Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

LOJA DE MESA - SOLSTÍCIO DE VERÃO

A Loja Guardiões da Arca nº 4348 praticante do Rito Brasileiro no Grande Oriente do Brasil, no oriente de Porto Alegre, tem como norma, realizar sempre duas sessões de mesa ao mínimo por ano.

Nesta segunda feira dia 17 de dezembro, foi a vez de comemorarmos o solstício de verão, com um sublime banquete ritualístico. 

Com isto, realizamos a última sessão da A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348 no ano de 2018, pois após o dia 20 de dezembro, o Grande Oriente do Brasil entra em recesso obrigatório, até o dia 21 de janeiro de 2019.

Nesta sessão de Mesa, tivemos o privilégio de recebermos os Irmãos visitantes das AA.'.RR.'.LL.'.S.'. Vila Setembrina nº 4041, Progresso da Humanidade nº 3166, Campos Elísios nº 3977 e Cyro Pizzato nº 510, todas praticantes do rito Brasileiro.

A Loja Cyro Pizzato, que pratica o Rito Brasileiro no G.'.O.'.R.'.G.'.S.'., se fez representar com o Venerável Mestre Irmão Marcelo Berwig e a A.'.R.'.L.'.S.'. Estrela do Sul nº 299, que pratica o R.'.E.'.A.'.A.'., com o seu deputado o Irmão Irineu Filho.


Os Irmãos praticantes do Rito Escocês Retificado das Lojas Mario Juarez de Oliveira nº 4547 e Jean Baptiste Willermoz nº 4597, estiveram presentes e em suas comitivas, salientamos a presença do Venerável Mestre César Albuquerque e do Poderoso Deputado Federal Márcio Barcelos.

Do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, tivemos a visita do Mestre Instalado Élson da A.'.R.'.L.'.S.'. Philantropia e Liberdade nº 230, praticante do Rito de York. 

Assim como a visita do nosso Irmão Leandro Ely, Mestre Maçom e de seu filho na vida profana,  Ricardo Ely Aprendiz Maçom da A.'.R.'.L.'.S.'. Luzes de Viamão nº 3833, praticante do Rito Adonhiramita no G.'.O.'.B.'..

E como de praxe, temos que ressaltar a visita do nosso Irmão Peregrino,  Marcelo Cunha, Mestre Maçom da Loja Atlântida nº 15, do oriente de Porto Alegre, praticante do R.'.E.'.A.'.A.'. na M.'.R.'.G.'.L.'.M.'.E.'.R.'.G.'.S.'..

O Venerável Mestre Irmão Anselmo Lanzarini, convidou para tomar assento no oriente os Mestres Instalados Eduardo Lecey, Fernando Kappel, Ernesto Lecey, Eurico Santos Deputado Estadual desta Oficina, entre outros Irmãos.


Os Irmãos Vigilantes, Carlos Eduardo e Luís Teixeira, tiveram muito trabalho nesta noite, pois suas colunas estavam repletas de Irmãos e sob suas tutelas estavam os Irmãos Aprendizes que auxiliaram no serviço de mesa.

O próximo banquete ritualístico da A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348, já foi anunciado pelo Venerável Mestre, para o dia 17 de junho de 2019, para comemorarmos o solstício de inverno.

Em seus quatros anos de fundação, esta foi a 8ª sessão de mesa de nossa jovem Oficina, seguindo sempre o que consta em nosso ritual do Rito Brasileiro, que alem dos dias festivos já prescritos pelo G.'.O.'.B.'. e do Supremo Conclave do Brasil, devemos reunir se em banquete maçônico em data mais próxima dos dias 24 de junho e 27 de de dezembro, para saudarmos São João batista e São João Evangelista.

Que venha de uma vez o ano de 2019! Já estamos aguardando os reinícios de nossos trabalhos, em 28 de janeiro de 2019, pontualmente as 20 horas.

Imagens de Eurico Santos e Eduardo Lecey.

Texto de Eduardo Lecey.

3 comentários:

  1. Me fez sentir falta do Sul e dessa turma maravilhosa. Parabéns mano e boas festas à todos.

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso e bem organizado o jantar. entre os 9 Aprendizes serviciais , contamos com um Arquiteto e outro Engenheiro ,
    Parabens a todos. TFa
    ernesto

    ResponderExcluir
  3. Ir. Marcos Vinicius embora distantes, sempre estarás entre nõs.
    TF.
    Ernesto

    ResponderExcluir