Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

SEJA UM ASSOCIADO DA FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL


A Fundação Maçônica Educacional - FME, entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, que presta Assistência Social, e que possui caráter Filosófico, Cultural, sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre, RS, registrada no 1º Tabelionato de Porto Alegre, RS, foi instituída pela Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul em 05 de abril de 1983, com o objetivo de propugnar pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino de 1º e 2º graus e do Ensino Técnico Profissional, 
 
Inspirada nos princípios da Maçonaria e tendo em vista a ordem jurídica vigente, a FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL – FME atua nas seguintes áreas:
 
• Educação, Cultura e Formação;
 
• Expansão;
 
• Relações com a Sociedade;
 
• Solidariedade.
            

MISSÃO:
A FME, entidade Educacional e Cultural Laica, Filantrópica e Beneficente, busca promover a Educação e Formação do Indivíduo, do Cidadão e da Família, em todos os níveis, no intuito da conquista do Progresso, Dignidade e Valorização dos Princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
 
VISÃO:
Ser uma Instituição Educacional de Referência, reconhecida pela sociedade por seus valores éticos, morais e educacionais no desempenho da sua missão, que promove ações educativas e sociais a fim de proporcionar condições para que as pessoas resgatem seus valores, sua autoestima e sejam agentes de transformação de suas vidas.
 
VALORES
Educação Laica; Cultura; Filantropia e Solidariedade; Liberdade, Igualdade e Fraternidade; Cidadania; Excelência; Integridade; Sustentabilidade; Transformação; Diversidade; e Criatividade.



Visite a página da FME em  https://www.fme.org.br/sobre-a-fme/


Publicado por Eduardo Lecey e imagens da FME

4 comentários:

  1. Mano boa tarde , fiquei com uma dúvida no título Maçons Antigos Livres e Aceitos, me parece que os Antigos já não fazem parte da ordem desde meados de 1720 com a fundação da UGLE, onde a partir deste momento temos os modernos e não mais antigos isto devido também as constituições e Landmarks, desta forma usar este termo é correto nos dias atuais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mano, o Supremo Conclave do Brasil chama o Rito Brasileiro de Maçons Livres Antigos e Aceitos. Lembrando ao Mano que ocorreu a união das duas grandes Lojas, ou seja, dos antigos e dos modernos. tornando-se GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA . Em 1813 por coincidência, dois nobres irmãos de sangue eram os Grão-Mestres das duas Potências adversárias: o Duque de Sussex da Grande Loja de Londres e o Duque de Kent, Grão-Mestre da Grande Loja de toda a Inglaterra. Assim, em 27 de Novembro daquele ano, foi assinado um tratado com 31 artigos sacralizando a união de ambas as Obediências. Não foi lavrada acta, para se salvaguardar o segredo maçónico e o Duque de Kent propôs que o seu irmão o Duque de Sussex fosse o primeiro Grão Mestre da nova Potência que passou a chamar-se Grande Loja Unida da Inglaterra, nome este que permanece até a presente data.
      Então nem MODERNO e nem ANTIGO, mas o Rito Brasileiro assim se chama, assim inúmeras outras potências e ritos pelo mundo

      Excluir
  2. Boa noite, obrigado pela elucidação da questão, realmente não sabia desta denominação pelo Supremo Conclave, realmente nem Antigo e nem Moderno é um fator que suscita dúvidas e por esta razão meu questionamento. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos pela leitura do Blog e pelo comentário meu Irmão. Complementando a conversa, olhe só este exemplo de potência, a qual é reconhecida pela Inglaterra e C.'.M.'.I.'., ela se chama a Grande Loja de AA ∴ LL ∴ e AA ∴ MM ∴ do Equador . https://www.gle.org.ec/ Um Fraterno Abraço!

      Excluir