Translate

domingo, 16 de setembro de 2018

NOITE PARA COMEMORARMOS A REVOLUÇÃO FARROUPILHA


A mais de 180 anos, na semana de 13 a 20 de setembro, é comemorado a semana Farroupilha, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul, assim como em outros Estados no sul do Brasil.

Esta comemoração é realizada de forma que não possamos esquecer, que nossos antepassados lutaram pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

A revolução Farroupilha foi a maior revolta armada que já vimos no solo brasileiro, que somente se encerrou dez anos depois. 

A paz chegou no ano de 1845, com um tratado firmado entre o Império representado pelo então Barão de Caxias e os revolucionários, representados pelo General Davi Canabarro comandante em chefe dos republicanos.

Os dois líderes que assinaram o Tratado do Poncho Verde eram Maçons, o local aonde foi assinado fica localizado no município de Dom Pedrito, no Estado do Rio Grande do Sul.

Por isto, para nós Maçons Gaúchos, a Semana Farroupilha tem uma importância ainda maior, pois relembramos que esta revolução, teve o apoio e procurou semear os ideais Maçons, entre todos os Gaúchos e Catarinenses que participaram ativamente da Revolução Farroupilha.

Para comemorarmos a passagem de mais uma semana Farroupilha, a Confraria Guardiões da Arca, realizou neste sábado dia 15 de setembro, um Bolicho no Galpão Crioulo da A.'.F.'.E.'.P.'.T.'.C.'. com os membros e familiares.

Para esta data muito especial, foi produzido pelo Mestre Cervejeiro Ricardo Araújo, um chope artesanal, que recebeu um tratamento especial, do meio dia a meia noite, nestes últimos 60 dias.

A nossa Confrade, Kelly Lanzarini, atual responsável pela Confraria Guardiões da Arca em conjunto com o nosso Confrade Anselmo Lanzarini, lideraram a organização do evento que reuniu mais de 90 Confrades, que devido ao espaço do local ficou limitado a este número.

O gerenciamento da vendas dos ingressos, ficou sobre a responsabilidade dos Confrades Jairo Pedroso e Sonia Madeira.

É lógico que alem do chope especialmente preparado para esta noite, tivemos um magnifico e suculento churrasco, como todo Gaúcho gosta.

A churrasqueira ficou a cargo do Paulo, assador profissional, que já participou de vários eventos e sempre muito concorrido nesta data.

Muitos Confrades lá estiveram para ajudar no churrasco, entre estes os Confrades Odairton dos Santos, Gilberto Schneider, Eduardo Lecey, Jair Rosa, Arimar Marçal, Luiz Teixeira e muitos outros.

O Confrade Marcelo Cunha, foi quem disponibilizou este belo local para esta confraternização, assim como trabalhou para que o churrasco fosse um sucesso.

Foi uma grande festa, com muita fartura de comida, muita fraternidade entre os participantes, já planejando os próximos eventos filantrópicos da Confraria Guardiões da Arca.

Já ficou programado que o próximo que em 20 de outubro, estaremos mais uma vez reunidos em churrasco fraternal, desta feita para arrecadarmos 1,5 tonelada de farinha de trigo, em prol do Amparo Santa Cruz.

A Confraria é o braço filantrópico da A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca, e tem como norte a participação da família maçônica em seus eventos.

Acreditamos que somente assim o maçom pode se sentir completo e útil a sua comunidade, liderando e procurando praticar o bem.

Por acreditarmos que este é o caminho e que precisamos Harmonizar e Renovar, estamos apoiando a chapa 3 ao Grão Mestrado do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul, através das candidaturas dos Irmãos Fernando Kappel e Ernesto Lecey.


A seguir do pronunciamento do nosso Confrade Fernando Kappel, o salão de dança foi aberto para que os casais, dançassem um vanerão, chamamé, xote, uma milonga entre os diversos outros estilos de música Gaúcha.


Em breve estaremos colocando os convites a venda para o próximo evento da Confraria Guardiões da Arca.

Imagens de Anselmo Lanzarini e Eduardo Lecey.

Texto de Eduardo Lecey.

2 comentários:

  1. Parabéns a Confraria Guardiões , pela magnífica festa com muita alegria .Tfa. Ernesto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela bela festa. Tudo ótimo.

    ResponderExcluir