Translate

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

HISTÓRIA DOS 50 ANOS DA GLMEES

Dando prosseguimento ao ciclo de palestras do programa Brasil no Prumo, a Ética na Prática - Maçonaria Presente, sendo uma iniciativa da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, tivemos na noite de 10.09.2020 o 16º encontro de estudos.

O Palestrante desta noite foi o Sereníssimo Grão Mestre o Irmão Walter Alves Noronha, que nos brindou com uma palestra com o tema "História dos 50 anos da G.'.L.'.M.'.E.'.E.'.S.'., passado, presente e futuro.

O inicio da fundação da G.'.L.'.M.'.E.'.E.'.S.'., podemos dizer que se deu em 01/09/1970 a qual obteve o resultado positivo pois em 07/11/1970 a Grande Loja do Rio de Janeiro, ampliou sua jurisdição abrangendo o estado do Espírito Santo.

Em 07/11/1970  foi declarada fundada a Grande Loja do Estado do Espírito Santo e na mesma noite já eleita a sua primeira administração. Tendo o seu primeiro reconhecimento sendo o da Grande Loja do Rio de Janeiro, atualmente a G.'.L.'.M.'.E.'.E.'.S.'., tem 204 Reconhecimentos.

O Sereníssimo Irmão Geraldo Macedo, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso e Presidente da 5ª Zona da CMI, parabenizou a G.'.L.'.M.'.E.'.E.'.S.'., pela bela história, aproveitou para lembrar que em 10/10/20 a G.'.L.'.M.'.E.'.T.'. estará completando 42 anos de fundação, também que estará concorrendo ao cargo de Secretário Geral da CMI. 

O Irmão Evandro Lecey, Deputado do MWGP da Ordem da Estrela do Oriente  para a região Centro Oeste do Brasil e Paraguay, parabenizou o seu duplo irmão Walter Noronha, pelos 50 anos da G.'.L.'.M.'.E.'.E.'.S.'., bem como da sua participação junto as entidades paramaçônicas em especial da Estrela do Oriente.

Aproveitou o momento para  agradecer o Grão Mestre Geraldo Macedo o apoio para fundação de capítulo da Estrela do Oriente no Mato Grosso, concluiu parabenizando as nossas Irmãs e Irmãos da OEO Presente e que por ocasião da instalação do Capítulo Ñanduti, em Assunção,  espera contar com a presença de todos.

Capítulos da Ordem da 

Estrela do Oriente presentes:


  • Grande Vitória 13
  • Digna Matriarca Márcia Sarack
  • Digno Patriarca Fábio Santos Moreira
  • Capítulo da Serra UD
  • Digna Matriarca Regina Marqueti
  • Digno Patriarca Orlando Marqueti
  • Ilha de Vitória UD
  • Digna Matriarca Verena Soares
  • Digno Patriarca Carlos Soares

Presente também o Sapientíssimo Vice Grão Mestre Irmão Luis Miguel Gamarra Ocampos, Centenária Gran Logia Simbólica Del Paraguay.

Parabéns Sereníssimo Irmão Walter Noronha, pelo belo trabalho histórico apresentado nesta noite.

Texto e imagens Evandro Lecey.


Nenhum comentário:

Postar um comentário