Translate

terça-feira, 1 de maio de 2018

ARLS HERÁCLITO VICTÓRIA 3168 20 ANOS DE FUNDAÇÃO 1º/05/1998 - 1º/05/2018

ARLS HERÁCLITO VICTÓRIA 3168
 20 ANOS DE FUNDAÇÃO
1º/05/1998 - 1º/05/2018

9 ANOS DE REIMPLANTAÇÃO VITORIOSA.
(imagens da sessão do dia 25.04.2018, dia nacional do rito brasileiro,  ao centro o VM André Dalathéa,  ao lado esquerdo Ex Venerável mestre imediato Sandro da Cruz e ao lado direito o Poderoso irmão MÚcio Bonifácio Guimarães, ex presidente da SAFL)

No dia 1° de Maio de 1998, inicialmente trabalhando no Rito Adonhiramita no Or\ de Sapucaia do Sul, nascia a Loja Heráclito Victória N° 3168, nome esse dado em justa homenagem ao adjunto do Eminente Grão Mestre do GOB-RS no período de 1991/1994, homem este íntegro e correto, que veio a falecer anos depois, mas sua memória foi tornada imortal, dando nome a loja que veio à ter suas colunas reerguidas no Or\ de Caxias do Sul.
Após uma reunião no gabinete do Saudoso Grão Mestre Estadual do GOB-RS irmão Mario Juarez de Oliveira, juntamente com o seu secretariado,  o irmão Evandro Lecey, pede autorização para que seja iniciado um grupo de irmãos de Caxias do Sul. Após um caloroso debate foi autorizado e metade dos irmãos foram publicados na ARLS Campo dos Bugres 3977 e a outra metade na ARLS Vila Setembrina 4041. O saudoso Grão Mestre irmão Mario Juarez de Oliveira, autoriza o irmão Evandro Lecey a juntar um grupo de irmãos para que seja fundada a novel loja a qual irá iniciar estes irmãos e trabalhar em solo Caxiense. O irmão Evandro Lecey então  fecha o acordo de reativação de uma loja a qual seria visto os nomes disponíveis nos arquivos do GOBRS e após reunião com os irmãos que seriam iniciados foi optado pelo nome da loja Heráclito Victória.
 (imagens da sessão do dia 25.04.2018, dia nacional do rito brasileiro Irmão Evandro Lecey, ex presidente da PAELRS e irmão Eduardo Lecey, venerável mestre da ARLS Guardiões da Arca 4348, ambos reativadores da nossa loja.)

No dia 04 de Agosto de 2010, 8 IIr\ MM\ MM\ e  IIr\ do Oriente de Porto Alegre (IIr\ Eduardo Bandeira Lecey, Ernesto Luiz da S. Lecey, Evandro Bandeira Lecey, Fabio Gustavo Biz, Fernando Hecker Kappel, Flávio André Teixeira, Paulo Ricardo Da S. Cantarutti e Paulo Ricardo Silva de Souza), decidiram pela reativação da A\ R\ LS\ Heráclito Victória N° 3168. Para tal a loja trocou o Or\ para Caxias do Sul e adotou o Rito Brasileiro.

No dia 23 de Setembro de 2010 as 20:00Hs foi regularizada a A\ R\ LS\ Heráclito Victória N° 3168, sessão esta que aconteceu no Templo onde funciona a A\ R\ LS\ Arca da Aliança N° 2489. Autorizado a regularização conforme ATO 424/10, nomeando, presidente da comissão o Emin\ Ir\ Jorge Colombo Borges, 1° Vice Presidente o Ir\ Ernesto Lecey, 2° Vice Presidente Ir\Ivo Dickie Netto. O Ir\ Flavio Teixeira, então Eminente Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o RS, presidiu os trabalhos como V\ M\ Interino.

No dia 24/09/10 foi realizada a primeira iniciação da loja no Orde Porto Alegre e no dia 25/09/10 foi realizada a primeira sessão Magna de Iniciação no templo da Loja, no Or\ de Caxias do Sul.

No dia 06/04/2011 foi expedida a prancha N° 099 para o Soberano Grão Mestre do GOB IrMarcos José, convidando o mesmo para a sagração do templo da loja, a qual recebe a resposta através da prancha N° 042 do Gabinete do Grão Mestre Geral, confirmando a presença.

No dia 30.06.11 com a presença do Grão Mestre Geral do GOB foi sagrado o Templo José Bonifácio de Andrada e Silva, o Ato N° 10 constitui a comissão de sagração tendo como Presidente o Emin\ IrFlavio André Teixeira, 1° Vig\ o IrErnesto Luiz da Silva Lecey e 2° Vig\ o Pod\ Ir\ José Fernando Clementel Fraga, com a presença de 138 IIr\ de lojas de todo o estado e região. Teve ainda o descerramento da placa de sagração do templo em noite memorável. A partir dessa data, a A\ R\ LS\ Heráclito Victória N° 3168, recebeu até novembro de 2012, mais de 200 IIr\ visitantes de diversas cidades e estado do Brasil e de outros Países, e em retribuição, faria mais de 300 visitas nas mais diversas Lojas das potencias regulares e visitado todos os ritos praticados no Rio Grande do Sul.

No dia 08 de Outubro de 2011 foi realizada a maior sessão de elevação conjunta do Rito Brasileiro (AA\ RR\ LLSS\ Arca da Aliança N° 2489 e Heráclito Victória N° 3168). No total foram elevados 16 IIr\ ao grau de companheiro.Em novembro de 2011, o irmão Evandro Lecey, na qualidade de Grande Secretário de Administração, localiza uma pasta contendo uns paramentos e verifica ser estes do nosso irmão Heráclito Victória, paramentos que eram utilizados por ele na qualidade de Grão Mestre Estadual Adjunto do GOESUL, e realiza a entrega dos mesmos como doação para a loja, ao receberem a visita de um Ir\ da Loja Fernando Pessoa N° 001 do Or\ de Portugal, recebendo os paramentos de Mestre Instalado do famoso Ir\ Xico Trolha, inaugurando assim seu memorial maçônico.

No mês de Abril de 2012 foi realizada a Sessão Magna de Colação de grau de Mestre Maçom Conjunta das AA\ RRLLSS\ Heráclito Victória N° 3168, Arca da Aliança N° 2489, Vila Setembrina N° 4041 e Obreiros do Vale do Taquari N° 3167, sendo esta a maior sessão de exaltação já realizada no Rito Brasileiro. No total foram exaltados ao grau de M\ M\ 17 IIr\.

No mês de Maio de 2012, a loja constrói mais 70 metros quadrados para comportar o grande número de IIr\ da Loja e dos visitantes, passando a contar com mais de 200 metros quadrados de área construída, com templo, secretaria, átrio, câmaras, salão de banquetes e outros espaços de trabalho. Em resposta a essa inauguração, faz a seu segundo banquete ritualístico congregando todas as Lojas do GOBRS da Serra e IIr\ das potências regulares da Serra Gaúcha, passando a ser atividade tradicional e anual da Serra Gaúcha.

Em 2013 a A\ R\ L\ S\ Heráclito Victória N° 3168 passa a abrigar a G\ A\ L\ P\  José Moreira da Paixão Nº 573, corpo filosófico do Rito Adonhiramita que congrega IIr\ dos graus 4 ao 14, que ficou trabalhando em nosso templo até 2015. Ainda em 2013 no Banquete Solsticial de Verão conjunto das Lojas do Grande Oriente do Brasil da Serra Gaúcha, admite seu primeiro Membro Honorário, o Eminente Ir\ Delesson Pavão Orengo.
Em 2014, em pleno período de férias os IIr\ se reúnem e reformam todo o prédio e constroem a Abóboda Celeste para inaugurar os trabalhos de 2014. No decorrer do ano, os IIr\ da loja fundam o Departamento de Tradições Gaúchas (D.T.G.) Acácia Serrana que se faz presente na semana farroupilha, recebendo mais de 500 pessoas, entre Irmãos, autoridades civís, militares e maçônica. Consolida-se os trabalhos do Ilustre e Sublime Capítulo Rosa Cruz Visconde de Mauá Nº 77 com 15 Irmãos de Caxias do Sul trabalhando em nosso templo com IIr\ de outras cidades prevendo a fundação de seu Ilustre e Sublime Capítulo Rosa Cruz para a Serra Gaúcha.

Em 2015, em franca expansão e contante evolução, a A\ R\ L\ S\ Heráclito Victória N° 3168, abre seus trabalhos com a abóboda reformada e troca do mobiliário da Loja, tornando-se a única loja do Grande Oriente do Brasil do Rio Grande do Sul, que tem seu templo totalmente de acordo com o Ritual Oficial do Grande Oriente do Brasil no Rito Brasileiro. Ainda, passa abrigar em seu templo a A\ R\ L\ SFraternidade Templária Nº 4394, Loja Coirmã do Rito Adonhiramita, a qual trabalhou até 2018 em nossas dependências.

Ainda,  em 30 de outubro de 2015, a A\ R\ L\ S\ Heráclito Victória N° 3168, passa a ser e primeira Loja do Rito Brasileiro no País e primeira Loja do Grande Oriente do Brasil Rio Grande do Sul, a integrar o Conselho Econômico e Social da ONU.

No ano de 2016, a A\ R\ L\ S\ Heráclito Victória N° 3168 recebe da Vicar´s Oak Lodge (United Great Lodge of England) a MEDALHA COMEMORATIVA DOS 300 ANOS DA MAÇONARIA e ainda consagra seu estandarte em sessão de brilhantismo único!

No ano de 2017, começam as obras de ampliação da Loja, que passa a ter espaço para 170 pessoas no ágape, secretarias, salas de instrução e a Câmara do Meio " Eliphas Levy" para os trabalhos dos Mestres da Loja, ricamente adornada. Ainda, em 06 de Maio de 2017, se instala o Ilustre e Sublime Capítulo Rosa Cruz Lux Veritas Nº 98, corpo filosófico que abriga mais de 30 Irmãos de 3 lojas da Serra Gaúcha.


No dia 30 de Setembro de 2017, a A\ R\ L\ S\ Heráclito Victória N° 3168 e funda o Capítulo DeMolay Farrapos Nº 725 com vinte e cinco (25) Irmãos no Conselho Consultivo e valorosos sobrinhos como DeMolay´s ativos.

Hoje a loja conta com mais de sessenta IIr\ ativos e regulares e mantém viva a chama de seus primórdios, em honrar a memória do Ir\ Heráclito Victória, o homem maçom que se tornou o mito!

A A\ R\ L\ S\ Heráclito Victória N° 3168 funciona todas as Quartas-Feiras as 20:00Hs em seu templo na Rua Paulino Balbinotti, N° 385, bairro Forqueta no Or\ de Caxias do Sul.

(imagens da sessão do dia 25.04.2018, dia nacional do rito brasileiro)
Seja qual for seu rito, visite-nos e venha congraçar conosco e com o Rito Brasileiro !

VIDA LONGA A ARLS HERÁCLITO VICTÓRIA 3168!

TEXTO BASE RETIRADO DO SITE DA LOJA, ADAPTAÇÕES EVANDRO LECEY

2 comentários:

  1. Estes fiéis Irmãos, que a elesbforam impostas tantas dificuldade para ingressarem no Gobrs, souberam suportar e conquistaram seus lugares na serra gaúcha e posição de destaque no Rito Brasileiro.
    Parabéns muito merecidos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a está laboriosa e fraterna loja .E que a FÉ a ESPERANÇA e a CARIDADE estejam sempre presentes nas mentes de seus obreiros .

    ResponderExcluir