Translate

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

SEJA IMPECÁVEL COM A SUA PALAVRA, O PRIMEIRO COMPROMISSO DA CULTURA TOLTECA

 Os Toltecas foram um povo pré-colombiano, mesoamericano que dominaram grande parte do México central, entre os séculos X e XII. A antiga capital Tolteca revela pistas sobre as crenças e comportamento de seus habitantes. Na sua história, deixaram para trás um império notável que introduziu na América o calendário, a escrita e o trabalho em metal.

 E na herança cultural que nos deixaram, podemos ressaltar os "Quatro compromissos" da filosofia Tolteca: Neste post iremos ressaltar o primeiro compromisso: Seja impecável com sua palavra.

Para este povo era o compromisso mais importante, pois é através da palavra que expressamos nosso poder criativo, quer seja através da fala ou do pensamento. É o mais poderoso instrumento que possuímos, e tanto pode ser usado para nos libertar como para nos escravizar. 

O primeiro passo é ter consciência do poder da palavra. Se passarmos a sermos impecáveis com nossa palavra iremos, pouco a pouco, recriar nossa vida na direção do bem, do amor, da harmonia. E nos libertar do conflito.

O nosso Irmão Heron Cabral Lopes, que já encontra se no oriente eterno, enquanto Venerável Mestre na A.'.R.'.L.'.S.'. Guardiões da Arca nº 4348, costumava sempre dar de presente aos iniciados o livro os "Quatro compromissos".

Para ele, um Maçom não poderia ter múltipla personalidade, tipo Doutor Jekyll e Senhor Hyde do autor Robert Stevenson, tendo umas ações dentro do templo e outras fora.

Na maçonaria, quando um maçom se compromete com algo, ele o cumpre ou o faz por cumprir,  ou ainda da o máximo de si, porque é a sua palavra que fica em questão. 

Se não o fizer, a sua credibilidade perante os seus irmãos e porventura demais profanos, será posta em causa, correndo o sério risco de ficar descredibilizado, e assim não poder viver da forma honrada como assim o deve fazer. 

Assim como na cultura Tolteca ou na doutrina maçônica, quando ela é assumida, ela torna-se um compromisso para a vida do maçom. Tanto que a sua palavra deverá ser “eterna e imutável”. Logo será sempre um dever a ser cumprido!

Apesar do Escotismo ser uma entidade paramaçônica, Baden Powell, colocou como primeira lei para os escoteiros, que eles tem uma só palavra e sua honra vale mais que a sua própria vida, como poderemos notar na imagem a seguir.

Esse princípio explica que, enquanto a riqueza, títulos e fama podem facilmente ser retiradas de um homem, tudo o que ele realmente tem neste mundo é a sua palavra, a sua honra e a sua integridade. Estas são as chaves para uma grande vida e um grande homem. Sem elas, não se é nada, com elas é se tudo o que se precisa de ser.

Imagens de Eduardo Lecey e pesquisa no Google, texto de Eduardo Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário