Translate

domingo, 22 de dezembro de 2019

NATAL SOLIDÁRIO DA FUNDAÇÃO MAÇÔNICA EDUCACIONAL

A Fundação Maçônica Educacional, realizou no sábado dia 21 de  dezembro, data em que correu o Solstício de Verão de 2019, o seu Natal Solidário, realizado com a intenção de ajudar 150 de família Haitianas, residentes em Porto Alegre.

Click na imagem para escutar o vídeo

O nosso Irmão José Nivaldo Brum, Presidente da Fundação Maçônica Educacional, em seu discurso na abertura desta cerimônia, agradeceu aos parceiros deste evento, entre estes o Banco Sicredi, a Associação Ser e Ter,  assim como a participação de algumas Lojas Maçônicas, ainda destacou entre os colaboradores a Confraria Guardiões da Arca.

Já o Irmão Modesto Carro Loureiro, foi o responsável pela logística para que as 150 famílias Haitianas, recebessem uma generosa cesta básica e também  a doação de uma ave natalina, para as festas de final de ano, parceria esta que contou com a ajuda dos Supermercados Davi e da Confraria Guardiões da Arca entre outros.

A República do Haiti está localizada no Caribe, em uma ilha compartilhada com a República Dominicana, a qual está no lado oriental da ilha caribenha. 

A capital do Haiti é Porto Príncipe, e as outras cidades mais populosas são Cabo Haitiano, Gonaïves, Saint Marc, Les Cayes e Jacmel. Os idiomas oficiais do país são o Francês e o Crioulo (kreyol), sendo este falado por toda a população e língua francesa é somente para quem acessa ao sistema educacional.

Sobre a situação econômica do Haiti, a população enfrenta muitas dificuldades: 70% de taxa de desemprego; o país ocupa a posição 168 de 187 países no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 22; 74,8% de sua população vive abaixo do nível da pobreza; a expectativa de vida é de 63 anos, com isto entendemos a grave crise migratória que esta ocorrendo.

O Haiti passou pela colonização espanhola em 1492, que teve a população nativa dizimada e passou a receber escravos africanos. 

Em 1804, o país se tornou independente a partir da vitória dos haitianos sobre os franceses, que estavam no território desde o ano 1697. A independência haitiana ganhou bastante destaque, uma vez que foi a “única revolução vitoriosa de uma sociedade escravizada".

No Brasil, nós todos, um dia fomos imigrantes, por isto temos que auxiliar que escolhe o nosso País como o seu futuro. A Fundação Maçônica Educacional e seus parceiros estão trabalhando para a inserção na sociedade destes nossos Irmãos da vida.

Imagens de José Nivaldo e Modesto Loureiro.
Texto de Eduardo Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário