Translate

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Giacomo Meyerbeer, Marcha da coroação - Música sobre maçonaria parte 5


Gostaria de falar um breve comentário sobre a “Marcha da Coroação” da ópera “O Profeta” de Giacomo Meyerbeer, nascido com o nome Jakob Liebmann Beer. Este Judeu-Alemão o qual adotou este nome Italiano, pois no meio artístico era comum os Italianos dominarem a cena das óperas no século passado.



As suas óperas, “Il crocciato in Egipto”, “Esule de Granada", apresentadas em Milão entre outras, foram trabalhos muito bem sucedidos. Em Paris, apresentou com muito sucesso "Roberto, o Diabo", "Os huguenotes" e "O profeta", cuja a marcha da coroação faz sucesso até hoje. Meyerbeer morreria sem ter assistido ao sucesso de sua última obra, "A africana".


O tema principal da ópera  “Le Prophet” são as guerras religiosas do século 16 e baseada na história de Jean de Leyden, que foi instalado como rei de Munster (1) na atual Alemanha em 1534 a qual os Anabatistas (2)    chamavam de o profeta.

Meyerbeer foi fortemente atacado por Richard Wagner, músico contemporrâneo a ele, Anti-semita ferrenho escreveu sob anonimato o livro “Os Judeus e a música”. Essa obra medíocre tinha como alvo principal os compositores judeus, em especial Giacomo Meyerbeer(Jakob Liebmann Beer), que reinava absoluto na Opera de Paris.


Não precisamos comentar que alguns anos depois, Wagner era o artista preferido de Adolf Hitler (3), pois ele simbolizava a genialidade do músico que melhor representava a raça Ariana e a submissão das demais raças.

Enquanto a nossa memória nos permitir, deveremos sempre nos lembrar da nossa iniciação na Maçonaria, principalmente do momento em que solicitamos a LUZ e ela nos foi concedida.

Nós os Maçons, nos denominamos de “Os Filhos da Luz” e aos não iniciados, que ainda não receberam a luz, consideramos que se encontram ainda nas trevas. 

Este momento mágico da Luz para nós do R.'.B.'. deve ser acompanhada pela “Marcha da Coroação” da ópera “O Profeta” de Giacomo Meyerbeer.


Sim meus irmãos, o Rito Brasileiro possui uma música própria para este momento tão especial, é o único rito que no seu manual consta qual é o hino musical apropriado. 

Voltando ao momento em que a marcha é executada, precisamos saber por que da escolha de “O Profeta”. Com todo o cuidado e sem avançarmos muito sobre este assunto, para não sairmos do grau 1, podemos apenas comentar que no início do livro de Hebreus (1:1-4) lemos estas declarações sobre:
- O Profeta, esta é uma função que já estava predita no Velho Testamento. Os profetas são os porta-vozes de Deus, ou seja, os seus mensageiros.

- O Sacerdote, também predita no Velho Testamento, esta função era representada por integrantes da tribo de Levi. Os Sacerdotes eram os mediadores entre o Deus e os homens.

- O Rei, em muitos trechos do Velho Testamento encontra-se menção à majestade e ao reinado. Rei dos Reis é aquele que vence o inimigo e assegura a vitória para si e para o seu povo!

Podemos enfim dizer que, “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens” Dizer que este é Rei, Sacerdote e Profeta, significa que ele é o único mediador da salvação, como diz a primeira carta a Timóteo (1 Tim 2º ao 5º).

Já que o estamos falando de ópera, vamos ao nosso prelúdio, ou seja, algo que antecede um evento maior, ou então que introduz um evento mais importante. 

Vamos dizer as palavras "Esclaves et vassaux, il y a beaucoup de temps de genoux... Levez-vous, levez-vous, levez-vous ! Ressuscités à la vie! " ("Escravos e vassalos, há muito tempo de joelhos... Levante-se! Levante-se! Levante-se!. Ressuscita para a vida!”

Glossário:

1.  Münster, região aonde ocorreu a revolução dos Anabatistas em que foi criada uma monarquia teocrática, sendo que os bens desta cidade foi dividido entre seus membros, como se fosse uma espécie de comunismo.
2.   Anabatistas, esta é uma palavra grega que significa “rebatizadores”, devido a sua rejeição do batismo infantil e somente aceitando o batismo espontâneo tardio.
3.   Adolf Hitler, líder Alemão do III Reich, certamente o principal responsável pela 2ª guerra mundial. As suas teses racistas eanti-semitas no período em que esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados, tais como Testemunhas de Jeová, Eslavos, Poloneses, Ciganosnegroshomossexuais,deficientes físicos e mentais, Maçons e judeus - foram perseguidos no que se convencionou chamar de Holocausto.




Imagens do You Tube, texto de Eduardo Lecey


Nenhum comentário:

Postar um comentário