Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

A MAÇONARIA E OS RÓTULOS ANTIGOS DE CIGARROS


O Museu Rocco Felippe da Loja Maçônica Fraternidade Nº 3, do oriente de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, através do seu curador, o Irmão Márcio Carvalho, apresentou um excelente trabalho de pesquisa sobre antigos rótulos de cigarros e a maçonaria.

Acredita-se que as primeiras lavouras de tabaco cultivadas pelos colonos no Brasil surgiram da necessidade de garantir o consumo próprio. Logo, porém, muitos apareceram dispostos a comprar o excedente da produção.  

Assim surgiram as pequenas indústrias do cigarro, que prosperaram em várias localidades do Brasil no século XVII.   Em Pelotas além da manufatura de cigarros existia um grande comércio de fumo.

                                                         

A Fundação Joaquim Nabuco de Recife-Pernambuco, dentre seus acervos possui a coleção Brito Alves, coleção composta de 1.252 rótulos de cigarros na técnica litográfica. 

Foi iniciada pelo comerciante Vicente de Brito Alves e continuada pelo seu filho, o advogado pernambucano José de Brito Alves.

Em 1964 a coleção foi doada pela família ao então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Constitui-se em um raro e valioso patrimônio cultural e artístico, registrando fatos históricos, usos, costumes e aspectos da vida cultural da sociedade brasileira e particularmente da pernambucana, no final do século XIX até as primeiras décadas do século XX. 

Em meados de 2007 Fundação Joaquim Nabuco ampliou esse valioso acervo documental, adquirindo uma nova coleção de rótulos de cigarros ao colecionador Jarbas Bezerra Wanderley. 



São aproximadamente trezentos rótulos que também registram fatos históricos, usos, costumes e aspectos da sociedade brasileira na primeira metade do século 20.


Além de temas maçônicos a Coleção Brito Alves se caracteriza por outros temas como rótulos republicanos, sociedade, democrático, Jesuítas e Espanhóis etc. 


Apresentamos aqui uma pequena parte deste lindo trabalho realizado por este museu, através do seu curador e aproveitamos para parabenizar a Loja Fraternidade nº 3 pelo seu espetacular museu.

Visitem o site da Fundação Joaquim Nabuco, assim como, da Loja Fraternidade nº 3, nos links, www.fundaj.gov.br e www.fraternidade.org.br/museu/menu_pecas7.php ou ainda, diretamente na página do Facebook do museu  em https://www.facebook.com/museu.roccofelippe/

Imagens e texto compilados da peça de arquitetura citada a seguir:


8 comentários:

  1. Que interessante...não sabia desses rótulos....parabéns pela postagem. T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato meu Irmão, foi uma Bela pesquisa do nosso Irmão Marcio Carvalho.

      Excluir
  2. Acredito que a pesquisa feita engrandece não só a nossa irmandade como a história do nosso país

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, e veja que são diversos rotulos, com certeza também devemos ter em outros produto.

      Excluir
  3. Parabéns, resgatar a nossa história de forma tão singela T:.F:.A:.

    ResponderExcluir