Translate

domingo, 28 de maio de 2017

Reunião em Porto Alegre do Clube Shriners Hikmat

Sábado dia 27 de maio reuniram se no oriente de Porto Alegre em sessão administrativa e de planejamento nobres membros do Clube Shriners Hikmat do Rio Grande do Sul. 

Entres estes nobres Irmãos Carlos Amador, José Aristides Fermino (Ex Soberano Grande Mestre do Grande Oriente do estado do Rio Grande do Sul), Irineu Alves dos Santos Filho (Ex Grande Mestre Estadual do Grande Capítulo Estadual do Rio Grande do Sul da Ordem DeMolay - SCODB), entre outros. 

Alguns membros são praticantes do Rito Brasileiro aqui do Rio Grande do Sul, entre eles o nobre  Irmão Evandro Lecey (Eminente Presidente da Poderosa Assembleia do estado do Rio Grande do Sul).

Como o nobre Irmão Fernando Hecker Kappel (Poderoso Deputado Federal na Soberana Assembleia Legislativa Federal), 

O Shrine é uma fraternidade Internacional com cerca de 450.000 membros, fundada em Nova York em 1872, é uma organização composta exclusivamente de Maçons e que conta para seu funcionamento com a participação maciça das cunhadas. 

O Shrine é mais conhecido pelo atendimento oficial e gratuito na área de saúde as crianças com até 18 anos de idade, é uma entidade reconhecida pela ONU e pelos principais países como a organização de ‘Maior Filantropia do Mundo’.

Shriners International, antigamente conhecido como Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine (A.A.O.N.M.S.) ("Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico"), popularmente conhecido como Shriners e utilizam o Fez.


O "FEZ" é uma espécie de chapéu que lembra a temática árabe. Serve também como identificação de quem pertença à fraternidade. 

Muito parecido com o avental usado pelos maçons como um símbolo de sua fraternidade, o fez é usado apenas por Shriners como um símbolo de sua filiação nesta fraternidade original.

Hoje, o fez é usado em atividades Shriners, em desfiles e em passeios como uma maneira de divulgar a fraternidade, principalmente nos Estados Unidos.

Em fevereiro de 2009, houve o primeiro contato com a Diretoria dos Shriners International, em Los Angeles, feito pelo Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'.), Marcos Hans. Os responsáveis pela expansão internacional, o nobre Douglas Maxwell (Imperial Potentate) e o nobre Alan W. Madsen imediatamente deram apoio à formação de um clube no  Brasil.

Assim, em maio de 2009, com a ajuda e orientação do Shriners Uruguay (Almas Uruguay Shrine Club), através dos nobres Victor Valverde e Héctor Massiotti, foram iniciados, em Montevidéu, nove brasileiros: dentre eles, Gilberto Moreira Mussi, grão-mestre da G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'., e João Otávio Cézar Lessa, grão-mestre adjunto da G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'.. 

Foram iniciados com missão de organizar o clube no Brasil, expandi-lo e torná-lo dinâmico para que possam cumprir a tarefa à qual os Shriners se propõem desde a sua criação, há um século: auxiliar os necessitados, especialmente as crianças.

No Brasil a primeira Magna Sessão de Iniciação, ocorreu em 21 de Novembro de 2009, com a participação de Maçons dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

O Clube Shrine de Cuiabá Mato Grosso, foi o que mais se desenvolveu na América do Sul. Com crescimento vertiginoso os Shriners dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, criam e implantam o Templo Hikmat Shriners, o primeiro da América do Sul, tendo como seu primeiro Potentado o Nobre Shriner Genilto Nogueira que recebeu as honras de Ouro em Houston nos EUA, como o Templo Shriners que mais cresceu no Planeta.

Lista dos Hospitais Shriners

Vídeo de nosso nobre Irmão Marcos Hans, falando do porque ser um Shriners...


                                                    https://youtu.be/N4YX1a7ctgg

Imagens da Internet, Marcos Hans e Eduardo Lecey 

Texto baseado no site Wikipedia, Shriners e Eduardo Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário