Translate

domingo, 27 de março de 2022

A CARTA DE LIMA E OS 75 ANOS DA CONFEDERAÇÃO MAÇÔNICA INTERAMERICANA (CMI)

Ocorreu entre 23 a 26 de março em Lima no Peru, a XXV Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Maçônica Interamericana, na cidade de Lima no Peru, sendo que nesta oportunidade foram comemorados o 140° aniversário de Fundação da Grande Loja dos Antigos Livres e Aceitos Maçons da República do Peru.

Outra importante atividade foi a posse do novo Grão-Mestre o Muito Respeitável Irmão Eulogio Mario Carreras Vasquéz, que à partir de então, passou a ocupar o cargo de Presidente da CMI, em substituição Ex Grão Mestre Carlos Grados, bem como ocorreu a posse do Grão-Mestre Adjunto Respeitável Irmão Luis Tipacti Peña, e o de Grande Chanceler, pelo Respeitável Irmão Ivan Tantaleán Rojas  e dos Grandes Oficiais,  realizada no Templo Nobre da Grande Loja do Peru.

No último dia da Assembleia, no Centro de Convenções do Sheraton, ao final dos trabalhos, foi lavrada a “CARTA DE LIMA”, a qual deixou bem claro, que a PAZ É MUITO MAIS IMPORTANTE, diante de qualquer suposto motivo, para a guerra entre a Rússia (RU) e Ucrânia (UA).


Confederação Maçônica Interamericana - CMI         
 
CARTA DE LIMA 

(Tradução livre do Eminente Irmão Lucas Galdeano, Secretário-Geral de Relações Maçônicas Exteriores):

 
Lima, Peru, 26 de março de 2022.
 
Uma geografia suave de vaste planícies marca a fronteira entre a Ucrânia e a Rússia. Russos e ucranianos são povos fraternos com línguas semelhantes e séculos de história comum.
 
Mais uma vez, a lâmina da foice paira sobre a velha Europa, onde cada centímetro de fronteira é uma cicatriz mal costurada. Sangue, vidas destroçadas, refugiados. As escaramuças que começaram em Donbás, nunca iriamos imaginar que chegariam a Kiev. Uma nova guerra, uma ingerência, injustificável, inaceitável.
 
A Confederação Maçônica Interamericana (CMI), representada por 94 Grandes Potencias Maçônicas de 27 países e 560.000 membros, é uma Fraternidade de Nações que promove a tolerância e não pode ficar indiferente ao fracasso e à tragédia humanitária que a guerra representa.
 
Seus postulados expressam claramente seu espírito universalista e humanitário para a melhoria moral da humanidade, com base no respeito a personalidade humana, Sua busca permanente por justiça, paz e fraternidade universal se estende a todos os homens e nações sem distinção de grupo étnico, nacionalidade ou credo.
 
Em sua carta de agradecimento pelo apoio recebido, o Grão-Mestre da Grande Loja da Ucrânia, Muito Respeitável Irmão Anatoly Dymchuk, a cadeia da Fraternidade Universal, descreve esta experiência como "o momento de luta entre o bem e o mal, liberdade e escravidão, luz e escuridão".
 
Ele também é grato pelo asilo para as famílias, ajuda humanitária na forma de medicamentos, alimentos, roupas, combustível, mas acima de tudo o apoio espiritual de todos os cantos do que ele chamou de “A Irmandade da Luz”. A luz, de maneira tangível e intangível, nos ensinou do longo da historia o poder do espirito humano.
 
Assim como acendemos as velas para celebrar luz sobre as trevas em nossas reuniões nestes dias escuros, a Confederação Maçônica Interamericana expressa seu mais forte repúdio a todos os atos de violência como meio preferencial de resolução de disputas. Inerente a qualquer busca de justiça e paz está o pleno reconhecimento do direito dos povos à autodeterminação e independência, livre de qualquer interferência e a validade de soluções pacíficas para disputas de conflitos consagrados nos princípios contidos na Carta de São Francisco das Nações Unidas.

Esteve à frente da Comitiva representando o Soberano Grão Mestre Geral do GOB o Irmão Múcio Bonifácio, nos 75 anos da CMI o Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido, Grão-Mestre Geral Adjunto do GOB, acompanhado do Eminente Irmão Lucas Galdeano, Secretário-Geral de Relações Maçônicas Exteriores, secretaria esta que com proativas e altruístas ações, tem agregado fraternas amizades, entre os Corpos Regulares da Maçonaria Internacional, trabalhando para que haja “Unidade na Diversidade”, entre os Maçons espalhados pela superfície da terra.

Texto da Secretaria de Comunicação e Informática do GOB adaptado por Eduardo Lecey. Imagens do site https://www.cmi1947.org/, página do GOB no Facebook e grupo de Whatsapp de Diplomacia Maçônica Grande Representantes do GOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário