Translate

sexta-feira, 5 de julho de 2019

A LIBERDADE ILUMINANDO O MUNDO


A Liberdade Iluminando o mundo, este é o nome da famosa estátua da liberdade, localizada na ilha da Liberdade no porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ela é um dos grandes símbolos maçônicos no mundo, é uma síntese destes ideais foi construída por um Maçom e inaugurada numa cerimônia maçônica.


Podemos afirmar que com a vitória do Movimento Revolucionário de 1776, que deu origem à República dos Estados Unidos da América, foi também uma vitória da Maçonaria, pois os ideais maçônicos de Liberdade, Igualdade fraternidade foram os alicerces para a construção do novo país.
 

A declaração de Independência dos Estados Unidos, elaborada por Thomas Jefferson, é o melhor exemplo do pensamento Iluminista de Locke, Hobbes e que foram à base desta nova sociedade.


 

O historiador e Maçom francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a ideia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos para que, em 1875, a equipe do escultor Bartholdi começasse a trabalhar na estátua colossal.

Poucos têm conhecimento, mas a Estátua da Liberdade foi um presente maçônico do Governo Francês aos Estados Unidos, a estátua foi orquestrada por maçons franceses.


Frederic Auguste Bartholdi, o designer da Estátua da Liberdade, era, naturalmente, um maçom e se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la, e sua estrutura de aço e cobre batido a mão  foi construída por Gustave Eiffel, outro notável maçom.

Foi entregue as ferramentas de trabalho a cerca de 100 maçons Americanos trabalharam na construção do pedestal, onde o principal arquiteto era o Maçom Richard M. Hunt,  a pedra fundamental, foi então assentada conforme ritualística maçônica própria para estes eventos.

A estátua é de uma figura feminina vestida que representa Libertas, deusa romana, que carrega uma tocha e um tabula ansata sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776 e a seus pés uma corrente quebrada.

Além disto, podemos destacar símbolos Maçônicos no seu projeto, como por exemplo, a tocha, o livro na sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo.


Com lábios silenciosos “Dai-me os seus fatigados, os seus pobres,
As suas massas encurraladas ansiosas por respirar liberdade
O miserável refugo das suas costas apinhadas.
Mandai-me os sem abrigo, os arremessados pelas tempestades,
Pois eu ergo o meu farol junto ao portal dourado.”


O soneto de Emma Lazarus, poetisa judia americana intitulada “The New Colossus”, com o famoso verso, está inscrito no pedestal. 

Presidente Grover Cleveland

A estátua foi inaugurada em 28 de Outubro de 1886. O presidente Grover Cleveland presidiu à cerimônia em 28 de Outubro de 1886 e o Maçom Bispo Episcopal de New York fez a invocação. O Maçom Bartholdi retirou a bandeira francesa do resto da estátua. O principal orador da cerimônia foi o Maçom Chaucey M. Depew, senador dos Estados Unidos.
 

Após sua inauguração, a estátua da liberdade rapidamente se converteu em um ícone da cidade de Nova Iorque e até mesmo, de todos os Estados Unidos, sendo atualmente considerada como um símbolo nacional. A identidade dos norte-americanos com a estátua é tamanha que a população, carinhosamente, a apelidou de "Miss Liberty" (Senhorita Liberdade)
 

A cidade de Paris também possui monumentos semelhantes à Estátua da Liberdade, que foram utilizados como modelos para a construção da estátua doada aos Estados Unidos. O maior deles fica na extremidade da Île des Cygnes, na altura da Ponte de Grenelle e está voltada para oeste, em direção à estátua original em Nova Iorque.

A estátua foi administrada pelo Conselho de Faróis dos Estados Unidos até 1901 e, em seguida, pelo Departamento de Guerra; desde 1933 tem sido mantida pelo Serviço Nacional de Parques. O acesso do público ao terraço que cerca a tocha está barrado por razões de segurança desde 1916.

Em 05 de agosto de 1984, a Grande Loja de Nova York comemorou o Centenário da pedra fundamental com uma cerimônia adequada na Ilha da liberdade, com a participação de maçons e dignitários governamentais. Uma placa de bronze comemorativa do evento original foi afixada no pedestal.


Para nós do rito Brasileiro, o tema liberdade é abordado no grau 15, aonde tem como símbolo principal a estátua e a sua tocha.


Compilação de dados: Eduardo Lecey

Fontes de pesquisa:

https://folhadolitoral.com.br/maconaria/a-estatua-da-liberdade/#.XR-nGOij-Cj (Autor Irmão Yassim Taha).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1tua_da_Liberdade
https://www.freemason.pt/secmaconaria/historia/a-maconaria-e-a-estatua-da-liberdade/?sfns=mo#.XPpUj5xvYqk.facebook  (Autor Anônimo).
https://www.oprumodehiram.com.br/a-estatua-da-liberdade-e-da-maconaria/ (Autor Irmão Luciano Rodrigues).
http://blogoaprendiz.blogspot.com/2010/08/maconaria-e-estatua-da-liberdade.html (Autor Irmão Nelson Célio Diniz).
https://www.google.com imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário