Translate

quarta-feira, 4 de abril de 2018

GRANDE PRIORADO DAS ORDENS UNIDAS - RELIGIOSAS, MILITARES E MAÇÔNICAS DO TEMPLO E DE SÃO JOÃO DE JERUSALÉM, PALESTINA, RODES E MALTA DO BRASIL.


Essa Ordem é dividida em dois graus, a saber o primeiro Grau  é o de Cavaleiro Templário e o  segundo Grau é o de de Cavaleiro de Malta, ambas sob a direção do Grande Priorado do Brasil no Grande Oriente do Brasil.

Esta cerimônia é realizada num Templo, que representa uma capela e para ter ingresso e ser instalado (armado), nessa Ordem é necessário ter sido exaltado, como Companheiro no Arco Real e professar a fé na Santíssima Trindade.

Entrando no âmbito histórico, há registro da união de sete acampamentos independentes em 1791, realizando-se o primeiro Conclave da ordem com a estrutura atual. 

Chamam-se Preceptórios as assembleias em que se reúnem os Cavaleiros Templários, sob a direção dos Preceptores. Já os Cavaleiros de Malta se reúnem em priorado, sob direção do Prior.

A Ordem dos Templários original foi fundada em 1118, por Hugo de Payens e mais oito cavaleiros, com o apoio do rei Balduíno II, de Jerusalém, após a Primeira Cruzada, com a finalidade de proteger os peregrinos que se dirigiam a Jerusalém, vítimas de ladrões em todo o percurso e, já na Terra Santa, dos ataques que os muçulmanos praticavam aos reinos cristãos fundados no Oriente.

A Ordem dos Cavaleiros Templários tem a seguinte estrutura e qualificação:
 Eminente Preceptor;
Capelão;
Primeiro Guardião;
Segundo Guardião;
Tesoureiro;
Escrivão;
Marechal;
Esmoler;
Principal Arauto;
Segundo Arauto;
Capitão da Guarda;
Primeiro Porta Estandarte;
Capitão da Guarda; e
Guarda.

Joia de Malta 

Para ter ingresso na Ordem Cavaleiros de Malta, o Mestre Maçom precisa ser exaltado a Companheiro no Arco Real e instalado Cavaleiro Templário.
 A Ordem original, na qual a maçônica se inspira, foi originalmente fundada em Jerusalém, durante a Primeira Cruzada, aproximadamente no ano de 1099, para auxiliar os peregrinos que se dirigiam à Terra Santa.

A cerimônia representa a passagem pelos graus de Cavaleiro de São João, incluindo o Passe Mediterrâneo, dividida em duas Câmaras: uma representando a Casa do Capítulo, ou Sala do Conselho do Priorado; e outra, representando a Casa da Guarda.
 O ritual é uma simbólica viagem que São Paulo fez de leste a oeste, ocasião em que os Irmãos serão instalados como Cavaleiros de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta, chegando posteriormente à Terra Prometida.


A Estrutura da Ordem de Malta é a seguinte:
 Eminete Prior;
Capitão Geral;
Tenete Geral;
Primeiro Tenente;
Segundo Tenente;
Capelão;
Marechal;
Marechal Adjunto;
Hospitaleiro;
Almirante;
Conservador;
Intendente;
Depositário;
Tesoureiro;
Chanceler;
Capitão da Guarda; e
Guarda.

Texto de Eduardo Lecey e pesquisa nos sites
 http://oplusultra.blogspot.com.br e https://www.google.com.br/ http://tresjanelas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário