Translate

domingo, 25 de março de 2018

A.'.R.'.L.'.S.'. A SABEDORIA DA CASA DO CAMINHO - RITO SCHRÖDER

O Grande Oriente do Brasil,  no oriente de Capão do Leão no Rio Grande do Sul, passou a contar com mais uma Loja praticante do Rito Schröder.

 A A.'.R.'.L'.S.'. A Sabedoria da casa do caminho foi fundada neste último dia 19 de março e funcionará em templo preparado para a prática do Rito Schröder, sendo que suas sessões semanais, serão nas segundas feiras as 20 horas. 

Treze Ilustres Irmãos, são os fundadores da primeira Loja do G.'.O.'.B.'. deste rito de origem Alemão, na zona sul do Estado. 

Por decisão unânime, dos Irmãos presentes na fundação da novel Loja, foi escolhido para Venerável Mestre Interino, o Mestre Instalado Ronaldo Luis Ferreira de Siqueira.

Pelo relatório do Grande Oriente do Brasil do ano de 2017, 50 Lojas praticavam o Rito Schröder no Brasil, sendo 04 Lojas no Rio Grande do Sul.

Criado por Friedrich Ulrich Ludwig Schröder e submetido aos Mestres de Hamburgo em 29 de junho de 1801, que o adotaram por unanimidade, desde logo, conquistou numerosas Lojas em toda a Alemanha e em outros países, onde passou a ser praticado, principalmente, por maçons de origem alemã e logo recebeu o cognome de seu fundador, rito Schröder.

O Rito Schröder realmente ocupa uma posição de destaque entre os ritos maçônicos, pela concordância com o Rito da Grande Loja Mãe da Inglaterra, também pela ritualística feita de forma perene ou meditativa, pela estimulação a pesquisa, pela eliminação de todos os adiantamentos inseridos no final do século XVIII, e pelo brilho da linguagem clássica do alemão presente em seu cerimonial

Parabéns aos Irmãos fundadores, pela força e determinação em ultrapassar os mais diversos obstáculos. Parabéns também aos Irmãos da A.'.R.'.L.'.S.'. Mario Juarez de Oliveira nº 4547, praticante do Rito Escocês Retificado, que colaboraram para fundação da novel Loja do G.'.O.'.B.'. no Rio Grande do Sul, desta forma contribuindo ainda mais com a pluralidade de Ritos.

Imagens de Ronaldo Luis Ferreira de Siqueira e Texto de Eduardo Lecey

Um comentário:

  1. Bom dia IIr.'. que excelente noticia sobre a fundação da Loja do Rito Schröder, gostaria de receber o e-mail e telefone do VM eleito, agradeço.Adir Valmiro Gehl, e-mail: adir@gehl.com.br

    ResponderExcluir