Translate

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

2º CONGRESSO INTERNACIONAL RITO MODERNO & RITO FRANCÊS – PORTO 2019

Texto e imagens enviados diretamente de Portugal pelo Irmão Joaquim Vilalta

300 anos do rito da fundação. Uma Avaliação do seu valor
Datas: 21 – 22 -23 de junho de 2019
Local: PORTO (Portugal)
 
PROGRAMA ACADÊMICO DO CONGRESSO

Os contributos escritos enviados via sistemas de PDF/Word ou com uma proposta sobre o assunto para apresentar em outubro-novembro de 2018, ao Departamento Académico (via e-mail) e a entrega final do documento em março de 2019 (via e-mail).
 
A extensão do trabalho é limitada a 25 folhas (A4), cerca de 55.000 caracteres, com margens justificadas, escritos em MS Word ou programa semelhante, ou PDF. Estes devem ser acompanhados por um curto currículo e maçônico do orador.

 
Todos os documentos recebidos serão enviados a todos os participantes do Congresso uma vez decorrido o prazo de entrega. Assim, todos terão um conhecimento exato dos conteúdos a apresentar ou discutir.
 
A divulgação do documento não implica qualquer obrigação de leitura ou defesa, se a comunicação não for selecionada, embora poderá vir a ser publicada no livro final do Congresso.

 
Os temas a serem desenvolvidos nas comunicações serão o Rito Moderno / Rito Francês e suas múltiplas expressões, tendo em conta que o rito é a expressão do ritual Fundação do Rito Moderno (1717) e representa a experiência viva dos “Modernos”, sob o título: 300 anos do Rito da Fundação. Uma avaliação do seu valor.
 
As abordagens dos trabalhos podem ser as mais variadas, de diferentes escolas, de distintas visões, tendências e correntes, mas enquadradas no que representa o rito Moderno / Rito Francês no seu especto historiográfico ou estrutural.
 

Os participantes podem enviar artigos para cada um dos blocos (simbólicos, Ordens de Sabedoria, para cada subtema: histórico, atual e futuro.  A apresentação em congresso estará sempre dependente do tempo disponível.
 
O Congresso e os trabalhos de reflexão, serão baseados nos dois principais sistemas: SIMBÓLICA (1-3º) e ORDENS DE SABEDORIA (I-V Ordens).
 

Nas sessões de trabalho, tanto em graus simbólicos como nas Ordens de Sabedoria, poderão ser abordados uma variedade de temas que podem tratar de questões como ritual, a evolução orgânica da maçonaria moderna, o rito modero/francês e suas evoluções, etc. … podem ainda os artigos abordar:
 
Situação histórica
Perspetiva atual
Futuro


Como parte do congresso:
 
Haverá um relatório de abertura central para cada tema (Simbólico e Ordens de Sabedoria) que abrangerá todas os três subtemas, permitindo assim uma visão geral das comunicações
 

Após a recessão dos trabalhos será elaborado e fechado o calendário com as datas e horários das comunicações a apresentar durante o Congresso. Idealmente, todos os palestrantes terão pelo menos 10 a 15 minutos para a comunicação, e no final de cada painel ocorrerá uma discussão geral dos trabalhos apresentados.
 
Condição necessária para ser orador é ser membros da Maçonaria, iniciado numa Loja justa e perfeita e ligado a qualquer obediência ou potencia maçônica.
 
O tempo de cada comunicação ao Congresso será determinado pela organização.
 
 
Agenda Congresso

Sexta feira 21, 16 h.
Apresentação e abertura do Congresso
Apresentação dos diversos aspetos do Congresso pelos coordenadores das diferentes áreas: Anfitrião, Logística, Acadêmica: (B. Sousa, J. Villalta, V. Guerra)
 
Comunicações: (sexta feira 21 de junho)

Retrospetiva histórica e atual situação, vários trabalhos, a definir no momento, que irão expor o sentir e o trabalho em zonas como Europa, Latino-americana, luso-hispano, etc. (textos abertos, focalizados no trabalho do Rito Moderno/Rito Francês.
 
quadro histórico europeu
quadro histórico hispano-americano
quadro histórico Luso-hispano.

Sábado 22 de junho 2019. Manhã
Graus Simbólicos (1º -3º)
situação Histórica
perspetiva atual
futuro

Comunicações: 10 -15 minutos para cada trabalho enviado.
 
Debate geral por bloco e trabalhos apresentados
 
Sábado 22 de junho 2019. Tarde
Ordens de Sabedoria (I-V)
Situação Histórica
Perspetiva atual
futuro

Comunicações: 10 -15 minutos para cada trabalho enviado.
 
Debate geral por bloco e trabalhos apresentados

 
Domingo 23 de junho 2019 (manhã)
Encerramento do Congresso
Graus Simbólicos: Conclusões dos relatores
Ordens de Sabedoria: Conclusões dos relatores
Procedimentos protocolares e deliberações e declaração.

Maiores informações diretamente no site a seguir:

http://congressportormf2019.com/index.php/pt/inicio-pt/

Texto e imagens enviados diretamente de Portugal pelo Irmão Joaquim Vilalta

Nenhum comentário:

Postar um comentário