Translate

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

PARABÉNS GLMERGS 94 ANOS DE FUNDAÇÃO.

Na manhã do dia 6 de janeiro de 2022, os Irmãos Ernesto Lecey (Assessor Especial de Gabinete do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil),  e Evandro Lecey (Deputado Federal do GOB e Deputado da Ordem da Estrela do Oriente, Paraguai, Colômbia, Equador e Brasil região Centro Oeste), estiveram reunidos com o Sereníssimo Irmão Tadeu Gomes Xavier, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. 

Ocasião em que os Irmãos deram os parabéns ao Sereníssimo Grão Mestre e a todos os Irmãos da GLMERGS pelos 94 anos de fundação, que estará sendo comemorado no dia 08 de Janeiro. Conversaram a respeito dos 200 anos do Grande Oriente do Brasil.

Os Irmãos Ernesto, Evandro e Tadeu, todos são natural de Pelotas e por ocasião  do registro fotográfico o mesmo foi feito pelo nosso Irmão Salau, que também é Pelotense, o laço que nos une não é somente restrito a Loja mãe Fraternidade 03 e sim de vários Irmãos e Amigos.  

Um pouco antes do inicio da pandemia do Covid 19, estivemos reunidos na abertura do ano maçônico de Pelotas e Capão do Leão, em 19 de fevereiro de 2020, ocasião que também se encontrava nosso Irmão Gregório D'Ávila (atual responsável pela paramaçônica Estrela do Oriente, junto a GLMERGS).

Aproveitamos para convidarem os Irmãos a conhecerem o ILERGS - Instituto de Lideranças Empresariais do Rio Grande do Sul, que tem como presidente o Irmão Ubirajara Terra e Diretor Secretario o valoroso Irmão Roberto Matte. Atualmente varias salas estão disponíveis para os irmãos realizarem suas reuniões, também para Coworking, além da cafeteria no térreo.


Histórico 
FONTE SITE DA Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. 
No dia 8 de janeiro de 1928 quatro lojas do sul do estado, reunidas em Bagé, decidiram acompanhar este movimento mundial de separação da maçonaria vermelha da maçonaria azul, criando a Grande Loja Simbólica do Rio Grande do Sul.
São estas lojas: A Loja "Rocha Negra" de São Gabriel, a Loja "Caridade Santanense" de Santana do Livramento, a Loja "Fraternidade" de Pelotas e a Loja "Amizade" de Bagé recebendo, através de sorteio, os números 1 a 4 respectivamente. Loja "Rocha Negra" Nº 1, Loja "Caridade Santanense" Nº 2, Loja "Fraternidade" Nº 3 e Loja "Amizade" Nº 4. A Loja "Amizade" Nº 4 permaneceu durante breve período ligada a Grande Loja recém fundada, retornando em seguida ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul no qual ainda hoje é obediente.
Líder deste movimento, a Loja "Fraternidade" Nº 3, teve um de seus obreiros escolhido para ser o primeiro Grão-Mestre, o Irmão Manoel Serafim Gomes de Freitas. Durante os primeiros anos, a Grande Loja teve como sede a cidade de Pelotas, onde sua estrutura foi organizada; de 1934 a 1936 a sede foi para Bagé; de 1936 à 1939 em Porto Alegre; quando retornou à Pelotas até 1942. A partir desse ano teve sua sede administrativa transferida para a capital gaúcha de forma definitiva....

Texto de Evandro Lecey.
Imagens da Internet e do Irmão Salau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário