Translate

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

SERENÍSSIMO IRMÃO EVANDRO LECEY, O PRIMEIRO IRMÃO DO GOB RS NA MAGNA REITORIA DO SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL.

No dia 23.12.19 o nosso Sereníssimo Irmão Evandro Lecey, de acordo com o Ato 4709 de 20.12.19, foi investido como membro efetivo do Supremo Conclave do Brasil, passando a ser este o primeiro Irmão do Rio Grande do Sul, a ocupar este cargo, sendo o reconhecimento do trabalho realizado por todos os Irmãos praticantes do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul.

Nesta ocasião 23.12.2019 foi comemorado os 105 anos de fundação do Rito Brasileiro, conforme decreto 500 de 23.12.1914, assinado pelo Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão Lauro Nina Sodré e Silva, por isso todo ano o Supremo Conclave do Brasil, se reúne nesta data para comemorarmos o aniversário de fundação.

Nosso Irmão Evandro Lecey, foi investido nesta ocasião juntamente com o Sereníssimo Irmão João Dias.

Quando se iniciou a caminhada dos graus filosóficos do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, ligados ao Supremo Conclave do Brasil, no ano de 2009, não se imaginava o crescimento que teríamos ao longo destes 10 anos de muito trabalho, tristezas e alegrias.

Fundamos o primeiro Ilustre e Sublime Capitulo Rosa Cruz "Visconde de Mauá 77" no vale de Porto Alegre, Fundamos o primeiro Grande Conselho de  Kadosh Filosófico "Antônio de Souza Netto 144", importante lembrar também da fundação da nossa Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado do Rio Grande do Sul, que após fundada teve como primeiro Delegado nosso Irmão Flávio André Teixeira, Gº 33.

Além do Soberano Irmão NEI INOCÊNCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro e do Sereníssimo Irmão JULIANO COELHO BRAGA 33º, o Grande Regente do Rito, compareceram prestigiando ao magno evento os Sereníssimos Irmãos Membros Efetivos: ACÁCIO RAMOS DE ARAÚJO 33º, ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33, ÂNGELO TEIXEIRA MARTINS JUNIOR 33º, ANTONIO BENEDICTO FRANCISCHUINELLI 33º, CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33, CEZAR FELLINI LAZZAROTTO 33º, DANIEL JOSÉ PEREIRA 33º, ELIEZER FERNANDES TUNALA 33º e ENÉSIO DELGADO DE LUCAS 33º, EVANDRO BANDEIRA LECEY 33°, FIRMINO GUSTAVO GAMELEIRA 33°, GILBERTO PEREIRA MÁXIMO 33°, GELCY CLOVES DIAS 33°, GUILHERME CAVALCANTE DE ANDRADE NEVES 33, JAÚDE LUIZ VASCONCELOS CAVALCANTI 33°, JOÃO BATISTA DE SOUZA 33° e JOÃO DIAS 33°, JOSE GERALDO DA SILVA 33°, JOSÉ JOÃO MACHADO 33°, JOSÉ LUIZ BRANDÃO PAIVA 33°, JOSÉ TERUO MIZUNO 33°, MANSSUR ASSAFIM 33°, MARIO BORGES PEREIRA DE ALMEIDA 33°, PEDRO PAULO VIEIRA DE MENEZES 33°, UARA PEREIRA GOMES 33°, VINICIUS REZENDE MARINHO 33°.

Presentes ainda os Eminentes Irmãos Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro: Do Estado do Rio de Janeiro: SÉRGIO LOPES GOMES 33º, GUSTAVO FELIPE CARVALHO LIMA 33º, CÍCERO PAULINO DA SILVA NOGUEIRA 33º,  JORGE ROMEIRO 33º, MANOEL FERREIRA DE CASTRO 33º, PAULO SÉRGIO CARVALHO DE ATAÍDE 33º, VAGNER PEREIRA DA SILVA 33º, WOLDINEY DUARTE NEVES 33º; Do Estado do Mato Grosso do Sul – IVAN LOPES MAGALHÃES 33º; Do Estado do Amapá – EMANUEL JOSÉ PIMENTEL BENTES MONTEIRO SOUZA 33º; Do Estado do Rio Grande Do Sul – EVANDRO BANDEIRA  LECEY 33º Do Estado de Minas Gerais – JÚLIO CESAR DA COSTA 33º.

Nomeamos as presenças das seguintes Autoridades Maçônicas do Simbolismo: Eminente Irmão PEDRO BEZERRA DE MENEZES, Presidente da PAEL GOB-RJ; o Irmão WILSON CORREA, Grão Mestre da Grande Loja de Marca do Estado do Rio de Janeiro; os  Poderoso Irmão ANDRÉ LUIS ROSA DOS SANTOS.

Destacamos a presença do Capitulo Electa 01 da Ordem da Estrela do Oriente, ocasião em que os Irmãos que labutam junto a Estrela do Oriente, foram chamados para as devidas homenagens. O Capitulo recebeu a comenda dos 105 anos do SCB assim como a Digna Matriarca.

A Programação da Sessão Magna comemorativa constou da seguinte pauta: I – Sessão Magna de Posse de Membros Efetivos; II – Sessão Magna de Regularização nos Altos Graus do Rito Brasileiro do Grau 33 Investido no REAA; III – Sessão Magna de Investidura do Grau 33;IV – Sessão Magna Pública de Posse e Homenagens, ocorrendo primeiramente a Posse de Assessores do Primaz e Homenagens a Membros Beneméritos, Delegados Litúrgicos, Presidentes de Altos Corpos; V – Almoço Comemorativo no Restaurante MING HUE.

Por ocasião dos 100 anos de fundação do Rito Brasileiro, nosso Irmão Evandro Lecey, recebeu o diploma de "Implantador do Rito Brasileiro", pelos diversos serviços prestados na implantação tanto de lojas simbólicas como de filosóficas.

Salve Sereníssimo Irmão Evandro Lecey!

Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a história. 

 

Texto de Eduardo Lecey, fonte de consulta de informações diversas no site do Supremo Conclave do Brasil.

Imagens do site e do grupo do Supremo Conclave do Brasil e Rito Brasileiro recebidas via Whatsapp.

Um comentário:

  1. Sereníssimo Irmão Evandro Lecey, há muitas décadas vosso trabalho profícuo em prol do Rito Brasileiro e em favor da Ordem tem sido notável, com incansáveis viagens pelo Brasil e, especialmente, pelo Rio Grande do Sul, visando a multiplicação de Oficinas com adoção do consagrado Rito, fortalecendo os laços de união entre os integrantes da Maçonaria Universal. Merecido reconhecimento de vossos valores pessoais e do grande número de colaboradores de vossas missões. E ao transmitir os parabéns, faço votos de pleno sucesso nas vossas realizações ampliando sempre o fortalecimento dos ideais que abraçais com tanta dedicação, entusiasmo e sabedoria... TFA de seu sempre Irmão e devotado amigo.

    ResponderExcluir