Translate

domingo, 8 de setembro de 2019

ENTIDADES PARAMAÇÔNICAS, BERÇO DO CIVISMO E DO PATRIOTISMO

Com a passagem de mais um Dia da Independência, o nosso Sete de Setembro, podemos verificar o trabalho que as entidades paramaçônicas, fazem em prol do civismo e do patriotismo.Neste sábado durante o desfile do Sete de Setembro, foi possível constatar a presença de diversas entidades paramaçônicas existentes no Brasil e patrocinadas pelo Grande Oriente do Brasil, Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e Confederação Maçônica do Brasil.

A Ordem DeMolay invoca sete luzes que iluminam nossos caminhos conforme passamos pela estrada da vida, simboliza tudo que é bom e correto, e que juramos ser base para nossa vida. Sendo que a sétima virtude ou Luz é destinada ao Patriotismo, que é  o amor e respeito por sua pátria, seu povo, suas origens. É a busca de ser sempre um bom cidadão, respeitando as leis de seu Pais.

Escudeiros da Távola Redonda, tem com o objetivo de congregar crianças, do sexo masculino de idade entre 07 a 12 anos, com fins educacionais, e que se baseia na lenda da Távola Redonda do Rei Artur. Esta Ordem trabalha sob três princípios: verdade, representada pelo malhete; justiça, representada pela espada e; sabedoria, representada pelos livros escolares. O Escudeiro terá lições não somente sobre os princípios acima transcritos, mas também de civismo, clube de leitura, bons amigos, lazer, etc., o que certamente é tudo que uma criança gosta e precisa.

A Ordem da Filhas de Jó, visa o aperfeiçoamento do caráter, por meio do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras e baseia-se nas lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó. Ressalta a importância da lealdade para com a bandeira do seu país, do amor filial e do serviço à comunidade.   Podemos destacar a  lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais, família e lar, desenvolver a liderança e o patriotismo."Jobie to Bee" ou, como chamado no Brasil, "Clube das Abelhinhas" ou "Colmeia", é um programa das Filhas de Jó Internacional destinado às meninas elegíveis a nossa organização, mas que ainda não possuem a idade mínima para serem iniciadas como Filhas de Jó. O objetivo do clube é apresentar os valores das Filhas de Jó Internacional, integrando-as ao Bethel a fim de prepara-las para a iniciação.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização paramaçônica com o objetivo de gerar líderes, construção de caráter para jovens entre 11 a 20 anos de idade, seu objetivo é promover a comunicação efetiva, habilidades de liderança e principalmente servir à comunidade. A Ordem do Arco-Íris destaca sete virtudes (assim como os DeMolays), representadas por suas cores, estrategicamente colocadas em forma de um arco. Cada estação é representada por uma cor, e cada cor, ensina uma das sete lições do Arco-Íris: Anil: É a sexta estação e retrata o patriotismo, representa a importância do respeito as leis de seu país e sua bandeira. A ordem enfatiza a liderança efetiva, a participação ativa na Igreja de sua escolha, o patriotismo, a cooperação com seu semelhante, o amor ao lar; a lealdade à família e os serviços comunitários.

As Pledges uma organização para meninas de 7 a 11 anos de idade, que tem como finalidade o ensino de liderança, lealdade, fraternidade e também são ressaltados os valores familiares. Aos 11 anos as meninas Pledges estão prontas para ingressar na Ordem Internacional do Arco-Íris.

Ordem da Estrela do Oriente, tem como propósito através dos seus trabalhos ritualísticos, ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo. Um dos grandes propósitos das Estrelas do Oriente é dar suporte às Ordens paramaçônicas femininas juvenil, tais como Filhas de Jó, Garotas do Arco Iris entre outras, preparando-as para uma vida de liderança dentro dos valores de civismo e patriotismo.

Associação Paramaçônica Juvenil, a APJ, tem como objetivo primordial fazer com que a juventude desenvolva os valores do Patriotismo, Civismo e Fraternidade, assim como seus membros tenham uma visão mais ampla e crítica sobre a situação do País, haja vista que desta forma poderão trabalhar de maneira mais objetiva e clara na tentativa de solucionar os problemas da Nação.

A Fraternidade Feminina ou Clube das Acácias têm por objetivo, desenvolver trabalhos de natureza cultural, promovendo debates, encontros, seminários, conferências e outros eventos que valorizem a participação da mulher na comunidade social e outras atividades de caráter cultural, bem como cívicas e filantrópicas; A Fraternidade Feminina ou Clube das Acácias têm por princípios gerais a defesa dos deveres básicos de amor à família, fidelidade e devotamento à Pátria, cumprimento da lei e dedicação à comunidade.

E isto que não citamos os trabalhos das ordens Shriners, Anita Garibaldi, Filhas do Nilo, os nossos Irmãos do Moto Clube Bode dos Asfaltos, Escoteiros, Confraria Guardiões da Arca entre outras, que realizam excelentes trabalhos em prol da sociedade, através de ações filantrópicas, praticando a fraternidade, alem de cultuarem o civismo e o patriotismo.

Vamos apoiar as entidades paramaçônicas e desta forma desenvolver o civismo e o patriotismo entre crianças e  jovens, pois o futuro é este, através de entidades paramaçônicas. Só assim teremos no futuro não apenas excelentes membros da sociedade, mas estaremos iniciando a formar futuros Servidores da Ordem da Pátria e da Humanidade... 

 Imagens recebidas em diversos grupos de Whatsapp.

Texto de Eduardo Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário