Translate

quarta-feira, 8 de julho de 2020

NOITE PARA DEBATERMOS A IMPORTÂNCIA DOS MAÇONS E DE SEUS SÍMBOLOS NA 2ª GUERRA MUNDIAL

A Loja Guardiões da Arca nº 4348 federada ao Grande Oriente do Brasil, no oriente de Porto Alegre realizou nesta segunda feira dia 06 de julho, mais uma noite de estudos, com apresentação de duas palestras de cunho histórico e cultural maçônico, em sua sessão administrativa virtual.

O primeiro palestrante da noite foi o Irmão Eduardo Lecey, que apresentou aos Irmãos que os diversos grupos de Partisans Franceses que atuavam durante a 2ª Guerra Mundial na França, foram unificados através da liderança do nosso Irmão Jean Moulin (Max), um dos grandes heróis da Resistência Francesa.

Assim como destacou a liderança mundial dos Irmãos Maçons Franklin Delano Roosevelt & Winston Churchill, Presidente dos Estados Unidos e Primeiro Ministro da Inglaterra respectivamente, entre outros maçons.

Isto sem falar na importância do General de Gaulle, líder das Forças Francesas Livres e mais tarde Presidente após a libertação de Paris, e sua célere mas oportuna afirmação; "Nunca reconhecemos a leis de emergências de Vichy. Consequentemente a maçonaria nunca deixou de existir na França!"

Sendo que no final de 1944, foi quem conseguiu com o seu governo provisório devolver a legalidade e a liberdade para a maçonaria Francesa, após de anos na obscuridade.

Ao término da primeira palestra da noite, foi abordado também um pouco da história da Loja Liberté Chérie, a qual funcionou durantes alguns anos dentro do barraco de nº 6 no campo de concentração de Esterwegen em 1943  na Alemanha, por sete  Mestres Maçons. 

Os fundadores foram  os Irmãos F. Rochat, J. Sugg, G. Hanson e P. Hannecart,  Luc Somerhausen, Joseph Degueldre e  Amédée Miclotte.

Na segunda etapa desta noite de debates, o nosso Irmão Gilberto Damasceno, apresentou aos Irmãos de nossa Oficina o tema, Flor de Miosótis, o emblema secreto da maçonaria, que passou ser utilizado neste triste período da história maçônica e mundial.

Esta tema foi escolhido para ser apresentado, não só por complementar o assunto abordado anteriormente, mas pelo fato de ser um símbolo com múltiplas simbologias, e que passa desapercebido por muitos dos novos Irmãos Maçons, por não ser encontrado em nossos rituais.

Ao término da explanação do nosso Irmão Gilberto Damasceno, foi disponibilizado aos demais participantes a possibilidade de dirimir dúvidas, bem como, debater os temas desta noite de estudos.

O Venerável Mestre Interino Irmão José Leonel, já solicitou ao nosso Irmão Fernando Quartiero, Segundo Vigilante, que organize a nossa próxima reunião virtual de estudos no dia 13 de julho, pedindo que seja abordado temas com enfoque na palavra Liberdade.

Imagens e texto de Eduardo Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário