Translate

domingo, 22 de abril de 2018

GRAN LOGIA SIMBÓLICA DEL PARAGUAY, DE MASONES ANTIGUO. A ARTE DE BEM RECEBER OS IRMÃOS.


GRAN LOGIA SIMBÓLICA DEL PARAGUAY,

DE MASONES ANTIGUO.
.
A ARTE DE BEM RECEBER OS IRMÃOS.


Na quinta-feira dia 19 de Abril de 2018, parte de Porto Alegre o irmão Evandro Lecey, com destino a Assunção no Paraguay, ocasião em que foi recepcionado no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, pelo irmão Miguel Palermo (Gran Secretário Adjunto – GLSPY). 


Visita esta a convite do nosso Eminente irmão Nestor Yamada Kawata (Delegado do  Grão Mestre para região norte), a qual foi programada para esta data tão especial que é a da eleição do novo Presidente da Republica do Paraguay. 


Na sexta-feira dia 20 uniram-se a comitiva Brasileira o Grande Patriarca Regente do Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil, Irmão Waldemar Chaves Coelho, acompanhado da cunhada Ivone e dos irmãos Luis Schwirch (delegado Liturgico do SCAB) e Ediberto Pereira da Silva, todos oriundos do estado do Pará.


Conforme programação ao meio dia no restaurante La Preferida, na sala vip,  tivemos um almoço fraterno ofertado pela Gran Logia Simbólica Del Paraguay,  com o Gran Maestro irmão Bengno Villasanti K,  Eminente irmão Nestor Kawata (Delegado Norte) e Miguel Palermo (Gran Secretário) e a comitiva Brasileira, juntamente com as cunhadas Violeta e Ivone. 


Após o almoço a comitiva Brasileira, visitou os templos  maçônicos históricos de Assunção em especial ao Templo  Palma, que a Gran Logia esta realizando uma reforma geral no mesmo e de revitalização das áreas, templo este de propriedade do Grande Oriente do Paraguay o qual é constituído pelas estruturas simbólicas e filosóficas (GLSPY y SCG33RE). 




Visitamos  os templos do Supremo Conselho Grado 33 del Rito Escoces, que esta sofrendo reformas nos seus templos bem como no prédio. 


Em seguida nos dirigimos a nova sede da Gran Logia, que  esta realizando obras do novo templo nobre o qual terá capacidade para 400 pessoas,  novo museu entre tantas obras que lá pudemos acompanhar. 



Na sala de reunião da GLSPY,  recebemos das mãos do Gran Maestro  documentos históricos ORIGINAIS de tratados da GLSPU, para com diversas potências Brasileiras,  em especial um relatório de antecedentes de Relacionamentos entre as potências do Rio Grande do Sul.


Nesta ocasião o Soberano Gran Comendador Hermano Jorge Anibal Goldenberg, agraciou os irmãos brasileiros com uma pequena lembrança para marcar nossa visitar.


Sábado a tarde visitamos os sobrinhos do Supremo Consejo de La Ordem demolay para El Paraguay, que nesta data estavam realizando diversas sessões, no complexo o qual  funcionam 6 templos. 

 

No sábado a noite,  no salão VIP do Restaurante LA ROCA, foi ofertado um jantar para a comitiva Brasileira ocasião em que o Grande Patriarca Regente irmão Waldemar, entregou os diplomas de recepção e reconhecimento dos Graus 33 dos irmãos Benigno Villasanti (Gran Maestro), Eduardo Dedoff S. (Vice Gran Maestro) y Nestor Kawata (Delegado região Norte PY), bem como recepção e reconhecimento do grau do irmão Miguel Palermo (Gran Secretário), todos recepcionados no Supremo Conselho Adonhiramita do Brasil.

 

O Sereníssimo Gran Maestro procedeu a leitura dos decretos que declarou  Hospedes Ilustre de La Gran Logia Simbólica Del Paraguay, os irmãos Ediberto da Silva, Evandro Lecey, Luis Schwirch e Waldemar Coelho, procedida a entrega do ato, diploma, comenda, pin e do livro com o titulo “DE ONDE VIEMOS?”.


Cumprida as formalidades de protocolares os irmãos e cunhadas saborearam um delicioso jantar.



Esta visita aos templos históricos da maçonaria Paraguaia, que  são os mais antigos existentes em solo Paraguaio, bem como poder manusear, documentos que contam a história da Gran Logia Simbólica Del Paraguay, foi uma grande aula de cultura maçônica, potencia esta fundada em 1871 e que jamais deixou de funcionar um só dia de lá para cá.


Recentemente a Gran Logia, firmou mais alguns tratados de reconhecimentos  com  três Grande Loja Americana, sendo elas Florida, Carolina do Sul e Kentucky  e teve aceito o seu pedido provisório de reconhecimento.


No ano de 2020 acontecerá em Assunção o Encontro Mundial dos Supremos Conselhos do Rito Escocês,  o qual será sediado pelo Supremo Consejo Del Grado 33  para La Republica Del Paraguay e que contará com o apoio da Gran Logia Simbólica Del Paraguay,  por isso o ritmo das obras de reformas estão acelerados.


Concluo meus irmãos, ratificando que os irmãos da Gran Logia Simbólica Del Paraguay, a antiga, são indiscutivelmente irmãos  PHD na arte do bem receber os irmãos visitantes.




Texto Evandro Lecey
Fotografias: Evandro Lecey, Miguel Palermo, Nestor Kawata,  Waldemar Coelho e Ediberto da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário