Translate

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

OS FILHOS DO DESERTO - SHRINERS

Em 1933 os Irmãos Stan Laurel e Oliver Hardy, filmaram "Os filhos do deserto", aonde estes nossos Nobres Irmãos, ajudaram a divulgar ainda mais a Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine (A.A.O.N.M.S.) ("Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico"), popularmente conhecido como Shriners.

No vídeo acima,  a cena mais clássica deste filme, aonde os Nobres Irmãos cantam o hino da fraternidade.

Os Shriners é uma organização ligada à Maçonaria. É conhecida por manter hospitais para crianças (Shriners Hospitals for Children). Seus membros usam um fez vermelho.

Podemos afirmar que  é a mais antiga e maior ordem paramaçônica do mundo, foi fundada em 1870, com o foco em filantropia para crianças. Os Shriners atuam em 23 Hospitais em vários países, que promovem cirurgias e tratamentos gratuitos para doenças infantis tais como lábio leporino, queimaduras, politraumatizado e problemas na coluna ou ortopédico.

Todos os Shriners são Mestres Maçons mas nem todos os Mestres Maçons são Shriners. é uma frase que os Nobres Irmãos costumam dizer.   

Estão presentes também aqui no Brasil, na foto acima podemos destacar a presença dos Nobres Irmãos Irineu Filho, Ex Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay (SCODB), Poderoso Irmão Fernando Kappel, candidato ao Grão Mestrado Estadual no G.'.O.'.B.'.R.'.S.'. e o Mestre Instalado Carlos Athanasio, isto da direita para esquerda foto em primeiro plano.

Na foto acima, alem do Nobre Irmão Fernando Kappel, temos da esquerda para a direita os Nobres Irmãos Brendler e Evandro Lecey, acompanhados do candidato ao Grão Mestrado Adjunto do G.'.O.'.B.'.R.'.S.'. o nosso Irmão Ernesto Lecey.


Existem outros personagens que enaltecem a Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico, nos desenhos animados temos o Tio Stan no "Gravity Falls", o qual usa um enigmático Fez, chapéu usado pelos Nobres Irmãos Shriners.

Outro personagem é Fred Flintstones, que participou de diversas campanhas nas redes de televisão em prol dos Shriners. A entidade paramaçônica Shriners International, é uma fraternidade baseada em diversão, companheirismo e nos princípios maçônicos de amor fraterno, auxílio e verdade. 

Com cerca de 350.000 membros em 194 templos (divisões) nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, México, Filipinas, Porto Rico, República do Panamá e no Brasil.


Como o filme hoje já é de domínio público, deixamos para os leitores, o link com esta divertida comédia do Gordo e o Magro.

Edital de Iniciação de OLIVIER HARDY, "o Gordo" da dupla "o Gordo e o Magro", na Loja Solomon da Grande Loja da Flórida, Estados Unidos da América do Norte (USA).

Imagens de Eduardo Lecey, Shriners e de domínio público.

Texto de Eduardo Lecey.

5 comentários:

  1. Ao que eu saiba, Laurell não era ir.'., Hardy, sim. Inclusive na cadeia de união na foto, o magro se posiciona errado, mas não o gordo. Isso não desmerece em nada o teor do texto, é só um humilde aparte.

    ResponderExcluir
  2. Sabe-se que OLIVER HARDY (O Gordo) foi Iniciado na Maçonaria em 1913, aos 21 anos, na Loja Salomão nº 20, na Flórida, EUA. Era um maçom assíduo nas Loja e quando estava em Hollywood gravando, nas noites de folga, sempre procurava uma Loja para frequentar.

    STAN LAUREL (O Magro) Também é citado como Maçom em diversos sites, mas ainda, inexiste confirmação de data de Iniciação e Loja a qual pertenceu.

    Fonte: OS FILHOS DO DESERTO (Do Gordo e o Magro), de 1934.

    ResponderExcluir
  3. Muito ilustrativo devemos mesmo, divulgar o que é bom para a humanidade!.

    ResponderExcluir