Liberdade absoluta de consciência e pensamento... Sejam bem vindos ao nosso blog, que possui atualmente diversas centenas de visualizações por dia e já foi lido em mais de 117 Países, bem como, diariamente em todos os Estados de nossa Federação. Com mais de 1milhão e 990 mil visualizações, faça como centenas de milhares de pessoas, visite, siga e curta as páginas do Blog do Rito Brasileiro RS e Rito Brasileiro no Instagram e no Facebook. Agradecemos a todos por alcançarmos estes números.
Translate
sábado, 18 de fevereiro de 2017
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017
Mozart em "A Flauta Mágica" - Música sobre maçonaria parte 6
A ópera mostra a filosofia do Iluminismo. Algumas de suas árias tornaram-se muito conhecidas, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. Os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa transparecem em vários momentos na ópera, por exemplo quando o valor de Tamino, protagonista da história, é questionado por ser um príncipe, e que por tal motivo talvez não conseguisse suportar as duras provas exigidas para entrar no templo. Em sua defesa, Sarastro responde: "mais que um príncipe, é uma pessoa". Apresentada pela primeira vez no Theater auf der Wieden de Viena, a 30 de setembro de 1791, a obra obteve um êxito imediato, perante a satisfação de Mozart, apesar de o músico escrever, a 7-8 de outubro do mesmo ano: "Aquilo que me faz mais feliz é a aprovação silenciosa!". Decorria o ano de 1790 e a capital austríaca estava a atravessar um árduo período de desorientação sombria. A dura fase de adaptação imposta pela subida ao trono de Leopoldo II, sucessor do seu irmão José II, não era certamente facilitada, devido às preocupantes notícias procedentes da França, que naquela época estava submergida em plena revolução. Naquele clima de incertezas e suspeitas, a maçonaria, em particular, que tanto despertara o interesse de Mozart, especialmente pelo espírito de fraternidade que promovia, caiu em desgraça. Por outro lado, o compositor também não estava a viver a época mais fácil da sua vida. A saúde dava-lhe continuamente razões para preocupar-se, a sua situação financeira estava seriamente comprometida e o teatro da corte afastara Lorenzo da Ponte, grande amigo de Mozart e seu libretista mais valioso, da sua convivência. Foi exatamente nesse momento que Emanuel Johann Schikaneder, empresário de um pequeno teatro popular situado nos arredores de Viena, o Freihaus Theather, propôs a Mozart a composição da música para um singspiel , a opereta alemã. Este gênero, bastante recente na época, estava diretamente inspirado na Opéra comique francesa (muito apreciada em Viena desde 1752) e abrangia uma combinação heterogênea de diversos ingredientes que iam da ária italiana à romança francesa, passando pelos lieder alemães. A proposta de Schikaneder não podia deixar de suscitar o entusiasmo de Mozart que, dois anos antes, numa carta dirigida ao seu pai, afirmara ser "capaz de adaptar ou imitar qualquer gênero musical ou estilo de composição". O compositor sentia também uma simpatia bastante especial por Schikaneder, autor do libreto e, sobretudo, extravagante personagem, admirador incondicional do teatro espetacular, excelente intérprete das obras de William Shakespeare e, na sua forma de viver, abertamente contrário a todas as convenções sociais. As fontes literárias que influíram mais diretamente na obra do libretista foram Sethus, o romance de J. Terrason (que contém abundantes referências aos ritos egípcios e às provas de inciação), e a fábula Lulú, de Liebeskind, que se inseria no inesgotável filão da Zauberoper (ópera mágica), um gênero que ganhava cada vez mais popularidade nos teatros alemães, graças sobretudo, aos fascinantes efeitos conseguidos pelas encenações na representação dos elementos mágicos. Na verdade, o texto sofreu uma transformação profunda durante a fase de redação. Essa transformação teve como resultado final um libreto de aspecto muito diferente ao dos textos puramente fantásticos que durante aqueles anos estavam muito em voga. Isso deveu-se, sem qualquer dúvida, ao acréscimo de ritos de clara inspiração maçônica, que contribuíram bastante para enriquecer o significado íntimo da ópera. No que diz respeito à música desta ópera, a grandeza e genialidade de Mozart reside por um lado, em ter sabido conferir, de uma maneira verdadeiramente magistral, uma grande unidade às diversas vertentes estilísticas típicas do Singspiel, elaborando novíssimos princípios formais e também de equilíbrio e por outro lado, em ter utilizado, com uma destreza que poderia ser considerada excepcional, o vasto panorama dos estilos como poderoso meio expressivo. O êxito de A Flauta Mágica foi imediato e colossal. Basta mencionar que, só no primeiro ano foram efetuadas mais de uma centena de representações, e que o próprio Goethe declarou que aquela música era a única digna de acompanhar seu Fausto. No entanto, Mozart saboreou muito pouco da aceitação unânime do público, visto que morreu cerca de um mês depois da estréia.
|
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Noite de avaliação de proficiência no grau de Companheiro Maçom
Nesta última segunda feira, tivemos uma Loja com o tempo de estudos bem completo, pois seis Companheiros Maçons foram avaliados nas suas proficiências relativas ao segundo grau da maçonaria.
Como de rotina em nossa oficina, após os Irmãos apresentarem durante o seu interstício os trabalhos solicitados pelo seu vigilante, devem responder também as 50 perguntas que o Rito Brasileiro exige como conhecimento mínimo.
Perguntas estas que devem ser respondidas verbalmente pelo Irmão em Loja, sendo que após a sua aprovação deverá entregar as mesmas por escrito, alem disto deve conhecer o cobridor do seu grau entre outras exigências.
Com a aprovação dos seis Companheiros Maçons para colarem o grau de Mestre Maçom em 09 de março na câmara do meio da M.'.R.'.G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'. a Loja Guardiões da Arca nº 4348, estará formando a sua primeira turma de Mestres Maçons nascidos, elevados e exaltados em nossa Loja.
Imagens e texto de Eduardo Lecey
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
VISITA A LOJA GALILEO 1019 EM SYDNEY - AUSTRÁLIA
O nosso irmão Heron Lopes esta mais uma vez viajando pela Austrália, como de praxe sempre aproveitando o turismo para também praticar a intervisitação e ajudando a divulgar o Rito Brasileiro e o nosso Grande Oriente do Brasil.
Na Austrália é muito comum que as Lojas maçônicas, tenham algum vínculo com a nacionalidade / etnia do membro da Loja ou de seus ancestrais.
É muito fácil de localizar neste País, Lojas com descendentes de Italianos, Alemães, Brasileiros, Espanhol , Frances, ou ainda por exemplo de Judeus, Muçulmanos, etc...
Em qualquer visita a Lojas do centro templário da Associação Maçônica da Austrália Capital Território (ACT) que equivale ao nosso distrito federal que é em conjunto com a Nova Gales do Sul (NSW) encontrará diversas Lojas inclusive trabalhando em diversas línguas que não são oficias da Austrália.
Alem de estar de posse de seu GobCard Internacional, esteja bem preparado, pois poderá ser telhado em Inglês ou outra língua para poder assistir uma sessão.
As Lojas Italianas que trabalham na Austrália têm laços estreitos, trocando visitas todos os anos. A primeira Loja Australiana especificamente para Maçons interessados na vida e cultura italiana na Austrália foi estabelecida em Melbourne em 1986 sob a Grande Loja Unida de Victoria.
A segunda foi estabelecida em Sydney sob a Grande Loja Unida de Nova Gales do Sul pela ACT & NSW em 1996 no sul da Austrália.
Seguido em 1997 com a formação da Loja Leonardo Da Vinci nº 238. Em Dezembro de 2007 Itália Lodge foi estabelecido em Perth sob o Grand Lodge da Austrália Ocidental.
Um vínculo estreio e muitas amizades foram desenvolvidos ao longo dos anos entre os irmãos destas quatro Lojas onde uma verdadeira Fraternidade Maçônica existe em toda a Austrália. Os Irmãos destas Lojas se consideram como uma grande família Italiana / Australiana.
Agradecemos ao ex Venerável Mestre Interinos das Lojas Guardiões da Arca e Campos Elísios pelo envio da matéria, bem como pelo seus ensinamentos deixados, os quais mais uma vez ressaltamos na imagem acima, com a qual encerra sempre as suas mensagens.
No próximo dia 22 o nosso Irmão Heron Lopes estará participando de uma sessão do grau 18 a convite do nosso Irmão Dominic de Candia, Secretário Geral do Supremo Conselho Grau 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito para a Austrália.
Imagens de Heron Lopes e internet,
texto de Eduardo Lecey e Heron Lopes
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
Giacomo Meyerbeer, Marcha da coroação - Música sobre maçonaria parte 5
Gostaria de falar um breve comentário sobre a “Marcha da Coroação” da ópera “O Profeta” de Giacomo Meyerbeer, nascido com o nome Jakob Liebmann Beer. Este Judeu-Alemão o qual adotou este nome Italiano, pois no meio artístico era comum os Italianos dominarem a cena das óperas no século passado.
As suas óperas, “Il crocciato in Egipto”, “Esule de Granada", apresentadas em Milão entre outras, foram trabalhos muito bem sucedidos. Em Paris, apresentou com muito sucesso "Roberto, o Diabo", "Os huguenotes" e "O profeta", cuja a marcha da coroação faz sucesso até hoje. Meyerbeer morreria sem ter assistido ao sucesso de sua última obra, "A africana".
O tema principal da ópera “Le Prophet” são as guerras religiosas do século 16 e baseada na história de Jean de Leyden, que foi instalado como rei de Munster (1) na atual Alemanha em 1534 a qual os Anabatistas (2) chamavam de o profeta.
Meyerbeer foi fortemente atacado por Richard Wagner, músico contemporrâneo a ele, Anti-semita ferrenho escreveu sob anonimato o livro “Os Judeus e a música”. Essa obra medíocre tinha como alvo principal os compositores judeus, em especial Giacomo Meyerbeer (Jakob Liebmann Beer), que reinava absoluto na Opera de Paris.
Não precisamos comentar que alguns anos depois, Wagner era o artista preferido de Adolf Hitler (3), pois ele simbolizava a genialidade do músico que melhor representava a raça Ariana e a submissão das demais raças.
Enquanto a nossa memória nos permitir, deveremos sempre nos lembrar da nossa iniciação na Maçonaria, principalmente do momento em que solicitamos a LUZ e ela nos foi concedida.
Nós os Maçons, nos denominamos de “Os Filhos da Luz” e aos não iniciados, que ainda não receberam a luz, consideramos que se encontram ainda nas trevas.
Este momento mágico da Luz para nós do R.'.B.'. deve ser acompanhada pela “Marcha da Coroação” da ópera “O Profeta” de Giacomo Meyerbeer.
Sim meus irmãos, o Rito Brasileiro possui uma música própria para este momento tão especial, é o único rito que no seu manual consta qual é o hino musical apropriado.
Voltando ao momento em que a marcha é executada, precisamos saber por que da escolha de “O Profeta”. Com todo o cuidado e sem avançarmos muito sobre este assunto, para não sairmos do grau 1, podemos apenas comentar que no início do livro de Hebreus (1:1-4) lemos estas declarações sobre:
- O Profeta, esta é uma função que já estava predita no Velho Testamento. Os profetas são os porta-vozes de Deus, ou seja, os seus mensageiros.
- O Sacerdote, também predita no Velho Testamento, esta função era representada por integrantes da tribo de Levi. Os Sacerdotes eram os mediadores entre o Deus e os homens.
- O Rei, em muitos trechos do Velho Testamento encontra-se menção à majestade e ao reinado. Rei dos Reis é aquele que vence o inimigo e assegura a vitória para si e para o seu povo!
Podemos enfim dizer que, “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens” Dizer que este é Rei, Sacerdote e Profeta, significa que ele é o único mediador da salvação, como diz a primeira carta a Timóteo (1 Tim 2º ao 5º).
Já que o estamos falando de ópera, vamos ao nosso prelúdio, ou seja, algo que antecede um evento maior, ou então que introduz um evento mais importante.
Vamos dizer as palavras "Esclaves et vassaux, il y a beaucoup de temps de genoux... Levez-vous, levez-vous, levez-vous ! Ressuscités à la vie! " ("Escravos e vassalos, há muito tempo de joelhos... Levante-se! Levante-se! Levante-se!. Ressuscita para a vida!”
Glossário:
1. Münster, região aonde ocorreu a revolução dos Anabatistas em que foi criada uma monarquia teocrática, sendo que os bens desta cidade foi dividido entre seus membros, como se fosse uma espécie de comunismo.
2. Anabatistas, esta é uma palavra grega que significa “rebatizadores”, devido a sua rejeição do batismo infantil e somente aceitando o batismo espontâneo tardio.
3. Adolf Hitler, líder Alemão do III Reich, certamente o principal responsável pela 2ª guerra mundial. As suas teses racistas eanti-semitas no período em que esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados, tais como Testemunhas de Jeová, Eslavos, Poloneses, Ciganos, negros, homossexuais,deficientes físicos e mentais, Maçons e judeus - foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto.
Imagens do You Tube, texto de Eduardo Lecey
sábado, 11 de fevereiro de 2017
SESSÃO MAGNA DE POSSE NA ADMINISTRAÇÃO DO EXCELSO ALTO COLÉGIO HAMILTON DE HOLANDA VASCONCELOS Nº 210, QUATRIÊNIO 2017/2020, EM 11 DE FEVEREIRO DE 2017
PRONUNCIAMENTO DO DELEGADO LITÚRGICO DO RITO BRASILEIRO NO DF., SAPIENTÍSSIMO IRMÃO JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE, 33.’.
Nós do Rito Brasileiro, ficamos especialmente felizes com a posse nesta Sessão Magna do Eminente Irmão MAURO MAGALHÃES AGUIAR, 33.’., para o honroso cargo de Egrégio Mestre desta Excelso Alto Colégio, em sucessão ao Eminente Irmão VICENTE ALVES DOS SANTOS, 33.’., ao qual externamos nossos parabéns pelo dignificante trabalho desenvolvido nesta oficina litúrgica nos últimos quatro anos.
Estamos seguros, Eminente Irmão MAGALHÃES, de que, com o vosso profundo conhecimento do tema, sua ampla experiência como dirigente maçônico nos cargos que honrosamente desempenho, e a grande inspiração, criatividade e dedicação até hoje demonstradas, fareis um excelente trabalho.
Ao reiterar minhas felicitações, gostaria de desejar, em meu nome pessoal e do Soberano Grande Primaz NEI INOCÊNCIO DOS SANTOS, 33.’., pleno êxito no desempenho das vossas novas incumbências, para o que poderá sempre contar com o apoio dos vossos Respeitáveis Irmãos do Rito Brasileiro em geral e do signatário em particular.
PRONUNCIAMENTO DO GRANDE ORADOR, EMINENTE IRMÃO AMÉRICO DE OLIVEIRA MENDES, 33.’.
A ideia da criação do Alto Colégio, que germinava entre Irmãos de Brasília, foi brotada na Convenção do Rito Brasileiro realizada em Porto Seguro, no ano de 2000, à qual compareceram vários convencionais do Distrito Federal. Ali, o Soberano Irmão Nei autorizou as providências necessárias para a efetivação do surgimento da Ata Oficina Litúrgica.
No Distrito Federal, com a fundação, no ano anterior da Loja Acácia da Montanha, vários Irmãos escocesistas de Gr.’. 33 juntaram-se aos brasilistas na faixa do simbolismo, e ajudaram a fundar o Capítulo Rosa-Cruz Buscadores da Palavra, também em Sobradinho.
Sob orientação do Soberano Grande Primaz, Nei Inocêncio dos Santos, o Delegado Litúrgico organizou uma cerimônia de reconhecimento dos GGr.’. 33 de cinco Irmãos escocesistas, ocorrida no dia 09.06.2000.
Já no dia 03 de maio a Delegacia Litúrgica enviara para o Supremo Conclave a súplica ao Irmão Nei, pela fundação do Alto Colégio, assinada pelos seguintes Irmãos: Iratan, Marco Antônio, Fagundes, Joferlino, Viégas Moacyr, Vicente Alves dos Santos, Júlio Cesar Ribeiro, Simões, José Américo, Orlandino, Osvaldo, José Fernando e, finalmente, Ivaldo, o Delegado Litúrgico, todos detentores do Gr.’.33.
Durante a Sessão de 9 de junho, para recepção dos novos Irmãos do Gr.’. 33, o Delegado Litúrgico, ocupando o lugar de Grande Regente, pediu ao Irmão Nei a autorização formal para a fundação da Oficina, citando na ocasião a súplica já enviada ao Supremo Conclave, assinada pelos Irmãos já referidos.
O Irmão Nei concedeu a autorização imediatamente e deu nome ao Alto Colégio - Hamilton de Holanda Vasconcelos - eminente Irmão e batalhador pelo Rito Brasileiro, falecido em 1993.
O Alto Colégio foi fundado no dia 20 de junho de 2000, à noite, na sala dos Passos Perdidos do Templo situado no subsolo do Grande Oriente do Distrito Federal, sob a presidência do Delegado Litúrgico Ivaldo e com a presença dos Irmãos: Iratan, Marco Antônio, Fagundes, Joferlino, Viégas Moacyr, Vicente Alves dos Santos, Júlio Cesar Ribeiro, Simões, José Américo, Orlandino, Osvaldo, José Fernando, Carlos Roberto Passos de Andrade, Antônio Francisco. Jafé e Marcelo Rodopiano faltaram, mas desculparam-se e colocaram-se à disposição da assembleia. O Soberano Grão-Mestre Geral Francisco Murilo Pinto desculpou-se, pois tinha importante reunião pública a presidir no momento da nossa reunião

A reunião foi aberta com um pronunciamento de Ivaldo, que se regozijou de estarem os Irmãos, ali, completando a estrutura básica do Rito Brasileiro no Distrito Federal com a fundação do Alto Colégio.
Pediu um minuto de silêncio em reverência ao Irmão Joferlino Miranda Pontes, falecido no dia 12 daquele mesmo mês e um dos subscritores da súplica ao Soberano Grande Primaz pela fundação do Alto Colégio, enviada pela Delegacia de Brasília, em caráter provisório.
O Irmão Iratan indicou o Irmão Osvaldo para presidir, em caráter provisório, o Alto Colégio e este, escolhido por unanimidade, convidou os seus auxilares, a saber: 1º Grande Vig.’., Vicente; 2º Grande Vig.’., Moacyr; Orador, Iratan; Sec.’., Américo; Tes.’., Carlos Roberto. Antes, falaram Fagundes, Viégas, Moacyr, Orlandino, Vicente, Simões.
Todos os indicados por Osvaldo foram eleitos por unanimidade. IvaIdo solicitou e foi atendido que o Irmão Joferlino fosse considerado fundador in memoriam. Secretariou a reunião o Irmão Américo.
As eleições para a Administração definitiva ocorreram no dia 19 de dezembro do ano 2000 e foram eleitos os seguintes Irmãos: Egrégio Mestre, Iratan; 1º Grande Vig.’., Viégas; 2º Grande Vig.’., Vicente; Orador, Fagundes; Secretário, Américo; Tes.’., Carlos Roberto; Chanc.’., Moacyr; depois Marco Antônio. Presentes ao ato eleitoral: Egrégio Mestre, Osvaldo; 1º Grande Vig.’., Vicente; 2º Grande Vig.’., Moacyr; Orador, Iratan; Secretário, Américo; Tesoureiro, Carlos Roberto; Chanceler, Viegas, além da presença do Irmão Ivaldo, Delegado Litúrgico.
Compareceram, ainda, Fagundes, Marco Antônio, Fernando, Marcelo, Simões, Juvenal, Antônio Francisco.
A regularização do Alto Colégio ocorrera antes dessas eleições, no dia 21 de novembro de 2000, em atendimento ao pleito do Delegado Litúrgico, Ivaldo, que no dia 19 de agosto enviara ao Irmão Nei uma solicitação para que a nova Oficina fosse regularizada.
Em resposta o Soberano Irmão Nei baixou o Ato 1.032, de 13.11.2.000, nomeando o Irmão Ivaldo, presidente, e os Irmãos Simões e Marcelo (membros) da Comissão “que instalara e regularizara o ALTO COLÉGIO ‘HAMILTON DE HOLANDA VASCONCELOS’, ao Clima de Brasília, Distrito Federal, no próximo dia 21 do corrente mês”. E assim foi feito.
Os trabalhos decorreram normalmente, com a presença de todos os membros da comissão regularizadora, treze Irmãos do Quadro e mais Quatro visitantes, sendo três Grandes Inspetores Gerais do R.’.E.’.A.’.A.’., entre eles o Irmão Schiffler, e um Patricarca do Rito Adhoniramita.
Falaram na ocasião o Irmão Fagundes com belo discurso sobre o Rito Brasileiro; o Irmão Simões, discorrendo também sobre o Rito; Iratan falou sobre a história do Rito no Distrito Federal; o Irmão Schiffler enalteceu o Trabalho de Iratan, que fora do Quadro de sua Loja, a Pitágoras. O presidente da Comissão Regularizadora, Ivaldo, proferiu palavras em nome do Supremo Conclave e agradeceu pelo trabalho da diretoria provisória. E pela honrosa representação que o Supremo Conclave lhe conferira.
O Irmão Juvenal Antunes Pereira ingressou nesse dia no Alto Colégio, assinando o termo de compromisso. A Sessão de Regularização teve lugar no Templo onde funcionava a Pioneiros de Brasília nº 2288, na SQN 415, por especial gentileza do Venerável Mestre Antônio Rocha Araújo.
A posse da nova Diretoria, eleita no dia 19.11.2000, presidida pelo Iratan ocorreu no dia 06 de março de 2001, com belo discurso do presidente sobre o Bem Público, a História da Maçonaria e a posição do Rito Brasileiro no contexto.
Nova eleição efetivou-se no dia 7.12.04, quando foi escolhida a Diretoria presidida pelo Irmão José Edmilson Carneiro (Egrégio Mestre) e mais os Irmãos: 1º Grande Vig.’., Juvenal; 2º Grande Vig.’., Fagundes; Orador, Viégas; Sec.’., Robson; Tes.’., Carlos Roberto Passos de Andrade. Votantes: Viégas, que presidiu a eleição na ausência do Iratan; Edmilson, 1º Grande Vig.’.; Marcelo, 2º Grande Vig.’.; Juvenal, Orador; Américo, Sec.’., Ivaldo, Tes.’., Silvio, Chanc.’.; Robson, M.’.CCer.’.; Carlos Roberto, Cob.’..
Nota: Tendo em vista sua recondução, ao cargo de Delegado Litúrgico, do Rito Brasileiro no Distrito Federal, nos termos do Ato nº 2.395, de 18 de junho de 2007, do Irmão Nei Inocencio dos Santos, Soberano Grande Primaz do Rito Brasileiro, teve o Irmão José Robson Gouveia Freire, 33.’., que renunciar ao cargo de Grande Secretário do Alto Colégio, ficando, em seu lugar, o Eminente Irmão Marcelo Luis Castro Rodopiano de Oliveira, 33.’..
Dia 9 de junho de 2.000
Reconhecimento dos GGr.’.33, no Rito Brasileiro, de cinco Grandes Inspetores Gerais, do R.’.E.’.A.’.A.’., a saber:
lnocêncio de Jesus Viegas - Ven.’. da A.’.R.’.L.’.S.’. Acácia da Montanha Marcelo Luis Castro Rodopiano de Oliveira; Carlos Roberto Passos de Andrade; Antônio Francisco de Souza Filho, todos da Acácia da Montanha, e Guilherme Fagundes de Oliveira – da Álvaro Palmeira. Sessão presidida pelo Soberano Ir.’. Nei Inocencio dos Santos, entre Francisco Murilo Pinto, Grão-Mestre Geral do G.’.O.’.B.’., com alfaias respectivas e Joferlino Miranda Pontres, Grão-Mestre Geral Adjunto do G.’.O.’.B.’., com o Medalhão de Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade, Gr.’.33.
SGR – Ivaldo de Melo Medeiros
Orad.’. - Fernando de Faria
Secr.’. - José Américo de Oliveira Mendes
Harmonia – José Fernando Silva dos Santos
Adj.’. de M.’.CCer.’. - Antônio Carlos Simões
Com.’. de Apoio - Iratan, Osvaldo, Simões, Ivaldo
M.’.CCer.’. - Júlio Cesar
Cob.’. - Orlandino Alves de Araújo
Com.’. Recepção - Júlio Cesar, Américo, Orlandino, Fernando e Marco Antônio.
Justificativas de ausências – Moacyr (por motivo de doença); Marco Antônio (por motivo de doença); e, Jafé (por motivo de viagem).
Compareceram como representantes do R.’.E.’.A.’.A.’. - Elias Almado, Presidente do Consistório; Schifler, Coordenador do Conselho de Grandes Inspetores, CarIos Veríssimo e Eduardo de Oliveira.
Falaram: Ivaldo, Elias, Schifler, CarIos Veríssimo, Eduardo de Oliveira, Murilo, Nei, Eduardo, Iratan e De Faria.
Nei autorizou a fundação do Egrégio Alto Colégio do Distrito Federal, dando-lhe o nome de Hamilton de Holanda Vasconcelos.
Seguiu-se coquetel no Salão de Banquetes da A.’.R.’.B.’.L.’.S.’. Aurora de Brasília.
O Grão-Mestre Geral do G.’.O.’.B.’., Sob.’. Ir.’. Francisco Murilo Pinto considerou o ato como comemorativo dos 178 anos de fundação do G.’.O.’.B.’..
AO SOBERANO GRANDE PRIMAZ DO SUPREMO CONCLAVE DO RITO BRASILEIRO
Irmão Nei Inocencio dos Santos
HOMO HOMINIS FRATER
Os SERVIDORES DA ORDEM, DA PÁTRIA E DA HUMNIDADE abaixo assinados, todos em pleno gozo dos seus direitos maçônicos, desejosos de promover o fortalecimento e a expansão do Rio Brasileiro no Distrito Federal, suplicam ao SOBERANO SUPREMO CONCLAVE que se digne autorizar, se possível, a fundação de um Alto Colégio neste Clima, onde residem vários Irmãos de Grau 30.’. - Missionários da Filosofia - interessados em galgar novos graus dentro da nossa Hierarquia, enquanto o Conselho Kadosch Templários da Luz, em fase de recuperação, se prepara para formar novos missionários, que em breve estarão em condições de se elevarem aos graus cívicos. O que também nos anima nesta missão e que com a fundação do Alto Colégio estará completada a estrutura básica do Rito Brasileiro no Distrito Federal, que já administra um Grande Conselho e dois Ilustres Capítulos.
Confiantes no atendimento, enviamos
Fraternais Saudações.
Clima de Brasília, 3 de maio de 2000.
(ass.) Iratan da Silva Rodrigues; Marco Antônio Wolovikis Braga; Guilherme Fagundes de Oliveira; Joferlino Miranda Pontes; Inocencio de Jesus Viégas; Moacyr Salles; Vicente Alves dos Santos; Júlio César; José Américo de Oliveira Mendes; Orlandino Alves de Araújo; Osvaldo Nunes dos Santos, José Fernando Silva dos Santos; e, Ivaldo de Melo Medeiros, Delegado Litúrgico.
AO SOBERANO GRANDE PRIMAZ DO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL PARA O RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS, LIVRES E ACEITOS
HOMO HOMINIS FRATER
IVALDO DE MELO MEDEIROS, 33.’., Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no Distrito Federal, vem à presença do Soberano Irmão Grande Primaz, com a devida vênia, postular, se for do interesse do Soberano Supremo Conclave, a Regularização do ALTO COLÉGIO HAMILTON DE HOLANDA VASCONCELOS, fundado em 20 de junho de 2000, E.’.V.’., conforme cópia autêntica da Ata de Fundação, anexa, na Augusta e Respeitável Loja Simbólica PIONEIROS DE BRASILIA nº 2288, sita à SQN 415, Área de Templos, Bloco "A", Brasília, Distrito Federal. Adianta o Postulante que a maior honra a ser conferida à novel Oficina Filosófica seria a presença do Soberano Grande Primaz na presidência da cerimônia de Regularização.
N. Termos,
Pede Deferimento
Clima de Brasília, em 12 de agosto de 2000, E.’.V.’.
IVALDO DE MELO MEDEIROS
Delegado Litúrgico
ATO Nº 1.032
NEI INOCENCIO DOS SANTOS, Soberano Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
1. Nomear o Eminente Irmão IVALDO DE MELO MEDEIROS, 33.’., IRB 347, CGO 44730, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no Distrito Federal; o Sereníssimo Irmão ANTÔNIO CARLOS SIMÕES, 33.’., IRB-008, CGO-128.060 e o Eminente Irmão MARCELO CASTRO RODOPIANO DE OLIVEIRA, 33.’., IRB-3.705, CGO-141.201, para sob a presidência do primeiro, constituírem a Comissão que instalará e regularizará o ALTO COLÉGIO HAMILTON DE HOLANDA VASCONCELOS, ao Clima de Brasília, Distrito Federal, no próximo dia 21 do corrente mês.
2. Fica o Grande Secretário da Magna Reitoria, incumbido da publicação e notificação do presente Ato.
3. Dado e traçado no Gabinete do Soberano Grande Primaz, ao Clima do Rio de Janeiro, no dia 13 de novembro de 2000, E.’.V.’.
NEI INOCENCIO DOS SANTOS
Soberano Grande Primaz
ANTÔNIO RODRIGUES
Grande Secretário
MANSSUR ASSAFIM
Grande Chanceler
HAMILTON DE HOLANDA VASCONCELOS, 33.’.
Iniciação: 110.02.1947 – A.’.R.’.L.’.S.’. Mensageiros da Paz nº 1435, Or.’. de Goiânia-GO
Elevação: 20.04.1947
Exaltação: 15.07.1947
Instalação: 17.06.1985 – A.’.R.’.L.’.S.’. Pioneiros de Brasília nº 2288
Gr.’. 33: 08.07.1989
Ven.’. Mestr.’. da A.’.R.’.L.’.S.’. Pioneiros de Brasília nº 2288, em 19.09.1984.
Diretoria: 1º Grande Vig.’. Marco Antônio Wolovikis Braga; 2º Grande Vig.’. Pedroso; Orad.’. Simões; Secr.’. Pessoa; Tes.’. Vicente Alves; Chanc.’. Leão; Cob.’. Antônio Laurindo Teodoro.
Foi fundador do Ilustre e Sublime Capítulo Rosa-Cruz Príncipes do Silêncio, em 23.12.1985 e o seu 1º e 2º GGr.’. VVig.’.
Participou da fundação, ainda, do Poderoso Grande Conselho Kadosch Filosófico Templários da Luz, em 16.10.1988. Também do Capítulo Sétimo Selo, como Tesoureiro, mas a Oficina não foi regularizada pelo Supremo Conclave.
Colou Gr.’. 30 em 15.10.1988, no Cap.’. Regeneração (Goiânia).
Colou Gr.’. 33 em 08.07.1989, em Brasília, em Sessão presidida pelo Soberano Ir.’. Nei Inocencio dos Santos.
2017 – O Excelso Alto Colégio é presidido, atualmente, pelo Eminente Ir.’. MAURO MAGALHÃES AGUIAR, 33.’..
PRONUNCIAMENTO DO EGRÉGIO MESTRE, EMINENTE IRMÃO VICENTE ALVES DOS SANTOS, 33.’., POR OCASIÃO DA SESSÃO MAGNA DE POSSE NA ADMINISTRAÇÃO DO EXCELSO ALTO COLÉGIO HAMILTON DE HOLANDA VASCONCELOS Nº 210, (QUATRIÊNIO 2017/2020), EM 11 DE FEVEREIRO DE 2017
Hoje é um dia memorável para o Rito Brasileiro em Brasília pela natureza da cerimônia que estamos realizando, que marca uma fase na sua história recente. O período de quatro anos pode parecer curto, mas suficientemente longo para notarmos grandes mudanças quando se analisa o contexto do Rito em nosso Clima.
Essas mudanças talvez não possam ser percebidas no nosso dia a dia, porém, quando observamos os acontecimentos e as expectativas que vivemos a quatro anos atrás, veremos as diferenças ocorridas nestes dois momentos.
Sintetizo essas mudanças em duas palavras: Consolidação e Equilíbrio do Rito Brasileiro em Brasília. Consolidação porque vemos todas as suas oficinas funcionando plenamente e Equilíbrio, porque aprendemos que o funcionamento de cada oficina depende da interação de todos os altos corpos do filosofismo do Rito.
Aprendemos que o funcionamento do Kadosch depende do apoio do Alto Colégio e o funcionamento dos Capítulos dependem do apoio das oficinas superiores. A dinâmica e a velocidade em que se dá as iniciações nos diversos graus que compõem o filosofismo do Rito é que determinam o modo de operação e a implementação das ações de cada oficina.
Dessa forma fica mais evidente uma avaliação das atividades do Alto Colégio quando observamos todo o contexto do Rito em Brasília e na interação entre os altos corpos do filosofismo do Rito, isto é, sempre que o Alto Colégio foi solicitado, levou o seu apoio às demais oficinas.
É evidente que não teríamos alcançado o patamar que vivemos hoje no Rito, sem a participação e o esforço de cada irmão no seu processo de crescimento, no sentido de buscar o seu aperfeiçoamento. Não podemos imaginar esse progresso sem os trabalhos de cada Loja Simbólica do Rito.
O Alto Colégio, em especial, fez o melhor que pode nesses quatro anos. As limitações impostas pela idade e estado de saúde de alguns irmãos, bem como, a falta de comprometimento com a prática maçônica de outros, que não cabe aqui fazer os julgamentos dos seus motivos, fizeram com que a média de frequência ficasse a menos de cinquenta por cento do seu Quadro.
Tivemos também a ausência de irmãos em virtude de seus compromissos no mundo profano ou em outras áreas da atividade maçônica, não impedindo os seus comparecimentos sempre que puderam.
Nesse período o Alto Colégio teve o ingresso apenas dois irmãos por iniciação. Tivemos a regularização e filiação de irmãos de outros ritos, mas se restringiram a comparecer apenas na recepção de seus graus. Da mesma forma não cabe fazermos julgamentos das motivações dos seus atos.
Na área administrativa tivemos uma dificuldade com o primeiro Grande Secretário, cujo desfecho é do conhecimento de todos. Nesta área quero enaltecer o trabalho e a dedicação do nosso Eminente irmão Alexandre Nogueira que conduziu com brilho e proporcionou a restauração das atividades nesse setor.
Também quero enaltecer o trabalho desempenhado com zelo e dedicação pelo Irmão Grande Tesoureiro, Eminente Irmão Garay. Da mesma forma agradeço ao Eminente Irmão Américo na qualidade de Grande Orador e o Eminente Irmão Magalhães, como 1º Grande Vigilante. A 2ª Grande Vigilância enquanto ocupada pelo saudoso Irmão Jaime, hoje no Oriente Eterno, deixou agradáveis lembranças pela sua brilhante atuação.
Quero agradecer de um modo, também especial, a todos os irmãos que ajudaram a sustentar as atividades do Alto Colégio, proporcionando um alto nível na qualidade das suas sessões com o brilho nas palestras e manifestações.
Externo minha gratidão a todos pela tolerância e compreensão. Quero afirmar que me senti honrado pela oportunidade de exercer o cargo de Egrégio Mestre deste Alto Colégio.
É com muita alegria que transmito este cargo a um Irmão altamente qualificado como é o Eminente Irmão Magalhães. Nós que acompanhamos a sua trajetória maçônica desde o seu veneralato na Loja Pioneiros de Brasília, passando presidência do Capítulo Príncipes do Silêncio e depois do Kadosch Templários da Luz, demonstrando toda a sua competência e equilíbrio. Hoje o Eminente Irmão Magalhães, amadureceu.
Todos esses anos exercendo suas atividades com dedicação e enfrentando os desafios que lhe forma impostos, lhe renderam experiência e conhecimentos maçônicos e o credenciou para o cargo de Egrégio Mestre.
EM SUAS PALAVRAS DE AGRADECIMENTO, O EMINENTE IRMÃO MAGALHÃES, ASSIM SE PRONUNCIOU:
Meus Irmãos, neste dia festivo de posse, recebo o malhete do nosso Eminente Irmão VICENTE, ouso afirmar que nosso barco chega novamente a um porto seguro.
Vamos aproveitar este dia de festas, pois, doravante, o nosso barco partirá em sua jornada maçônica sob o comando deste novo capitão seguindo a rota daquele que me sucedeu, o qual sempre pautou-se de forma sempre justa, perfeita e competente.
Iremos irmanados na mesma vontade comungando os mesmos princípios, unidos, coesos olhando para o mesmo futuro sem medo dos desafios e sem perder o passado de vista.
Amparados pela sabedoria dos Irmãos mais experientes, daremos em prol do nosso Excelso Alto Colégio, todo o apoio que esta nobre Oficina Litúrgica necessita, para poder nos conduzir ao próximo porto seguro e confiante como eu, passar, daqui há quatro anos, o malhete para o meu sucessor com o coração leve e a consciência tranquila do dever cumprido.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Mais uma sessão de estudos em pleno verão em Porto Alegre
A Loja Guardiões da Arca nº 4348 realizou mais uma sessão de estudos em pleno verão de Porto Alegre. Por determinação de nosso Venerável Mestre Jair Oliveira Rosa, as sessões dos meses de janeiro e fevereiro estão sendo de total dedicação aos estudos nos graus 1 e 2.
Como nossa Loja no mês de março terá sessões magnas de colação de graus, não poderíamos perder tempo de reforçar os estudos dos Irmãos que irão galgar mais um degrau em nossa escada.
Nesta próxima semana teremos uma sessão de estudos no grau de companheiro, bem como teremos um grupo de estudos no grau de aprendiz maçom extra templo.
Fotos e texto de Eduardo Lecey
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
INAUGURADA A GALERIA DA 1ª e 2ª DLRB MT
E DA ARLS JOÃO BORRALHO 3141
Inaugurada a Galeria dos Graus Filosóficos da Litúrgica do Rito Brasileiro 1ª e 2ª Região MT Cuiabá,MT com a foto do SOBERANO GRANDE PRIMAZ.
Nesta ocasião também foi inaugurada a Galeria da Loja Simbolica João Borralho nº 3.141 Cuiabá MT.
Texto do Emin .’. Ir.’. Antonio Carlucio Ferreira
Filho 33º
Fotos do Emin. Ir.’. Alberto Massashi Iwakura 33º
GRAU 03 EXALTAÇÃO CUIABÁ - MT
Meus IIr.'. A Loj.’. SIMB.’. ACÁCIA DO PANTANAL
nº 4241 Cuiabá, MT promoveu na noite
dia: 04/02/2017, a SESSÃO MAGNA DE EXALTAÇÃO (Grau 03 ) da hierarquia do Rito
Brasileiro dos Irmãos: JADIR BRUM BRASIL, JOSÉ RODRIGUES CAMPOS, VALTENCIR
SIQUEIRA DE FARIA sob a Presidência do VM.’. ALEXANDRE DI CARLO
DAMACENO.
Dentre as Autoridades Maçônicas presentes na Magna
Sessão,destacamos o Eminente Irmão ANTONIO FRANCISCO DOS PASSOS – Grão-Mestre
do Grande Oriente do Brasil MT, ANTONIO CARLUCIO FERREIRA FILHO 33º , Delegado
Litúrgico da 1ª e 2ª Região/MT o Eminente Irmão IVO MATIAS Egrégio
Mestre do Alto Colendo Colégio vale da Razão, ALBERTO MASSASHI IWAKURA Grande
Prior do Conselho Kadosch Filosófico Morada da Serra ao Vale de Cuiabá, MT,
IIr.’. FRANCISCO CARLOS (Chicão), MARCO AURÉLIO, GILSON FERREIRA Deputado Federal e ADRIANO SOUZA
Deputado Estadual e do Ir.’. JOSÉ MARQUES BONS OLHOS Gr.’. Sec.’. Adj.’.
para Ação Paramaçônica GOB/APJ.
Presente ao Evento, de acordo com a assinatura no
livro de presença: 33 IIr.’. 18 IIr.’. do quadro e 15 IIr.’. visitantes.
Texto do Emin .’. Ir.’. Antonio Carlucio Ferreira
Filho 33º
Fotos do Emin. Ir.’. Alberto Massashi Iwakura 33º
Fundação Maçônica Educacional apresenta suas metas para 2017
Na noite de 07 de fevereiro ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária com a presença de seu presidente José Nivaldo Brum, membros do conselho administrativo, inclusive de seu presidente Gilberto Mussi e membros do conselho fiscal, alem do jurídico, tesoureiro e o secretário José Rossetto.
Estiveram presentes representando a Confraria Guardiões da Arca o colaborador Eduardo Lecey e da Confraria Athena as colaboradoras Lenira Freire Engel e Jaqueline Menezes entre outros associados.
Assembleia alcançou todos os seus objetivos, apresentando as ações da Fundação Maçônica Educacional no ano de 2016, as metas de 2017 e assuntos gerais.
Convém salientar que todos os assuntos tratados na assembléia foram aprovados por unanimidade de todos os participantes.
O Programa Juventude Assistida foi o mais debatido na noite e solicitado a sua ampliação também para a cidade de Venância Aires, alem das já programadas para este ano.
O colaborador Modesto Carro Loureiro foi quem apresentou os inúmeros programas e projetos que a Fundação Maçônica Educacional realizará em 2017.
Durante a sua apresentação o colaborador solicitou que os demais colaboradores até a primeira semana de março desse um enfoque ao programa "Melhor Idade" em parceria da UERGS, pois nesta data esta encerrando as inscrições nesta universidade.
O programa banco de alimentos da FIERGS também foi abordado nesta apresentação pelo colaborador Modesto Carro Loureiro.
Nesta assembléia tivemos um marco histórico, pois com a posse da nova administração, pela primeira vez uma mulher ocupou um cargo de conselheira, a colaboradora Luciana Jardim, faz parte do conselho fiscal.
No final da assembleia o presidente José Nivaldo Brum, agradeceu o empenho de todos nas atividades de 2016 e solicitou que todos colaboradores ajuda se a divulgar os projetos desenvolvidos e na ampliação no quadro associativo.
Imagens de Rita Salaberry e Eduardo Lecey
Texto de Eduardo Lecey
Assinar:
Postagens (Atom)

















































