Translate

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DO RITO ESCOCÊS RETIFICADO NA ARLS LUZES DE VIAMÃO

Mais de cinquenta Irmãos estiveram reunidos, nesta quinta feira dia 27 de setembro, na A.'.R.'.L.'.S.'. Luzes de Viamão nº 3833, para assistirem uma apresentação do Rito Escocês Retificado, mais conhecido simplesmente como R.'.E.'.R.'..

Compareceram a esta sessão, membros da AA.'.RR.'.LL.'.SS.'. Yeshová nº 4518, Jean Baptiste Willermoz e Mário Juarez de Oliveira nº 4548, todas praticantes do R.'.E.'.R.'..

Assim como diversos Irmãos das AA.'.RR.'.LL.'.SS.'. Vila Setembrina nº 4041 e Guardiões da Arca nº 4348, Sentinela do Piratini nº 4271 praticantes do rito Brasileiro, inclusive com os seus Veneráveis Mestres Urubatã Estivalet e Anselmo Lanzarini fazendo parte das comitivas. A Loja Acácia Porto Alegrense nº 3612 do Rito Moderno com o Mestre Instalado André Alberto Linkiewick. 

Foi uma noite excepcional, pois compareçam Irmãos das três principais potências do nosso Estado e praticamente de quase todos os rito praticados. O venerável Mestre Irmão Silmar da A.'.R.'.L.'.S.'. Luzes de Viamão é quem esta organizando as apresentações de rito no oriente de Viamão.

A sessão comentada, foi coordenada pelo Irmão B.'.A.'.I.'. Matheus de Noronha, o qual apresentou um breve relato sobre a história do R.'.E.'.R.'. e debateu com os Irmãos sobre as peculiaridades deste rito de origem Francesa.

Os Irmãos Fernando Kappel e Ernesto Lecey pré candidatos ao Grão mestrado do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul, apresentaram as propostas da chapa 3 aos Irmãos presentes. Convém salientar que a Loja Luzes de Viamão protocolou o seu apoio a chapa dos Irmãos Kappel e Lecey através de uma carta de apoio. 

 

O Irmão Fernando Kappel ressaltou a importância da pluralidade dos ritos na Maçonaria Gaúcha, falando que foi iniciado no R.'.E.'.A.'.A.'. a mais de 32 anos, sendo que foi fundador de uma Loja Adonhiramita a A.'.R.'.L.'.S.'. Osíris nº 4556, sendo  grau 33 neste rito. 

Ressaltou também que é membro fundador da A.'.R.'.L.'.S.'. Mario Juarez de Oliveira nº 4547 praticante do R.'.E.'.R.'. entre outros ritos e Lojas em qual apoiou e participou.

Já o Irmão Ernesto Lecey,  informou aos Irmãos que já colaborou coma fundação de 13 Lojas simbólicas em mais de três ritos distintos, como também foi fundador  de diversos corpos filosóficos no Estado, nos ritos do Rito Brasileiro, R.'.E.'.A.'.A.'., Moderno, alem de Lojas em Marca e Nauta . 

Ressaltou a importância de realizar uma revisão das taxas cobradas pelo G.'.O.'.B.'.R.'.S.'., já que muitas destas não são cobradas pelo poder central e na necessidade de pelo menos estarmos presentes com Oficinas  do G.'.O.'.B.'. em mais de 25% das cidades Gaúchas.

Imagens e texto de Eduardo Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário