06/17 - 195 anos

A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e pugna pelo aperfeiçoamento moral, social e intelectual da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade.

Sacola com os mimos do jantar de gala da noite de 17/06/17 - 195 anos

Seus fins supremos são Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.

 Pin do jantar de gala da noite de 17/06/17 - 195 anos

Destacam-se suas fraternais relações com a Grande Loja Unida da Inglaterra (com o Primeiro Tratado realizado em 1919, e depois ratificado em 1935), e com todas as Obediências Maçônicas regulares da Europa e América do Norte.

Pulseira / convite do jantar de gala da noite de 17/06/17 - 195 anos

O Grande Oriente do Brasil (GOB) foi fundado em 17 de junho de 1822, a partir de três Lojas Maçônicas: Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy. 

                                      Exposição de mesas do jantar de 17/06/17 - 195 anos

Seu primeiro Grão Mestre foi José Bonifácio de Andrada e Silva que após a fundação do Grande Oriente do Brasil passou a ser membro da Loja Maçônica Esperança de Nictheroy.

Exposição  de mesas do jantar de gala da noite de 17/06/17 - 195 anos

Em 4 de outubro de 1822, veio o segundo Grão Mestre, o então Príncipe Regente e logo depois Imperador D. Pedro I.Em 1843, instalou-se o GOB no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro.

             

Em 1960, sua sede administrativa se mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico "Jair de Assis Ribeiro", uma homenagem ao Soberano Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Estado de Goiás, chamado de "O Construtor" .

O imponente edifício, suspenso e em formato triangular, possui área construída de mais de 7.800 metros quadrados... 

Imagens de Evandro Lecey e Marcio Barcelos e da página do GOB e internet

2 comentários:

  1. Irmãos maçons, fico grato em saber mais um pouco sobre a história da maçonaria e quero ressaltar aqui minha grande admiração por quem ressalta a liberdade, igualdade, e fraternidade onde precisamos construir uma democracia forte onde o caráter filantrópico e a evolução de seu semelhante seja a tônica para um mundo melhor na verdadeira e proclamada Nova Ordem Mundial, respeitosamente deixo aqui meus parabéns para o GOB e para todos irmãos evolucionistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu Ir Vinicius Caetano Rossi, aquele abraço!!!

      Excluir