Translate

sábado, 29 de agosto de 2020

O INICIO DA MAÇONARIA NO PARAGUAY.

Dando continuidade nas conferencias organizadas pela Grande Comissão de Docência da Centenária Grande Loja Simbólica do Paraguay, na noite de 28.08.2020 tivemos mais uma apresentação falando do inicio da maçonaria no Paraguai.

O Sereníssimo Grão Mestre Eduardo Dedoff Salcedo, deu as boas vindas aos irmãos presentes nesta noite, destacando a presença dos irmãos: Soberano Grande Comendador, Jorge Aníbal Goldenberg (Supremo Consejo del Grado 33 del Rito Escocês y Aceptado para la Republica del Paraguay - Fundado el 1 de junio de 1871),  Jorge Aladro, Past Grand Master (Grand Lodge F & A M of Florida) e Evandro Lecey, Deputado do MWGP da Ordem da Estrela do Oriente, para o Paraguay.

(A esquerda Soberano Comendador Goldenberg, ao centro Evandro Lecey, a direita GM Gamarra)

Destacamos  a  presença  do  Sapientíssimo  Irmão Luís Miguel Gamarra Ocampos, Vice Grão Mestre da Gran Logia Simbólica Del Paraguay.

O Irmão Alcides Adorno, presidente da comissão de docência, foi o coordenador  live, tendo como Co Host o irmão Oscar Armando Peris.

O palestrante desta noite foi o irmão Herib Caballero Campos e o tema abordado foi "LOGIA FÉ - EL INICIO DE LA MASONERIA EN PARAGUAY.

O conteúdo histórico apresentado pelo Irmão Herib, foi realmente fantástico, sendo que integrantes do Grande Oriente do Brasil "GOB" são fundadores da loja Fé em 1869, destacamos que no seu documento de fundação consta o timbre do GOB.

Apresentado o seu primeiro quadro administrativo.

Foi abordado as questões históricas desde a guerra da tríplice aliança, participação da ordem, como era Assunção na época.

Abordado a construção do primeiro templo   maçônico   na   cidade   de Assunção, e a loja Union Paraguaya.

Nosso Irmão Richard Segóvia, nos questionamentos fez uma consideração que por ocasião da fundação da primeira loja no Paraguay, constava que em Abril tinha sido aprovado que a loja adotaria o rito moderno, porém em maio a loja passou a trabalhar no rito escocês. Outra consideração era que nos registros constavam que a loja em sessão no dia XX aparecia a presença do irmão diácono, com isso reforçando que praticavam o REAA, tendo em vista que o Adonhiramita e Moderno não tem este cargo.

Com muita alegria registramos a presença dos Irmãos brasileiros: Roberto Viola (ARLS Fraternidade 3 - GLMERGS - Pelotas RS),

Neiton Priebe (GOB - PR), irmão do GOBPB o qual infelizmente não registrei o nome, Irmão Eduardo Lecey (GOB-RS - Delegado Patriarcal do SUPRAB no RS).

Parabéns a Centenária Gran Logia Simbólica del Paraguay, pela magnifica live, com conteúdo histórico tão rico, lembrando que todos estes documentos fazem parte do acervo do Museu da GLSP que fica localizado na Calle Luis A de Herrera, 1075, onde os irmãos poderão fazer uma viagem documental pela história da maçonaria do Paraguay.


UM POVO SEM HISTÓRIA É POVO SEM MEMÓRIA.

UM POVO SEM HISTÓRIA ESTA FADADO A COMETER, NO PRESENTE E NO FUTURO OS MESMOS ERROS DO PASSADO.


Texto e imagens Evandro Lecey

Nenhum comentário:

Postar um comentário