Translate

terça-feira, 27 de setembro de 2022

SAGRADO O PRIMEIRO TEMPLO DO RITO BRASILEIRO DA CAPITAL GAÚCHA

Às 20 horas do dia 26 de setembro, o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Irmão Celito Cristofoli, bateu a porta do Templo Álvaro Palmeira, localizado no Centro Templário do GORGS no 5º andar, no Oriente de Porto Alegre, onde após anunciado procedeu a sua entrada e de sua comitiva para realizar a sagração do respectivo templo. 

Após cumprir todas as formalidades ritualísticas, a palavra foi concedida aos Irmãos e autoridades presentes, na coluna do Sul o Eminente Irmão Calobi (Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro Rio Grande do Sul - SCARB), falou da sua alegria em estar nesta data tão especial. 

Na coluna do Norte o Sereníssimo irmão Marcus Vinícius Bortolotto (Grão Mestre Adjunto do GORGS), falou que este foi um compromisso assumido pela Administração, mais um templo foi sagrado sendo esse do Rito Brasileiro, em cerimônia totalmente desenvolvida conforme a ritualística do rito.

No Oriente o Eminente Irmão Ernesto Lecey (Delegado da 1ª DLRBRS junto ao SCB), trouxe o abraço fraterno do Soberano Grande Primaz Irmão Nei Inocêncio dos Santos, lembrou que muito trabalho foi realizado em conjunto com os Irmãos praticantes do Rito Brasileiro do GORGS e do GOB-RS.

O Grande Regente do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro, Irmão Gilmar Bellotti de Souza, trouxe o abraço fraterno do Soberano Grande Primaz José Wanderley Barcelos, que por motivos de saúde não pode se fazer presente. Parabenizou todos pela belíssima obra, falou do quão bom é estar com os Irmãos dos dois Conclaves, reunidos e que esta é uma amizade de longa data. Aproveitou para parabenizar o Soberano Celito, que agora segue a caminhada simbólica  junto ao Rito Brasileiro e de certo irá seguir sua caminhada dos graus superiores também. 


O Eminente Irmão Evandro Lecey, Grande Representante do Grande Oriente do Brasil, junto a Grande Loja da Florida, neste ato representando o Soberano Grão Mestre Geral do GOB Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, conforme ato nº 38594, trouxe o abraço fraterno do Soberano Irmão Múcio ao Soberano Irmão Celito e a todos os Irmãos presente. Parabenizou os  Irmãos e lembrou do dia 6 de novembro de 2010, ocasião em que aconteceu o 1º Simpósio Gaúcho do Rito Brasileiro, ocasião em que os dois Conclaves estavam reunidos em solo gaúcho no Centro Templário do GORGS, e que muitos Irmãos ali presente lá estavam naquela data e são testemunha do trabalho desenvolvido ao longo destes anos.

O Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Irmão Celito Cristofoli, falou da sua alegria em estar hoje presidindo mais esta importante reunião,  comentou da sua alegria em estar hoje filiado em uma Loja do Rito Brasileiro, além da sua Loja do R.E.A.A.,  agradeceu a presença de todos em especial dos Irmãos Ernesto e Evandro Lecey, solicitando que fosse transmitido o fraterno abraço ao Soberano Múcio e ao Primaz Nei. Hoje estamos em festa por poder permitir que as nossas Lojas praticantes do Rito Brasileiro  pudessem passar a trabalhar em um templo  de acordo com o seu ritual. Recentemente fundamos uma Loja de pesquisa do Rito Adonhiramita e agora o Templo do Brasileiro. Agradeceu ao Irmão Álvaro e equipe por toda a sua dedicação nesta e em outras obras recente do GORGS.  

Ao término da reunião todos os presentes se deslocaram para o salão de festa do 7º andar ocasião em que puderam degustar uma belíssima Paella campeira a moda da casa, regada com muita conversa e total harmonia.
VIVA LAURO SODRÉ!

VIVA ÁLVARO PALMEIRA!

VIVA AOS IRMÃOS 

PRATICANTES DO RITO BRASILEIRO!

Texto e imagens de Evandro Lecey

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os praticantes do Rito Brasileiro.
    Tfa
    Ernesto

    ResponderExcluir