Translate

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A.´.R.´.B.´.B.´.O.´.L.´.S.´.
União Brasileira II 2085
33 anos de fundação. 

Na terça-feira dia 19.11.13 as 20 horas o Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Ivo Borchadt, declarou aberto os trabalhos da Augusta e Respeitável Benemérita e Benfeitora da Ordem Loja Simbólica União Brasileira II nº 2085 em Sessão Magna Publica para comemoração dos 33 anos de fundação. 

Em seguida o mestre de cerimonias convidou nossas cunhadas e convidados para participarem das festividades.
Nossos sobrinhos Apejotistas do Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul (NACS), foram convidados a entraram no templo com as devidas formalidades. 

A guarda de honra foi devidamente formada para recepção das autoridades maçônicas, Eminente Grão Mestre do GOB-SC Ir.´. Wagner Sandoval Barbosa, Eminente Presidente da PAEL-SC Ir.´. Adalberto Aluizio Eyng, Eminente Delegado Liturgico da 1ª DLRB-SC Ir.´. Guilherme Lisboa, Poderoso  Grão Mestre Adjunto do GOB-SC Ir.´. José Silvio da Fonseca. 

Diversas autoridades maçônicas se fizeram presentes na Sessão dos quais destacamos: Eminente Ir.´. Antônio Gouveia de Medeiros (Secretário Geral de Ritualística do GOB e Grão Mestre de Honra do GOB-SC), Poderoso Ir.´. Elmo Bittencourt (Grão Mestre de Honra do GOB-SC), Venerável Ir.´. Evandro Lecey (Dep.´. Est.´. e Relações Publica da PAELRS), Venerável Ir.´. Ernesto Lecey (Dep.´. Est.´. ARLS Sentinela do Piratini 4271), Venerável Ir.´. Nestor Tengaten (Secretário da PAEL-SC). 
O Venerável Ir.´. Mestre de Cerimonias, anunciou que se encontrava na porta do templo o nosso pavilhão  e todos os IIr.´. e convidados se postaram para a execução do hino nacional.
 
O Ilustre Venerável Mestre Ir.´. Ivo Borchardt, passou a palavra para o Eminente Ir.´. Israel Lisboa, gº 33 e primeiro Ir.´. iniciado na Loja União Brasileira II 2085, para que o mesmo procedesse a entrega dos Diplomas tornando  Membro Honorário  os IIr.´. Evandro Lecey, Eduardo Lecey (recebido pela cunhada Eva Lecey) e Ernesto Lecey,  o Ir.´. Israel Lisboa complementou que se identificava muito com o Ir.´. Ernesto Lecey, pelo fato dos dois serem pai  e ambos terem seus dois filhos maçom.
 Dando continuação o Eminente Grão Mestre Ir.´. Wagner Sandoval Barbosa, realizou a entrega do diploma e medalha “mérito da Maçonaria Catarinense” para os IIr.´. Carlos Schmidt, Augusto Lisboa, Alcides Neto Junior, Oldemar José Filipine , João Roberto Wiese, Antonio Bencz. 

O Ir.´. Luiz Augusto Martins foi agraciado com a medalha de Benemérito da Maçonaria Catarinense.
 O Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul, foi homenageado pelos 18 anos de fundação, o NACS é mantido pela Loja União Brasileira II, em seguida os preceptores receberam as devidas homenagens.
 Os IIr.´. Guilherme Lisboa, Gº 33 Augusto Lisboa, Gº 26 ambos da “LUB” receberam as devidas homenagens por terem sido iniciados no  NACS, junto com mais dois IIr.´.  e hoje são Maçons. 
 Para concluir os trabalhos no templo a cunhada Arisolete Lisboa, realizou a apresentação do Livro “Histórias Maçônicas – LUB 33” escrito pelos IIr.´. Israel Lisboa, Sebastião Mauricio dos Santos e Ubaldo Cesar Balthazar. 

No capitulo 1 pagina 21 consta o seguinte trecho que descreve perfeitamente o Rito Brasileiro: “ 1864 – Nós solicitamos aos Orientes Luzitanos e Brasileiro a fazer um rito novo e independente que, tendo por base os graus simbólicos e comuns a todos os ritos, tenha contudo os altos graus misteriosos diferente e nacionais”

 A loja União Brasileira II 2085, hoje em seu quadro 105 Obreiros é a Loja Primaz do Rito Brasileiro na região Sul do Brasil,  dos 23 ex veneráveis que presidiram a loja nestes 33 anos 20 estão em plena atividade maçônica junto a loja e 3 partiram para o Oriente Eterno. 

Após a sessão foi feita a tradicional foto no átrio com os IIr.´. presentes na sessão. 
Todos os convidados foram para o salão de ágape da loja para cantarem os parabéns  com força e vigor.
 Agradeço os meus IIr.´. da Loja União Brasileira e em especial o MESTRE Eminente Ir.´. Israel Lisboa, com muita honra retorno ao quadro de obreiros como membro honorário.
Como nada é por acaso, nosso Ir.´. Claudio Scandolara fala da  trilogia do “E”, porém na  realidade é a Trilogia do “L”, a qual fazemos o devido registro fotográfico dos IIr.´. Israel Lisboa, Evandro Lecey,  Ernesto Lecey, Guilherme Lisboa e não estão na foto, mas fazemos a referencia Augusto Lisboa e Eduardo Lecey.

 Fotografias Evandro Lecey, site da Loja União Brasileira II

Texto Ir.´. Evandro Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário