Translate

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A MAÇONARIA MEXICANA DO SÉCULO XXI

Aconteceu na noite de 16.09.2020 o 2º Ciclo de Conferências da Gran Logia Simbolica del Paraguay, o Grande Secretário Irmão Miguel Palermo, recepcionou os irmãos.
Apresentado vídeo institucional mostrando os Ex presidentes do Paraguay que foram Irmãos da  Gran Logia Simbólica del Paraguai e Gran Oriente del Paraguay.
Em seguida tivemos o vídeo institucional do Templo da Rua Palma, que é considerado patrimônio histórico e cultural do Paraguay.
Este templo é o símbolo histórico mais importante da maçonaria do Paraguay.
O Sereníssimo Grão Mestre Irmão Eduardo Dedoff Salcedo, deu as boas vindas aos irmãos e autoridades maçônicas, nesta noite de 8 países, agradecendo de coração a presença de todos. 
Para concluir lembrou que o relacionamento da Grande Loja Simbólica do Paraguai com as Grandes Lojas Mexicanas se iniciou em 1913, parabenizou os Irmãos mexicanos presentes pelo dia do GRITO.
O palestrante desta noite foi o Respeitável irmão Ismael Gutiérrez Loera, Presidente da Confederação das Grandes Lojas Regulares dos Estados Unidos Mexicanos.
Feito apresentação da constituição da CGLREUM, desde a sua fundação até os dias atuais.
O presidente Ismael, falou que o conceito da CGLREUM desde 1934 determina a ação conjunta dos trabalhos.
Na estrutura administrativa da CGLREUM, tem um Irmão que é o responsável pela AJEF (que seria como os DeMolays, APJ), fruto da relação da maçonaria mexicana com a cubana.
Tomamos conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos presidentes do ano 2000 até 2020.
Tem direito a participar da  CGLREUM os Grão Mestres das 31  Grandes Lojas confederadas, os Ex Grão Mestres, sendo que direito a voto somente dos GM atuais, os demais tem direito a falar somente. 
A linha do tempo da CGLREUM podemos dizer que na fundação constavam 8  Grande Lojas, em 1934 já passaram a ser 16, no ano de 2000  já eram 30 e em 2020  são 31 representando todos os estados mexicanos. 
Na última reunião estiveram presente 122 Ex Grão Mestres, 31 Grão Mestres, 4 Ex presidentes da CGLREUM e os 7 que administram a confederação totalizando 164 irmãos na reunião. 
A Grande Loja Simbólica do Paraguay, tem tratados de amizade e reconhecimento com as 31 Grandes Lojas Mexicanas, sendo que duas aguardam somente o retorno das atividades presenciais.
Excelente a apresentação feita pelo presidente Ismael, ao término o mesmo respondeu varias perguntas.
Estiveram presentes nesta noite Irmãos de 8 países BOLIVIA, BRASIL, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, PANAMÁ, PERU, PARAGUAY, VENEZUELA E MÉXICO, mais de 300 maçons de 24 potências regulares constantes na lista de loja americana, além de 55 autoridades maçônicas, filosófica do SUPRAB  e  da Ordem da Estrela do Oriente.
O Sereníssimo Grão Mestre Irmão Eduardo Dedoff Salcedo, agradeceu a participação de todos os Irmãos e aproveitou para convidar os Irmãos para a 3ª Conferência que acontecerá no dia 23.08.2020.
Texto e imagens Evandro Lecey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário