Translate

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

UM CAVALEIRO ROSA CRUZ, MIGUEL ANTÔNIO DIAS

Na terça feira dia 11 de agosto, o Presidente do Superior Conselho de Cultura o Sereníssimo Irmão César Roberto Daniel Dourado, Servidor da Ordem da Pátria e da Humanidade, grau 33 no Rito Brasileiro foi o palestrante da noite de estudos.

A palestra  foi sobre o Irmão Miguel Antônio Dias, um Cavaleiro Rosa Cruz e a sua influência sobre os pilares doutrinários do Rito Brasileiro. 

Na magnifica palestra que o nosso Sereníssimo Irmão César Dourado apresentou, ele começou contextualizando sobre o ambiente politico não só em Portugal, mas nos principais países Europeus.

O Irmão Miguel Antônio Dias, foi o autor de diversas obras maçônicas, demonstrando o enorme conhecimento sobre a Arte Real.

O Sereníssimo Irmão João Dias, membro efetivo do Supremo Conclave do Brasil e o Eminente Irmão César Santos da Monte Castelo,  foram os responsáveis por todo suporte técnico e organização desta palestra via aplicativo Google Meet.

Entre os inúmeros Irmãos que participaram desta live, podemos destacar o Eminente Irmão Fernando de Faria, membro emérito do Supremo Conclave do Brasil e um profundo conhecedor do Rito Brasileiro.

Podemos ainda destacar entre os presentes, o Eminente Irmão Alexandre Petri, Delegado Litúrgico da 2ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Estado de São Paulo.

Assim como, o Eminente Irmão Ernesto Lecey, Delegado da 1ª Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul.

Para abrilhantar ainda mais esta noite, contamos com a presença do Grande Regente do Supremo Conclave Autônomo Para o Rito Brasileiro, o Irmão Gilmar Bellotti de Souza.

Voltando a esplêndida palestra, podemos ressaltar a importância da influência de Bazot sobre o nosso Irmão Miguel Antônio Dias.

Assim como, o ambiente maçônico na França na primeira metade do século XIX.

Diversos livros e rituais foram apresentados nesta palestra, pelo nosso Sereníssimo Irmão palestrante César Dourado, que comentou, que por mais que ele tenha estudado sobre a vida do Irmão Miguel Antônio Dias, já constatou que  ainda existe muito a descobrir e conhecer sobre a vida, obra e caminhada dele na Ordem Maçônica.

Sobre a proposta que foi apresentada por este certo Cavaleiro Rosa Cruz, para um novo rito,  propôs para os graus simbólicos ou primeira classe, os estudos sobre Deus, Trabalho e o Gênio Humano.

Para o quarto e o quinto grau, foi proposto o estudo da Igualdade e da Fraternidade, no que ele considerou como segunda classe.

Para a terceira classe, foi proposto o sexto grau a Liberdade e para o sétimo  grau a União.

Foi uma noite de muito aprendizado para todos os participantes e não poderia ser menos, pois tendo como palestrante o nosso Sereníssimo Irmão César Dourado, um profundo conhecedor e pesquisador do Rito Brasileiro e um profícuo palestrante e com grande conhecimento da ritualística e liturgia do nosso Rito Brasileiro.

Imagens e texto de Eduardo Lecey.

7 comentários:

  1. O Rito Brasileiro, graças a ação de valorosos Irmãos, tem se mostrado pujante, vigoroso e cada vez mais importante no contexto geral dos ritos cultivados pela Sublime Ordem.

    ResponderExcluir
  2. Magnifica postagem. Palestrante com o quilate do Ir.'. Dourado só nos enche de orgulho de participar desse Exuberante Rito Brasileiro. Parabéns. Gilmar Bellotti Grande Regente do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma honra ter participado deste momento tão histórico e inovador. Obrigado meu Irmão Dourado por aceitar o convite e o desafio de realizar a live sobre o Tema MAD que ficará eternamente registrado na Internet. Parabéns ao Rito Brasileiro.
    Cesar Santos da Monte Castelo.

    ResponderExcluir