Translate

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

A BREVE HISTÓRIA DO RITO BRASILEIRO.

A ARLS Pioneiros do Nordeste nº 86, realizou na noite de 04.08.2020 mais uma vídeo com a sala do zoom completamente lotada. O ilustre Venerável Mestre Irmão José Marcos deu as boas vindas aos Irmãos e passou a condução dos trabalhos para o Irmão Claudius Oscar e tendo o apoio do Irmão Gilmar Vecchi Secretário do Supremo Conclave.
Foi feita a apresentação do palestrante desta noite irmão José Wanderley Barcellos Garcia, Soberano Grande Primaz do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro, obreiro ativo da ARLS Labor e Civismo.
Após abordar os primórdios do rito, chegamos ao ano de 1914, quando oficialmente o Rito nasceu através do famoso Decreto 500 e em seguida chegamos na semente do Supremo Conclave.
Com a formação do Conclave dos Servidores da Ordem e da Pátria em 1941, 
Ponto interessante é a origem do Brasão do rito em 1941 e a explicação do mesmo.
Em 1968, aí sim, tivemos a nossa reimplantação vitoriosa, destacando que tivemos nesta ocasião dois Irmãos que labutaram muito Alvaro Palmeira e o incansável Irmão Octaviano de Menezes Bastos, sendo que os rituais do simbolismo os de Aprendiz e Companheiro foi escrito por Alvaro Palmeira e o do grau de Mestre por Octaviano Bastos. 
Alvaro Palmeira também tinha como amigo e labutou junto ao Supremo Conclave do Brasil o Irmão Lysis Brandão.
Chegamos ao ponto esperado por todos que era a fundação do Supremo Conclave Autônomo para  o Rito Brasileiro, que aconteceu em 1974, tendo como sede a cidade de Minas Gerais, em virtude da cisão ocorrida na maçonaria brasileira, Lysis Brandão reorganizou os Irmãos praticantes do Rito Brasileiro.
A união de 8 irmãos, quatro lojas simbólicas e dois capítulos e dois Grandes Conselhos,  foram a mola mestra da formação do Conclave.
Atualmente o Supremo Conclave Autônomo se faz presente em 14 Estados brasileiros, com 60 corpos filosóficos. 
Na COMAB existem mais de 200 lojas praticando o Rito Brasileiro.
Autoridades Maçônicas Presentes:
João Krainski 
Secretário da COMAB 
Gilmar Bellotti
Grande Regente do SCARB
Evandro Lecey
Membro Efetivo do SCB
Eduardo Pizzato
 GORGS
Ernesto Lecey
Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro - RS
José Barraneche Leães
GORGS
Eduardo Lecey
Delegado Patriarcal - RS - SUPRAB
Irineu Filho
Diretor de Entidades Paramaçônicas do GORGS
No uso da palavra o Irmão Claudius, saudou o Delegado Patriarcal do SUPRAB (Supremo Patriarcado do Rito Adonhiramita do Brasil) Irmão Eduardo Lecey (Delegacia Patriarcal do Rio Grande do Sul).
O Irmão João Krainski, secretário da COMAB e duas vezes ex presidente, ex Grão Mestre do Grande Oriente do Paraná, lembrou a todos que nesta noite a COMAB esta completando 47 anos de fundação.
O irmão Eduardo Pizzato, falou da nova Loja do Rito Brasileiro do GORGS "A Resistência", que consta com valorosos Irmãos no seu quadro. 
Para encerrar o Irmão José Wanderley, agradeceu a oportunidade e lembrou que o Rito Brasileiro esta sempre em constante evolução, que passada a pandemia teremos muito trabalho presencial pela frente porém o Supremo Conclave Autônomo, não esta medindo esforços para estar mais próximos aos Irmãos principalmente neste momento.
Texto e imagens Evandro Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário