Translate

sábado, 26 de janeiro de 2019

O TEMPO DA GLÓRIA E A CAVERNA DA INVEJA...

A abertura do ano maçônico na A.'.R.'.L.'.S.'. Campos Elísios nº 3977, no oriente do de Porto Alegre, federada ao Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul, ocorreu nesta sexta feira dia 25 de janeiro.

Como em toda abertura de um novo ciclo, esta também mereceu um tema específico, o deste ano foi escolhido pelo Venerável Mestre o Irmão Iran Jorge, o "Tempo de glória e a caverna da inveja", que é uma ópera-balé de Jean-Philippe Rameau com libreto de Voltaire. 


A sua primeira apresentação foi feita em uma versão de cinco atos, em 27 de novembro de 1745 no Grand Stable, Versailles, para celebrar a vitória Francesa na Batalha de Fontenoy.

No momento propício, após as apresentações das peças de arquiteturas já prevista, o Venerável Mestre, comentou o porque da escolha deste tema. 

O qual foi complementado pelo Irmão Ernesto Lecey, pois a apresentação musical, contou também com o uso de imagens projetadas na abóbada celeste do templo.

Foi consenso de todos Irmãos do quadro, que debateram previamente os dois temas apresentados, que os mesmos foram muito emblemáticos, pois o ano de 2019, com certeza será um ano de glória, não só para a Loja, como para o rito Brasileiro e principalmente para o Grande Oriente do Brasil - Rio Grande do Sul.

A eleição ao Grão Mestrado no Rio Grande do Sul aproxima se, e com certeza, assim como na ópera Jean-Philippe Rameau com libreto de Voltaire, é o momento de não permitirmos a entrada de mais pessoas na "Caverna da inveja" e sim transforma la em um templo da felicidade, assim como fez Trajano nesta ópera, pois chega de tempos obscuros em nossa vida.

Foi uma noite maravilhosa, tivemos uma excelente sessão de estudos, que contou com 27 Irmãos, em pleno mês de janeiro, com a presença dos Irmãos das AA.'.RR.'.LL.'.SS.'. Vila Setembrina nº 4041 e Guardiões da Arca nº 4348, ambas praticantes do Rito Brasileiro.

O nosso Venerável Deputado Estadual, Valdir Schittler, trouxe o Tríplice e Fraternal Abraço do Eminente Irmão André Bindé, Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa e dos obreiros da A.'.R.'.L.'.S.'. Fraternidade Canaã nº 3820, praticante do rito de York (Emulação).

Entre as belas surpresas desta noite, podemos ressaltar a homenagem aos Irmãos visitantes, que receberam alem do seu certificado de presença, das mãos do Irmão Orador Pedro,  uma linda Romã ofertada pela Loja, como lembrança que todos os Irmãos, estão unidos em prol do nosso Grande Oriente do Brasil. 

O Venerável Mestre o Irmão Iran Jorge, ressaltou a importância de iniciar o ano, tendo ao seu lado os Irmãos Fernando Kappel e Ernesto Lecey, pois renovava o seu apoio incondicional a chapa 3, pois a contagem regressiva já começou para o dia 16 de março.

Assim como já haviam realizado, os Veneráveis Mestres Urubatã Estivalet e Anselmo Lanzarini das Lojas Vila Setembrina e Guardiões da Arca em nome dos Obreiros de suas Oficinas. Tivemos também a presença de Irmãos das Lojas Luzes de Viamão nº 3833 do rito Adonhiramita e Aurora Farroupilha nº 3181 do R.'.E.'.A.'.A.'., ambas do nosso G.'.O.'.B.'..

Para o grande encerramento desta noite, todos os Irmãos foram convidados para o jantar fraterno ofertado pela Loja, aonde foi preparado um leitão a pururuca com arroz Biro Biro, saladas e figos caseiros, entre outros suculentos pratos, pois nesta Loja, também temos Irmãos de origem Judaica e Árabe, que pela sua filosofia de vida não permitem alguns itens em sua alimentação.

Imagens de Eduardo Lecey, Anselmo Lanzarini, Laércio Soares, Iran Jorge.

Texto de Eduardo Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário