Translate

quinta-feira, 29 de março de 2018

NOITE PARA OS CAVALEIROS ROSA CRUZ REUNIREM NA CEIA DE ENDOENÇAS

Uma das obrigações de um Cavaleiro Rosa Cruz mantém e talvez seja uma das mais belas tradições maçônicas: é a obrigação de se reunirem no local de sua iniciação, na primeira quinta feira de Lua cheia, após o equinócio sob o signo de aries, na denominada Quinta feira de Endoenças (Quinta feira Santa). 

 

Se os Cavaleiros não poderem se reunir, ou estarem presentes nesta ceia endoenças, devem nesta noite, devem ao menos meditarem sobre esta data e emarem os seus pensamentos positivos a todos os seus Irmãos espalhados pela Orbe terrestre.    

A origem da palavra “endoenças” vem do latim "indulgentia",  que significa "perdão", "absorvição" aplicado ao conceito religioso cristão.

A intenção deste encontro anual é a de rever os Irmãos, compartilhar experiências, trazer notícias de Irmãos adoentados ou que tenham falecidos. 

O grau 18 nos altos graus, é basicamente ritual único em todos os ritos, é realizada uma Ceia Mística, ou Ceia de Endoenças, que rememora a última ceia de nosso Mestre Jesus com seus apóstolos. 

Todos os participantes rememoram as caridosas palavras "... dai de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede..." e compartilham o Ágape fraternal.

Os Irmãos Rosa Cruz do Ilustre Sublime Capítulo rosa Cruz Visconde de Mauá nº 77 e membros da 1ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, aproveitamos para transmitir o ósculo fraternal a todos os Cavaleiros Rosa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário