Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Sessão de Mesa da A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca - Solstício de verão


Nesta segunda feira dia 12 de dezembro, a A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348 realizou sua sessão de mesa em homenagem ao solstício de verão.

O salão de ágape foi devidamente ornamentado e preparado com muito afinco pelos Obreiros de nossa Oficina.

Tudo isto para realizarmos a nossa saudação a todos os maçons da terra e a renovação de mais um ciclo com aproximação do solstício de verão.

O Rito Brasileiro no R.'.S.'. realiza todos os anos as suas Lojas de Mesas, para mantermos a tradição maçônica dos banquetes solsticiais.

Aproximadamente 39 Irmãos participaram deste banquete preparado pela Loja, tivemos que limitar a 40 lugares devido a logística de nosso salão de ágape.

Com certeza tivemos muitas horas de trabalho para planejarmos os pequenos detalhes, mas fomos recompensados com uma bela sessão de mesa.

O Venerável Mestre Jairo Rosa, convidou para sentar ao seu lados os mestres instalados membros de nossa Loja, os Irmão Manoel Laquito, Fernando Kappel, Eduardo Lecey, Ernesto Lecey.

Além do Irmão Tito Carvalho duplo filiado em nossa Loja e atual Venerável Mestre da Loja Progresso da Humanidade nº 3166 praticante do Rito Brasileiro.


Esteve presente o mestre instalado do Rito Brasileiro, o nosso Irmão Márcio Barcelos da Loja Campos Elísios nº 3977.

Também teve assento entre os mestres instalados o Irmão Arthur Aveline da Loja Acácia Porto Alegrense nº 3612 o qual é Deputado Estadual e estava representando a nossa P.'.A.'.E.'.L.'..

Apesar do pouco espaço disponível para a nossa sessão, tivemos ainda os visitantes das Lojas Corpus Júris da M.'.R.'.G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'. o nosso Irmão Jeferson Oliveira e da Loja Arca da Aliança nº 2489 o Irmão José Alberto Kubiczewski, além dos já citados anteriormente.

As lojas do Rito Brasileiro já realizam a mais de 10 anos sessões de mesa, algumas destas sessões em conjuntos e outras individualmente, sempre com uma grande participação dos obreiros do Rito Brasileiro.

Os Irmãos Pablo Bernardo e Luiz Teixeira também participaram desta sessão, apesar da fratura de patela de um e o outro se recuperando de uma lesão de lombar.

O Mestre Instalado e Decano do Rito Brasileiro o nosso Irmão Ernesto Lecey, foi o responsável por falar do importante momento que o Rito Brasileiro no R.'.S.'. esta ultrapassando, com suas dez Lojas simbólicas, dois Capítulos Rosa Cruz, um Conselho Kadosch e um alto Colendo.. 

Falou de sua alegria de ver o crescimento do Rito Brasileiro no R.'.S.'. e principalmente do apoio que as Lojas do Rito Brasileiro, Campos Elísios nº 3977 e Guardiões da Arca nº 4348, na fundação da A.'.R.'.L.'.S.'. Mario Juarez a primogênita do rito R.'.E.'.R.'. no Rio Grande do Sul.

Tivemos um maravilhoso cardápio preparada pelo nossa chef de cozinha a dona Ana, iniciando com salada de batata com maionese e mix de salada verde. A seguir uma suculenta carne de tatu recheada com linguiças campeiras.

Na sequencia tivemos lombo Canadense e lasanha de queijo e presunto, tudo isto com os devidos acompanhamentos. E para encerrar a sobremesa final foi o tradicional Sagu de vinho, o qual deixa os Irmãos ainda mais alegres.  

O Venerável Mestre Jair Rosa ao final da sessão entregou os três mimos, aos nossos Irmãos Anderson Victor, Anselmo Lanzarini, ficando por último o nosso Irmão Tito Carvalho e recebendo nesta foto um dos mimos que o V.'.M.'. Jair Rosa entregou.



Antes de findar a sessão, como de praxe no Rito Brasileiro, foi realizado a saudação ao Pavilhão Nacional e o escolhido para ser o Porta Bandeira foi o nosso Irmão Marco Barcelos, o mais novo do Mestres do Rito Brasileiro.



Mesmo após findar a sessão os Irmão ficaram conversando e aproveitando para curtir um pouco mais, já que esta era a última sessão do ano de 2016.

Por fim desejamos a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, que venha logo 2017, pois já sabemos que teremos muito trabalho pela frente...


2016 foi um grande ano para o Rito Brasileiro no R.'.S.'.


Fotos de Eduardo Lecey, Anselmo Lanzarini, Nelson Damiani, Rodrigo Mirabeau e Rogério Verissimo.


Texto de Eduardo Lecey


Nenhum comentário:

Postar um comentário