Translate

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

SURGE UMA NOVA PARCERIA EM PROL DOS IMIGRANTES EM PORTO ALEGRE


Ocorreu na sede do Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul (GOB-RS), nesta terça feira dia 11 de fevereiro, no gabinete do Grão Mestre Estadual, o Eminente Irmão Lucas Moares Sitya, a primeira reunião com a Fundação Maçônica Educacional (FME), neste ato representada pelo Presidente Irmão José Nivaldo Brissuela Brum, acompanhado do Venerável Irmão Eduardo Lecey (ARLS Guardiões da Arca nº 4348) e do Assessor Especial do Grão Mestre Geral, Poderoso Irmão Evandro Lecey.


Atualmente a Fundação Maçônica Educacional, através do seu trabalho de voluntariado, junto ao Centro Humanístico Vida na zona norte de Porto Alegre, atende mais de 150 famílias de Haitianos, perfazendo um número total de aproximadamente 600 pessoas.


Para uma maior inclusão destes imigrantes, que deixaram tudo em seu País natal, menos a esperança de ter uma vida melhor, são ofertados a eles, cursos gratuitos de língua Portuguesa e a ideia é fornecer cursos como artesanato, corte e costura, manicure e pedicure, entre outros, isto é claro que com a ajuda de voluntários.

Oficinas de alfabetização e de ensino da língua Portuguesa. Foto de arquivo

O Eminente Grão Mestre Estadual, Irmão Lucas Sitya, apresentou como sugestão, a utilização do voluntariado da Fraternidade Feminina (FRAFEM), do nosso Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul a este magnifico projeto.


O Irmão Eduardo Lecey, salientou ao Presidente da FME o Irmão José Nivaldo, que a importância deste voluntariado da FRAFEM através de seu Núcleo no Rio Grande do Sul, pois ela é formada por esposas de maçons, suas filhas,  viúvas, mães,  irmãs, e outras familiares de Maçons do sexo feminino.


Já o Assessor especial do Grão Mestre Geral o Irmão Evandro Lecey, ressaltou a importância dos trabalhos filantrópicos e de voluntariados da FRAFEM em todo o Brasil. 


Ficou programado que 50% dos alimentos arrecadados na campanha FOME? DÊ BOLA!, na cidade de Porto Alegre, a qual é uma parceria entre a Federação Gaúcha de Futebol e o GOB-RS, será destinado para a campanha dos Imigrantes cadastrados na FME.


Alem do projeto das famílias Haitianas, o Amparo Santa Cruz, entidade beneficente na zona sul de Porto Alegre e que atende mais de 320 crianças no sistema de turno inverso e aproximadamente 50 idosos no turno integral, foi escolhida para os demais 50% das arrecadações.
Centro Humanístico Vida, uma das frentes de trabalho da FME. Foto de arquivo

O presidente da FME, ficou muito agradecido pela parceria ofertada pelo GOB-RS e ficou estabelecido encontros mensais para uma maior aproximação dos demais projetos existentes na FME.

Natal Solidário em prol das Famílias Haitianas de 2019, realizado pela FME
e contou com o apoio Super Davi e Confraria Guardiões da Arca

Para se ter uma ideia do que esta ocorrendo, quase 40% dos imigrantes em nosso Estado, vivem na região Metropolitana, segundo um levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisas em Migração do Cibai – Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução aos Migrantes, existem cerca de 95 mil migrantes no Rio Grande do Sul, o que representa 0,84% da população do Estado. 
 
Localização do Haiti no globo terrestre.


Somente entre o início de janeiro e o final de agosto de 2019, 6.726 migrantes adentraram no Rio Grande do Sul. O nosso Estado é o segundo Estado que mais recebeu imigrantes, ficando atrás apenas do Distrito Federal e a frente do Estado de São Paulo.


Ao término da reunião, a qual ficou devidamente registrada nas fotos acima, pois foi um importante momento para as ambas instituições, sendo que o Poderoso Irmão Carlos Bulhões,  Grande Secretário de Administração, veio somar ao grupo.

Imagens de Evandro Lecey e texto de Eduardo Lecey, usando com bibliografia os sites:

3 comentários: