Translate

terça-feira, 15 de setembro de 2015

MATÉRIA DO RITO BRASILEIRO NA AUSTRÁLIA, É PUBLICADA NO SITE DO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL.


LINK: http://www.ritobrasileirogob.com.br/portal/editpaginicial/1036-loja-guardioes-da-arca-presente-nos-195-anos-de-fundacao-da-loja-antiquity-no-01-au.html


LOJA GUARDIÕES DA ARCA PRESENTE NOS 195 ANOS DE FUNDAÇÃO DA LOJA ANTIQUITY Nº 01 - AU

O Venerável Mestre Interino da Loja GUARDIÕES DA ARCA Nº 4348, ao Oriente de Porto Alegre (RS), o Ilustre Irmão HERON CABRAL LOPES representou a sua Loja quando da Comemoração dos 195 anos da NSW & ACT 1820 ANTIQUITY Nº 01, a Loja maçônica primaz da maçonaria australiana, ocorrida no dia 7 de setembro de 2015, ao Oriente de Sidnei, na Austrália, que é presidida pelo Venerável Mestre IVAN VIVAS.

m_Australia_004png

Na foto acima o Irmão Heron Lopes com o Venerável Mestre Ivan Vivas da Loja Antiquity Nº 1

As siglas acima indicam que a Loja foi fundada, em 1820 e jurisdicionada à United Grand Lodge of New South Wales and the Australian Capital Territory. Esta Loja teve a sua Carta Constitutiva expedida pela Grande Loja da Irlanda em 6 de janeiro de 1820.

m_Australia_001png

Ao centro o Ir.'. Jamie Melville, Grão-Mestre  da United Grand Lodge of New South Wales and the Australian Capital Territory; à sua esquerda o Ilustre Ir.'. Heron Lopes

O magno evento contou com as presenças de inúmeras autoridades maçônicas, entre estas,  a do Grão-Mestre da United Grand Lodge of New South Wales and the Australian Capital Territory Ir.'. JAMIE MELVILLE, e do Venerável Mestre Imediato da Loja, o Ir.'. JOHN KHOURY.

m_Australia_002png

O Venerável Mestre Interino Ir.'. HERON LOPES realizou este ano diversas visitas às Lojas Maçônicas na Austrália, sempre representando a Loja GUARDIÕES DA ARCA Nº 4348, e divulgando o Rito Brasileiro aos Irmãos australianos.

m_Australia_003png

O Supremo Conclave do Brasil, na pessoa do seu Soberano Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, agradece ao Ilustre Irmão HERON CABRAL LOPES pelo sua dedicação em prol da difusão do Rito Brasileiro quando da sua viagem à Austrália.

m_Australia_005png

Historia da Loja Antiquity nº 01

A Maçonaria em território australiano era praticada através das Lojas militares que eram constituídas pelos Regimentos Britânicos ali acantonados.

Assim, as Lojas Maçônicas Militares nº 227 e nº 218, respectivamente pertencentes aos 46º e 48º Regimentos, jurisdicionadas a Grande Loja da Irlanda, atuavam inclusive iniciando civis, já que a Grande Loja da Irlanda não proibia diferentemente das Lojas Militares Jurisdicionadas à Grande Loja da Inglaterra que desde 1815 eram legalmente impedidas de fazê-lo.

Em 1817, a Loja Militar nº 227 encerrou suas atividades na Austrália, devido ao 46º Regimento Britânico ter saído do seu território.

Esses civis iniciados, no decorrer dos anos, sentiram a necessidade natural de fundarem lojas próprias, até porque a Loja Militar nº 218, ligada ao 48º Regimento Britânico também sairia da Austrália.

Em consequência, 12 Irmãos, apoiados pela Loja nº 218, peticionaram a Grande Loja da Irlanda para expedir uma Permissão para a constituição de uma Loja de origem australiana.

Contudo, em 12 de agosto de 1820, a Loja Militar nº 218, numa Taverna localizada na "Circular Quai" conduziu a cerimônia de constituição de uma nova Loja Maçônica sob o título distintivo de LODGE AUSTRALIAN SOCIAL MOTHER Nº 260.

A Permissão foi concedida, em 6 de janeiro de 1820, com a assinatura do Duque de  Leicester, Grão-Mestre da Grande Loja da Irlanda, mas só chegou ás mãos desses Irmãos em 20 de agosto de 1820.

A Loja criada continuou com o título distintivo de "Australian Social Mother nº 260", sob jurisdição irlandesa, até 1878, quando passou a ser denominada "Australina Social Mother nº 0", agora sob a Jurisdição da New South Wales. Em 1888, com a criação da United Great Lodge of New South Wales, passa a ser intitulada de "Australian Social Mother nº 1". Ao comemorar o seu centenário, em 1920, decorrente da moção proposta pelo Irmão Henley, ela adotou a denominação atual - ANTIQUITY Nº 01.

Para acessar texto original da matéria, vejo o link abaixo:
Texto base: Irmão Evandro Lecey 33º
Fotos: Irmão Heron Cabral Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário